quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

PE do Ibitipoca - MG - parte II


Segundo dia visitando a região do PE do Ibitipoca.

Primeiro dia de trilhas dentro do Parque.
É bom chegar cedo, pois as 8h da manhã a fila já é longa e demora um pouco para entrar.

Visitamos o centro de informações turísticas do parque, depois fomos na lanchonete, tomamos nossa cervejinha e optamos por fazer o circuito do Pião e também o das Águas. Foi uma pernada, mas mesmo assim deu para aproveitar.

Circuito do Pião:
(Ida e volta = 10Km aproximados)
Esta trilha, de extensão intermediária em relação ao dois outros circuitos, dá acesso ao segundo ponto mais alto do Parque, o Pico do Pião, com 1722 metros de altitude. A caminhada percorre áreas de campo rupestre e de mata, permite à visitação a grutas e às ruínas da antiga Capela Senhor Bom Jesus da Serra. Existem trechos bem íngremes, em sua maior parte sobre o quartzito.
(texto retirado do folheto do Parque Estadual do Ibitipoca - IEF-MG)
ATRAÇÕES: Gruta do Monjolinho; Gruta do Pião; Gruta dos Viajantes; Pico do Pião; Ruínas da Capela.




CIRCUITO DAS ÁGUAS
(Ida e volta = 5Km aproximados)
Este é um circuito muito popular, por ser relativamente curto e reunir vários tipos de atrativos do Parque: grutas, poços, cachoeiras, praias e formações rochosas surpreendentes. A vegetação é densa e diversificada e, com alguma sorte, é possível observar vários exemplares da fauna: tucanos, andorinhões, iraras e outros. (texto retirado do folheto do Parque Estadual do Ibitipoca - IEF-MG)
ATRAÇÕES: - Lago dos Espelhos; Ducha; Lago Negro; Prainha das Elfas; Prainha; Gruta dos Gnomos; Lago das Miragens; Ponte de Pedra; Cachoeira dos Macacos; Rio do Salto; Gruta dos Coelhos.

Ponte de Pedra:

Cachoeira do Macaco:



+ fotos desse dia: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10150523145454812.399210.576754811&type=1&l=d9d3a7671e

RELATO COMPLETO DA VIAGEM:





2 comentários: