Mostrando postagens com marcador arequipa. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador arequipa. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Rafting no Rio Chili e Arequipa

Peru e Bolivia, I´m back !

Depois de exatamente 1 ano, retorno as terras Andinas, agora para fazer o que deixei para trás no ano passado e refazer alguns passeios que gostei.

O Valle del Coca e Arequipa são um deles, ano passado fui só no passeio de um dia e gostei. Agora queria ir adentro do Valle e realmente tambem é sensacional.

Minha viagem começou em Santa Cruz na Bolívia, de lá peguei um avião para La Paz, me encontrei com o Anderson e o Junior. O Sandro perdeu o avião e acabamos ficando um dia a mais em La Paz fazendo compras.

Pegamos um bus em La Paz (Romeliza) às 8:30. Foram 13h de viagem bem cansativos (normalmente é em 12h). Levem lanches, travesseiros e um mp3.

Chegamos em Arequipa as 21h, fomos no hotel que fiquei hospedado o ano passado, que mudou de nome (era Aqp). Não deu certo, estava lotado devido a um congresso de mineradores. Muitos hostels estavam na mesma condição. O cara da recepção deu uma ajuda e conseguimos o Hostel El Condor (Calle San Juan de Dios, 525 - elcondor.3@hotmail.com) a 4 quadras da plaza de armas.




Hostel limpinho, preço em conta (40 soles apto duplo). Só o lugar que é um pouco sem segurança. Só tomar cuidado. Resolvemos ficar la por essa noite e acabou que ficamos todos os dias.

Na manhã seguinte fomos andar por agências, eu tinha gps, mas para o Colca não tínhamos barracas, fogareiros e etc. Iria ficar corrido fazer sem uma agencia e nos atrasar para encontrar o pessoal em Cusco nos dias seguintes. Na Calle Jerusalem existem várias. Resolvemos fazer uma sim e outra não e por sorte encontramos na segunda agencia muita atenção e credibilidade.




Fomos na www.origenestour.com , como o dia estava praticamente perdido, vimos um fôlder de um Rafting, perguntamos se era possível para aquele dia e recebemos um positivo. Pronto ! Fechamos tudo com eles:

Rafting no Rio Chili: 75 soles por pessoa
Vale del Coca 2d e 1N: 120 soles por pessoa
El Misti 2d e 1n: 165 soles por pessoa

Corremos para o hostel para se preparar para o Rafting. No horário combinado a van pegou a gente e fomos até uma base nos trocar e pegar o bote.

De lá seguimos para a Gruta de la Virgem Chapi, recebemos um treinamento e no mesmo local encontrei um grupo de escaladores. Falei rapidamente com eles, ali naquela gruta tem várias vias. o grupo chama Vertigo 6000 (Facebook) e são amigos, não são uma agência. Quem curte escalar, fica a dica.

Todos prontos e la vamos nós descer o rio chili. O rafting são 6km dentro do rio, com nível 2, 3 e 4. O Anderson foi o único que tomou um tchibum... rsrs




Depois o Sandro levou uma remada e o Anderson, novamente levou mais uma remada. rsss

Deu vontade de se jogar naquelas águas, mas... muito frio. O final é no distrito de Chilina, lugar muito bonito que vale a pena ir para tirar fotos. Pena que não deu tempo de voltarmos.

Passeio altamente recomendado.




Deixamos agendados o passeio para o Vale Del Coca no dia seguinte. Saída as 3am

FOTOS DE AREQUIPA: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10150579985839812.406901.576754811&type=1&l=b182771fd8

FOTOS DO RAFTING: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10150579414134812.406802.576754811&type=1&l=c482211e76


Vulcão El Misti - Arequipa - PE

"Dizem que somos loucos Por pensar assim
Se somos muitos loucos
Por sermos felizes
Mas louco é quem me diz
E não é feliz"

Parafraseando os Mutantes, foram o que acharam de nós, logo após terminar o Vale Del Coca, ir dormir às 23h e acordar 8 da manhã para ir fazer o El Misti, vulcão de 5.800m.

Bom, assim que chegamos do Vale del Coca, passamos na agência confirmar o El Misti e fomos para o Hostel El Condor, tomamos uma ducha e encontramos com o Roy no Restaurante mexicano. De lá, voltamos tarde para o hostel para arrumar as mochilas e dormir para fazer o El Misti

Dia seguinte, a van atrasou mais de uma hora, confundiram nosso hostel. De lá fomos para a empresa que organiza o passeio (diferente da que contratamos). Fizemos um check list, lá vai saco de dormir, barraca, panelinhas para nossas mochilas pesadas (com água).

Rapidamente voltamos para o jipe e seguimos até o parque aonde se encontra o El Misti.

Dessa vez fomos: Anderson, Sandro e eu. Junior ficou bem cansado do Vale Del coca.




Depois de uma hora, chegamos no pé do El Misti, por volta dos 3500m. Nosso acampamento era no 4.600m.

A subida com sol forte é bem puxada. Fora os insetos gigantes que fazem muito barulho com rasantes e segundo o guia, a picada é dolorida.




Começamos por volta das 11h, paramos algumas vezes e a parada maior foi em um mirante. Nem da para acreditar que subimos tudo aquilo. O grupo subiram todos no mesmo ritmo. Conhecemos 3 Gauchos.




Chegamos no acampamento  (4600m) por volta das 15/16h. Sol estava rachando, mas assim que o sol se escondia, o frio e o vento vinham com tudo.




Foi o tempo de armar as barracas, tomar uma sopa e capotar nas barracas. Claro que ainda deu tempo de curtir um pouco do por do sol



 A meia noite estávamos de pé para começar o ataque ao cume.

Do acampamento até o cume são mais 8 horas. Nem parece visualmente, mas depois que voce começa a caminhar com aquele frio e falta de ar, voce entende.

A noite só via as lanternas e as luzes de Arequipa lá embaixo. Os gauchos desistiram logo na primeira subida, um deles estava passando mal com a falta de ar.




Era umas 4h da manhã e eu comecei a passar muito frio. 

Voltando do Vale Del Coca, roubaram meu anorak do lado de fora da mochila sem que eu percebesse, alias percebi só na hora de arrumar a mochila as 23h. Achei que um poncho e um fleece bem grosso resolveria. Que nada. Por volta dos 5.100m, meus dedos dos pés e mãos simplesmente congelaram, ficaram duros e meu raciocínio bem lento. O Anderson ainda tentou me ajudar dando outro fleece, mas o corpo não estava esquentando. Resolvi deixar o grupo ir mais rápido e retornar. Eram 5h da manha, o dia já estava quase clareando.




A descida é outra coisa muito louca. Você não volta pela trilha, você caminha mais para a esquerda aonde tem um precipício de cinzas. Imagina uma duna de 5.800m.

Estava morrendo de frio, mas 2 minutinhos descendo pulando e correndo aquelas cinzas, melhorei instantaneamente. Voce pula, cai 1.5m para baixo, não cai e assim vai, quase rolando cinzas abaixo. Muito legal.

Voltei no acampamento o sol já estava alto. Deitei e esperei o Sandro e o Anderson.

Eles demoraram mais umas 4h para chegar. deu tempo de desmontar as barracas e apreciar aquela vista sensacional.

O sol na montanha é bem forte, mesmo com o vento frio, ele vem que vem...

Assim que o Sandro e o Anderson chegaram, não ficamos nem meia hora, como já estava tudo arrumando, seguimos para a base do El Misti. A descida é bem rápida comparando com a subida (A subida primeiro dia: 4h + 8h do segundo dia) a descida é em 2/3h, voce vem se jogando pelas cinzas em boa parte da trilha.

Determinado momento você tem que parar para tirar os 2kg de cinzas em cada bota.

Chegamos bem rápido na van. Ainda tivemos que esperar a van no meio dos mosquitos gigantes.

Se jogamos direto para o hostel el condor. todo mundo moído de cansaço, sono e hambre (fome).

Uma coisa todos concordaram, nunca fazer Vale del coca + el misti sem descansar.

Comemos num restaurante local: El Gavillan, muita comida e barato.

Tiramos mais algumas fotos de Arequipa, e a noite seguimos para Cusco. Eu tinha achado que me daria bem com o Junior, compramos os bancos na parte inferior do Bus, que reclinam mais, só que esqueci um detalhe, sentei debaixo da tv e com minhas pernas pequenas que todos que abriam a porta, relavam nas minhas pernas. Sono #fail. :(

Cusco fica para outro relato ! Lá encontramos com a Vivi, Fábio e o Willian.


FOTOS: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10150579957784812.406893.576754811&type=1&l=464e7cf065

Dicas:
* Levar 4l de agua
* Repelente
* Chocolates e snacks para trilha
* Use duas meias grossas
* Anorak ou corta vento é essencial
* Mochila pequena ou polchete para o ataque ao cume

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Arequipa - Peru



"Arequipa Arequipa Arequipa "

Todo mundo que viaja para o Peru ouve essa frase nas rodoviarias.

Chegamos em Arequipa no entardecer. Não sei porque, mas li poucos comentários sobre essa cidade. Acho que por isso que nos surpreendeu. A Plaza central é fantástica. Nos dividimos, achamos um hotel 3 estrelas (Hotel Sol Aqp) na Calle Jerusalem, 201 - www.sol-aqp.com Pagamos 35 por um quarto duplo com desayuno.


Tem uma lavanderia em frente (3soles o kg) e uma agencia ao lado. Levamos o o valor do passeio ao vale del coca dessa agência para a indicada pelo hotel e eles cobriram o preço.


O Vale del Coca, pegamos o passeio de um dia, mas recomendo muito o de 3 dias. Pagamos 70 + 35 da entrada. Conhecemos o mirador do condor, Chivay, Comaconde, Termas pagava 10 soles, mas não entrei, no local tambem tinha uma tirolesa por 35 soles.


A primeira noite jantamos ali num restaurante de frente para a praça com direito a som ao vivo. Fomos dormir cedo pois as 3 da manhã do dia seguinte a van iria nos buscar no hotel.


O passeio do vale del coca é um pouco cansativo para um dia, pois demora bastante para chegar. Primeira parada é para tomar café no povoado de Chivay. A segunda é no mirante del condor. Aqui estava lotado. Muita gente e nada de condor. Saímos sem ver nada, fomos deixar um pessoal que iria fazer o passeio de 3 dias. Na volta paramos novamente no mirante e não tinha mais que 15 pessoas e adivinha: o Condor estava se exibindo no céu. O bicho é grande mesmo. OBS: Um outro guia de Cusco me disse que ali eles deixam comida (animais já mortos) para o condor, por isso sempre tem um ou outro. Meio que me decepcionou. Masss, na Salkantay vi outros e selvagens.


Depois paramos nos termas, parecia um clube, não quis entrar e fiquei ali fazendo um picnic e tomando uma cusquena. Dali seguimos para Chivay novamente, pessoal foi almoçar e eu aproveitei para passear pela vila.


Voltamos para Arequipa já era noite, quase não deu tempo de pegar nossas roupas na lavanderia. Tomamos uma ducha e fomos aproveitar a noite.


Primeira parada foi num pub no beco atras da Igreja. Legal até tocar musica "sertanojo" do Brasil, depois de umas biritas, seguimos para o Rock and roll, uma bar chamado Retrô, fica dentro de uma galeria com outras baladas. Banda mandava bem, me empolguei mais ainda nas biritas e na mão do bozo, seguimos para outra balada no mesmo local, tinha muita gente entrando nela, chama Florida, musicas latinas, eletronicas, foi engraçado. Era umas 4 da manhã, ainda paramos para comer um hot dog de um carrinho na rua. Sobrevivemos hahaha. O gaucho passou mal, Aline foi embora fazendo zigue zague e eu nem sei como cheguei.


Dia seguinte, perdemos o desayuno (segunda vez) e saimos para comprar algumas coisas e comer. Comemos super lanches no Coyote Hamburguer. De lá pegamos um mini taxi até a rodoviária(mini mesmo). foi engraçado.


Pegamos um Bus para Cusco, Cruz del sur, custa 96 soles, mas tem outros onibus mais baratos.


E assim foi nosso passagem por Arequipa, uma cidade com bastante livrarias, bares, restaurantes. Vale a pena passar uns 5 dias por ali.



Plaza Central a noite

Mirante del Condor




Condor


Vale del Coca


Termas


Hora de ir embora para Cusco





FOTOS DESSE DIA: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10150555486414812.403810.576754811&type=1&l=92a5d80cfd