domingo, 28 de setembro de 2008

Parque da Cantareira - Núcleo do Engordador

Domingão para curar a ressaca, nada de Faustão e nem de sofá.
28/10/08

Essa trilha faz parte do programa www.trilhasdesaopaulo.sp.gov.br


Núcleo Engordador
Este foi o segundo núcleo do Parque Estadual da Cantareira aberto à visitação pública e às atividades de educação ambiental, em duas etapas de 1992 à 1995 quando foi fechado e mais tarde, em 1997 quando uma importante parceria entre o Instituo Florestal e Furnas Centrais Elétricas permitiu sua reabertura ao público. Possui portaria, bilheteria, sanitários, área de piquenique, centro de visitantes, audiovisual e, claro, as maravilhosas trilhas de interpretação da natureza.

O curioso nome Engordador, deve-se ao fato de ter existido no final do século XVII, uma fazen-da onde era realizada a "engorda" do gado que ali chegava. É por isso que depois da desapropriação para abastecimento de água a região ganhou o nome de Engordador.

O Núcleo Engordador é o resultado de uma compensação ambiental de Furnas Centrais Elétricas com o acompanhamento técnico do Instituto Florestal, por ocasião, em 1987, das obras de instalação de torres de transmissão de energia elétrica na área do Parque Estadual da Cantareira, ligando os trecho Guarulhos à Ibiúna.

Além do projeto baseado na minimização do impacto ambiental causado pelas instalações, Furnas Centrais Elétricas investiu recursos financeiros no Núcleo Pedra Grande e na estruturação completa do Núcleo Engordador, para o desenvolvimento de atividades de Educação Ambiental. Essas atividades e a visitação pública em geral iniciaram-se em 1992 e prosseguiram até 1995, quando o Núcleo foi fechado ao público, por deficiência no quadro de recursos humanos.

Soma-se a isso uma nova proposta de trabalho: a implantação do PROCEL (Programa Nacional de Combate ao Desperdício de Energia Elétrica ) junto às escolas, que traz à tona um aspecto importante de objetivos primordiais ¾ a necessidade e a responsabilidade do exercício consciente de nossa cida-dania, voltado ao respeito para com o meio ambiente, transmitindo a mensagem: "quanto menor o desperdício de energia, menor a necessidade de obras de grande impacto ambiental como a construção de hidrelétricas, linhas de transmissão de energia etc."

As trilhas existentes no Parque Estadual da Cantareira - Núcleo Engordador caracteizam-se principalmente por oferecer a oportunidade ao visitante de um contato direto com a Mata Atlântica, mesmo estando no município de São Paulo.


A trilha da Cachoeira possui aproximadamente 6,5 km, cujo percurso passa por algumas cachoeiras e cruza o Rio Engordador diversas vezes. Na sua parte mais alta encontra-se o antigo tanque de captação d'água da Sabesp.







A trilha do Macuco possui cerca de 700 m de percurso leve, passando por entre os canos que fa-ziam parte do antigo sistema de abastecimento de água. Acompanha riacho, permite visualizar solo hi-dromórfico e mata ciliar.

A trilha de Mountain Bike, com 1.400m de percurso variando de leve à ingreme, passando por espécies da mata Atlântica demonstrando ao final o contraste do ambiente natural com a Torre de Fur-nas necessária a transmissão de energia elétrica, seu objetivo educacional é justamente a reflexão soci-edade x natureza. É a única trilha para prática de ciclismo, todas as outras são para caminhadas.

Como Chegar:
Acesso pela Rodovia Fernão Dias, até o Km 79 sentido SP-BH, entrar na alça de acesso para a Av. Coronel Sezefredo Fagundes, n.º 19.100 - sentido Mairiporã. Próximo à Pedreira Itacema(DIB)
fonte: www.ideasbrasil.org/nucleo_engordador_cantareira.html

Ainda deu tempo de visitar a pedreira do DIB, aonde o pessoal costuma escalar ou descer de rapel





FOTOS: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10150514617689812.398092.576754811&type=1&l=f375daf89a

+ FOTOS: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10150513685144812.397928.576754811&type=1&l=7c9026cc8f

sábado, 27 de setembro de 2008

Parque da Cantareira - Núcleo da Pedra Grande

Sabadão em casa, decidi ir na Cantareira pegar meu passaporte do programa www.trilhasdesaopaulo.sp.gov.br

Tranquilidade total e pertinho da capital.


Este foi o primeiro núcleo do Parque Estadual da Cantareira aberto ao público em 1989, apresenta infra-estrutura de portaria, bilheteria, guarita, sanitários, audiovisual, anfiteatro, museu, áreas de piquenique e trilhas de interpretação da natureza, permitindo o desenvolvimento de atividades voltadas tanto para o público geral, como para o público escolar. Realiza agendamentos todos os semestres para escolas, agências de ecoturismo entre outros.

As trilhas existentes no Parque Estadual da Cantareira - Núcleo Pedra Grande caracterizam-se principalmente por oferecer a oportunidade ao visitante de um contato direto com a Mata Atlântica, mesmo estando apenas a 10 km da Praça da Sé, o coração geográfico de São Paulo.

A Trilha das Figueiras possui 1.200m de percurso variando de suave à íngreme, onde o visitante pode observar as árvores altas que deram o nome à trilha e possivelmente bugios alimentando-se de seus frutos, poderá ver também curiosos matacões (granitos) que sofrem o fenômeno denominado de esfoliação esferoidal, onde as rochas apresentam fendas.




A Trilha da Bica possui 1.500 m de percurso suave, circundando uma microbacia hidrográfica em que o visitante pode refrescar-se com a água da bica e observar, além de muitos pássaros, um bando de quatis que freqüenta a área.



A Trilha da Pedra Grande, possui o maior percurso, que é de 9.500 m. Trata-se de uma antiga estrada que teve seu asfalto preservado. O ponto alto da trilha é a Pedra Grande, um grande afloramento rochoso de granito, onde devido à sua posição geográfica, permite que a Cidade de São Paulo seja vista do Norte para o Sul. Em dias claros pode-se ver trechos da Serra do Mar além da cidade. Essa trilha também dá acesso ao Lago das Carpas, agradável área para prática de exercícios físicos e apreciação dos peixes existentes no lago.




Como Chegar:
Acesso pela marginal tietê até Av. Eng.º Caetano Alvares, (edifício do jornal "O Estado de São Paulo) seguindo pela av. Santa Ignês, av Luís Carlos Gentille de Laet , no cruzamento entrar a esquerda seguindo a rua do Horto até o nº 1799 - zona norte da capital paulista. Maiores informações pelo telefone 6231-8555 ramal 2154/2155
fonte: http://www.ideasbrasil.org/nucleo_pedra_grande_cantareira.html




FOTOS: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10150514543664812.398079.576754811&type=1&l=4feed080c3

domingo, 21 de setembro de 2008

São Francisco Xavier, Joanopolis e Monteiro Lobato-SP


Monteiro Lobato é uma pequena cidade, a 122km da Capital de SP e próxima a São José dos Campos.


É uma pacata cidade cheia de atrativos turísticos, bons restaurantes e muito verde. Fica na Serra da Mantiqueira.

Já passei um reveillon em um sítio próximo a cidade e também já fiquei hospedado no hotel no centro (não me recordo o nome).

É uma cidade muito bonita e tranquila.


Uma das atrações é o sítio do Cravinho é uma ótima dica para almoçar e passar o dia. Tem piscina, cachoeira, lago de pesca e outros atrativos.
Você paga uma taxa e está incluso, o café , o almoço e pode desfrutar de todos os atrativos durante o dia todo. Contato: www.sitiodocravinho.com.br/

Quando fui estava com uma chuva fraca e nublado, mas curtimos mesmo assim.







Uma boa opção para quem procura por uma cachoeira próxima à cidade de São Paulo, a Cachoeira dos Pretos está localizada nas montanhas da Serra da Mantiqueira, na cidade de Joanópolis (SP). Com grande volume de água, ela é uma queda d´agua que tem cerca de 154 metros. É nela que se encontra a nascente do Rio Piracicaba.


Cachoeira dos pretos
Tambem há um pequeno lago para as crianças se esbaldar.

E para quem quer curtir uma paisagem diferente, é possível subir no topo da cachoeira por uma estradinha de terra. A subida é bem íngrime e não tem muitos pontos com sombra. Lá em cima, você encontra outras cachoeiras menores. Mas todo cuidado é pouco no topo da cachoeira, pois muitos turistas já caíram de lá.

Não estava muito sol. Mas valeu o passeio. Depois segui para Monteiro Lobato-SP



Cachoeira do Pedro David


Cachoeira Pedro David
É uma cachoeira pública, com 15 metros de altura e várias quedas.

Fui em um dia nublado não estava muito cheia. Creio que dias de sol e finais de semana, o local fique bem movimentado, mas mesmo assim merece uma visita.

Estrada Municipal Pedro David ( 21 km ), 3 km além da Vila de São Francisco, sentido Joanópolis



FOTOS DA VIAGEM: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10150513943059812.397987.576754811&type=1&l=16e0c0a346

 Sítio Alvorada (www.sitioalvorada.com.br