Mostrando postagens com marcador astorga. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador astorga. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Caminho de Santiago - 20ºDia

Para compensar a noite de ontem, hoje foi a pior. Quarto cheio e cercado de motosserras muitos altas. Nada contra, normalmente eu capoto e as vezes ronco, mas hoje dormiu um cara embaixo de mim, que era alto.

Levantei da cama as 6horas, arrumei a mochila, fui na cozinha esquentar meus x burguers, acostumei compra los, mais barato e gostoso que comprar jamon e pão.

Sai por volta das 7horas, parei na praça para ver os bonecos baterem no sino e segui adiante. Passei novamente pela catedral, o palácio de Gaudi, com sol, ficam muito mais bonitos.




O caminho hoje foi o mais bonito das ultimas semanas, uma serra com montanhas ao fundo, florestas, flores e céu azul. Quando o caminho fica paralelo a estrada, dava para ver um monte de peregrinos.




Estou andando menos, porém continua numa velocidade boa, alcancei os espanhóis que conheci dias atrás e lanchei o meu outro x burguer(eles tinha saído as 6h)






A maioria seguiu para Foncebadon, eu preferi ficar um povoado antes, Rabanal. Tinha uma tenda e alguns bares, para mim ótimo.




Fui o primeiro a chegar no Albergue, quando você é o primeiro, tem umas regalias, banheiro limpo, escolhe a cama e de quebra, a hospitaleira, muito simpática, lavou minhas roupas na maquina e sem fila.

Fiz um lanche, comprei comida na tenda para o jantar. Tambem deixei um recado para a Tríssia, caso ela passasse por ali. No final das contas ela não apareceu e foi a ultima vez que a vi no Camino. :(




Depois fui tomar uma cerveja na entrada do povoado, o dono conhecia o Brasil, tambem conheci a Laura, uma italiana. Tirei altas fotos com passarinhos.






No albergue tambem conheci o Jamil, frances que mora em quebec e tem dois pubs por lá. Estava fazendo o caminho com um violão. Tomei um vinho com ele e fui dormir.

Gastos
Lavar roupas 2 euros
Mercado 7euros
Albergue 5euros

Distância percorrida: Astorga > Rabanal = 20km

Detalhes da Etapa by Manoel de Brasilia

Os trechos de aclives e declives são suaves e sem dificuldade, e com destaque para o trecho de El Ganso até a entrada de Rabanal Del Camino (6,0 km). Os pontos relevantes da etapa são os monótonos andaderos ao longo de todo o trecho e o reaparecimento dos bosques nas proximidades de Rabanal del Camino. No entroncamento de Rabanal Viejo uma nova trilha leva até ao Roble Del Peregrino na entrada de Rabanal del Camino. Aos poucos novos andaderos estão tirando o peregrino da estrada sem acostamento.




Observações by Raffa: Foncebadon é mais alto, porém não tem tendas e sem nada para fazer. Rabanal, tem tenda e os bares e restaurantes não são tão cheios como Foncebadon. Acho que vale a pena ficar ali, dia seguinte saia mais cedo.

+ FOTOS: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10151037952484812.456344.576754811&type=1&l=69f703ee25

Caminho de Santiago - 19ºDia

Depois de dormir no Albergue do Acácio, a noite anterior, foi a melhor. Dormi sozinho no quarto, espalhei todas as tranqueiras pelo quarto, acordei sem barulho, acendi a luz, coisas que são um luxo no Camino. Não é uma reclamação, mas curti.



Sai por volta das 6:30, não estava muito frio como nos dias anteriores. 
Passando pelo Hospital de Orbigo, a linda ponte (foto do começo do relato)




Pensei que o caminho hoje seria pela estrada, porém no povoado de Villares de Óbigo, 




o caminho se divide, voce pode escolher ir pela estrada (15km) ou por outro povoado e uma pequena serra (16km). Claro, escolhi o maior.




Passei por fazendas, reencontrei a Tríssia (que conheci em Roncesvalles), conheci mais 4 brasileiros, sendo que uma delas, retirou a credencial em SP no mesmo dia que eu, muita coincidência. fiquei bem feliz.

Hoje não ventou muito, não fez muito calor, ótimo para caminhar.

Faltando 6km para Astorga, conheci o David, mora num sofá coberto, construiu uma tenda que oferece sucos, salgados e outras coisas, tudo por donativos. Está ali naquele pedaço tem 3 anos.




O caminho de descida da serra é muito bonita, ali conheci outro brasileiro e um alemão amigo dele que falava portugues.




Chegando em Astorga, tambem passou por mim um grupo de bikers de Portugal e cantaram para mim garota de ipanema, dei risada, agradeci, mas falei, sacanagem, tem que cantar para mulher, todos riram.




Para chegar no albergue, tem que subir uma ladeira bem chatinha, mas bem no final da subida, é o albergue.

Fiz os afazares de todos os dias, dei uma volta na bela cidade de Astorga com a Tríssia e depois com Alfonso. Fizemos um jantar coletivo, comi chocolate, visitei um palácio de Gaudi, a igreja e vi os sinos tocarem.






Gastos
Albergue 5 euros
Donativo 1.50euros
Desayuno 3,20euros
Supermercado 8euros
Compras: 10euros

Observações by Raffa:
Em Astorga tem loja de equipamentos de trekking. Tambem é a cidade dos chocolates, coma muito. A Igreja e o Palacio de Gaudi valem visitas. O Albergue tem cozinha e próximo tem supermercados. Os sinos da plaza são diferentes, é um casal de bonecos que batem no sino.

Distância percorrida: San Martin > Astorga = 21,4km

Detalhes da Etapa by Manoel de Brasilia
O trecho de aclive mais significativo é de Puente de Órbigo ao Crucero Santo Toribio (10,2 km), e a entrada de Astorga. Os trechos de declives são suaves e sem muita dificuldade. Caminhos com muitas pedras na região de Vilares de Órbigo e Santibañez de Valdeiglésias que requerem paciência. A famosa Puente de Órbigo, o Crucero de San Toríbio, o Museu das peregrinações e Catedral de Astorga são os pontos relevantes da etapa.





+ FOTOS: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10151037906284812.456337.576754811&type=1&l=2a50cb31bf