quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

PE do Ibitipoca - MG - parte I



Carnaval, nosso destino foi o PE do Ibitipoca em Conceição de Ibitipoca em MG, próximo a Lima Duarte e Juiz de Fora. + ou - 460km de Sampa.

"A Serra do Ibitipoca denominada, em tupi-guarani, como Serra da Ventania/Serra Fendida, recebeu, no século XIX o naturalista francês Auguste de Saint-Hilaire que descobriu e descreveu as espécies que ali encontrou, registrando em seus escritos “... vista dos belos campos que se apresentam hoje aos meus olhares, não pude deixar de sentir verdadeiro aperto no coração, pensando que logo os deixarei para sempre”.


Em 04 de julho de 1973, através da lei n.º 6126, é criado o Parque Estadual do Ibitipoca, com 1.488 ha, localizado a sudeste do Estado de Minas Gerais, nos municípios de Lima Duarte e Santa Rita do Ibitipoca, sob a responsabilidade do IEF.


Localizado na Serra do Ibitipoca, uma ramificação da Serra da Mantiqueira, o Parque Estadual do Ibitipoca é divisor das águas das bacias dos rios Grande e Paraíba do Sul e possui uma vegetação formada por mata atlântica, pelos campos rupestres com afloramentos rochosos e matas ciliares ao longo dos cursos d’água. Cactos, bromélias, orquídeas, samambaias e liquens são característicos da Serra do Ibitipoca. As candeias existem em abundância, quase sempre cobertas com um líquen esverdeado chamado barba-de-velho.


O Parque possui vários córregos e riachos que formam atrativos como piscinas naturais e cachoeiras. A correnteza forte chega a fazer escavações que formam passagens subterrâneas, como por exemplo, a Ponte de Pedra. As grutas de formação quarzítica integram a paisagem do Parque."


Site oficial: www.parquesdeminas.mg.gov.br/ibitipoca.html


Alugamos uma casa simples e o preço foi ótimo, 600 reais de sex a quarta.


Primeiro dia tiramos para descansar da viagem e conhecer a vila. No Segundo dia visitamos o PE IBitipoca, no terceiro dia fomos a Lima Duarte e no quarto voltamos ao PE Ibitipoca e voltamos a sampa.


+ Fotos: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10150523105444812.399208.576754811&type=1&l=28e3a4c254



RELATO COMPLETO DA VIAGEM:

6 comentários: