domingo, 20 de setembro de 2009

Pico das Agulhas Negras



Um dos prazeres de chegar ao cume de um dos picos mais altos do Brasil é o privilégio de enxergar por cima das nuvens. Outro é ver, do alto, Itatiaia, Penedo e todo o vale do Paraíba. Acesso pela portaria da parte alta (por Engenheiro Passos), com 3h de subida e 2h de descida que exigem bom condicionamento físico. Só é possível subir com tempo seco, acompanhado de um guia credenciado pelo Ibama - a lista completa dos guias está no site www.ibama.gov.br/parna_itatiaia.

A trilha que nos leva até a base do Maciço das Agulhas Negras é sem dúvida uma das trilhas mais belas da Serra da Mantiqueira, cercada por diversos picos, lagos, e a paisagem típica dos campos de altitude.

Domingão de sol !!!! Que dia lindo para caminhar.
Acordamos bem cedo, alguns foram embora e outros foram encarar o Agulhas Negras.
Bela escolha, o tempo estava sensacional.

Seguimos novamente até o Abrigo Rebouças. A trilha até o Agulhas Negras é mais bonita que o da Prateleiras. o nivel é um pouquinho mais puxado até a base. Para subir, não tem um labirinto, mais enormes paredões que hora a gente subia por corda ou pelas pedras sem olhar para baixo. rs Preparem os braços, as pernas e as "poupanças".

Lá em cima a vista é sensacional, não se vê uma interferência humana, só um trechinho da estrada e a trilha para o prateleiras. O Vale sem palavras.

São 2.791m, belo jeito de subir na vida.

Obs: fotos do meu celular

Fotos desse dia: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10150520939809812.398903.576754811&type=1&l=11ead18d0a

4 comentários: