segunda-feira, 15 de janeiro de 2007

Paúba-SP


A Praia de Paúba em São Sebastião é uma praia muito gostosa com um por do sol fantástico.


Paúba fica a 180 km da cidade de São Paulo, via estrada asfaltada, ( Br-101 rod. Rio- Santos), pertencendo ao município de São Sebastião/SP.

Entrada km 151da Rod. Rio Santos. 


Já fui umas 3 ou 4 vezes. Sempre fico no Camping do Mazinho: http://campingdomazinho.com.br/
Camping pé na areia, boa estrutura e ótima localização.

Fotos de 2007: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10150480073954812.391884.576754811&type=1&l=d468649d75

segunda-feira, 16 de outubro de 2006

Ilha do Mel - PR

A Ilha do Mel é um lugar muito especial. Já fui umas 6x. A primeira vez em 92, depois 2001 e a ultima vez em 2005 

Já passei reveillon, feriados e carnaval. Ambos eu curti.

Para se chegar a Ilha, primeiro tem que ir a Curitiba, de lá você tem 3 opções:

1) Ir até Pontal do Sul de onibus (2h15m) http://www.viacaograciosa.com.br/ e depois barca para a Ilha (30min)
2) Ir até Paranagua de onibus (1h:30) http://www.viacaograciosa.com.br/ e depois barca para a Ilha (1:40m)

3) Ir de trem até Morretes e depois de onibus para Paranagua via www.serraverdeexpress.com.br/ e depois barca para a Ilha.

A Ilha você pode optar por dois locais: Encantadas ou Brasília. Eu já fiquei nos dois locais, mas na minha opinião e gosto, prefiro Encantadas.

Em Encantadas eu sempre fiquei no Camping do Maninho, além de camping há opções de quartos.
41 3426-9059 / 9919-3410 9686-3698 e-mail: maninhosurfescola@hotmail.com   Maninho é uma pessoa sensacional e seu camping é super seguro.

Há várias opções de passeios, mas o meu preferido era sair caminhando de Encantadas até a Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres, passando pelo Farol das Conchas, por Brasília e outras pequenas praias.

Como faz alguns anos que não vou a Ilha, não tenho valores e custos.


Um site com bastante informação sobre a ilha é o : http://www.ilhadomel.com

segunda-feira, 17 de julho de 2006

Aiuruoca - MG



Aiuruoca é uma cidade mineira que eu gosto bastante, tem trilhas, cachoeiras e picos para conhecer.

Fui em três ocasiões, em 2004, 2006 e em 2011.

Tem muita coisa para se conhecer, recomendo o Vale do Matutu, a Cachoeira dos Garcias, O pico do Papagaio, a travessia Aiuruoca x Baependi (escrito em outro post)

As trilhas são por estradas de terra e próximas a cidade. Fácil acesso.

Fotos tiradas da viagem de carro de  Carrancas para Aiuruoca. Julho 2006: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10150476280844812.391384.576754811&type=1&l=26ca6986d9

Fotos de Aiuruoca em 2004: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10150409337979812.383444.576754811&type=1&l=49adfeb9f4

Carrancas-MG

Viagem de carro que fiz pela Estrada Real, de São Thomé das Letras, por Luminárias e passando por Carrancas.




Carrancas está localizada no Sul de MG. É uma cidade com várias cachoeiras

Em São Paulo, parta da rodovia Fernão Dias (zona Norte) e siga até a entrada para Lavras (saída 688), você estará então na rodovia BR 265 (Lavras - São João del Rei) onde, após 48 kms chegará ao município de Itutinga. De Itutinga até Carrancas são mais 27 kms de onde se pode avistar a represa dos Camargos, o rio Capivari, a bela mata nativa e finalmente a Serra de Carrancas.

Existe ainda uma segunda opção pela rodovia Fernão Dias. Ao chegar em Três Corações, entre e siga as placas que levam a São Thomé das Letras. Você estará na rodovia que liga Três Corações à São Bento do Abade. Após o trevo para São Thomé, você entrará a direita em uma estrada de terra com sentido a Luminárias. De Luminárias à Carrancas são aproximadamente 40 kms passando por duas cachoeiras e pela Estação Carrancas.

Eu fui duas vezes para lá, uma pela Fernão Dias (Mais rápido) e outra por São Thomé das Letras.
Por São Thomé é um passeio bem legal. Porém a estrada de terra é bem esburacada.




Nesse percurso, você encontra cachoeiras, outra cidade chamada Luminárias e uma estação de trem.




Em Carrancas há mais estrutura, hotel, camping, restaurantes e posto de turismo. Vale a pena ficar aqui de 3 dias ou mais para conhecer tudo.

Há várias cachoeiras: da Fumaça, da Zilda, do Coração, da Esmeralda, Tira Prosa e Ponte



A principal cachoeira e o cartão postal de Carrancas fica pertinho da cidade, cerca de 3 quilômetros, e tem várias piscinas naturais ao seu redor. Parte de um complexo maior, que inclui ainda as cachoeiras do Fundo da Fumaça, Fumaça de Cima, Véu da Noiva e Luciano, a Fumaça encanta pela magnitude: sua queda principal tem mais de 15m de altura e sua largura a torna imponente.

Seu nome vem da “fumaça” que se desprende de suas águas ao caírem forte nas pedras. Já teve papel importante no fornecimento de energia da cidade, era com a força de sua queda que a energia era gerada e assim podia ser distribuída na cidade e em alguns sítios e fazendas mais próximos..

A Fumaça é a única cachoeira de Carrancas que fica em uma área pública, pertencente ao município.


Cachoeira da Fumaça


A de 12 km de Carrancas existe o complexo da Zilda possui variados atrativos, lindas cachoeiras, escorregador natural, nascentes, canyon, gruta e pinturas rupestres. Só explorar a área.


Para os mais corajosos, tem a famosa Racha da Zilda, dentro de um belo canyon, um pequeno poço onde a agua corre bem forte. A agua por aqui é bem fria

O complexo tem uma extensão de dois quilômetros. A queda principal tem uma pequena praia e é cercada de muito verde; a junção da Cachoeira dos Anjos e das águas que saem da chamada Racha da Zilda é uma das paisagens mais bonitas da região; o escorregador parece um verdadeiro tobogã construído na rocha lisa, que permite muita diversão; no caminho, pinturas rupestres nos paredões de pedra e pequenas quedas d’água, que ajudam a refrescar o corpo e a alma.

É bom um mapa ou um guia. é um pouco complicado chegar ao local.


Uma das quedas do Complexo da Zilda

Muito próxima da cidade, possui uma trilha de dificuldade leve, a Cachoeira do Tira Prosa tem esse nome em homenagem a Sebastião Guimarães Monteiro, que morava perto da trilha de acesso ao poço e adorava tirar uma prosa com os visitantes. Suas águas são de extrema importância, pois abastecem a população de Carrancas. Seu poço é repleto de lambaris e mais acima, no leito do mesmo rio, ficam os poços do Remo, do Pulo e o Poço da Canoa, irresistível, com suas águas limpas e transparentes, cercado por grandes paredões de rochas.






E foto da igreja de Carrancas



Fiquei hospedado em um hotel do centro da cidade, porém o sino da Igreja incomodou bastante, tocava de meia em meia hora http://pousadacarrancasmg.com.br


Fotos da trip:  https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10150476191719812.391365.576754811&type=1&l=70e5e56b62

terça-feira, 25 de abril de 2006

Itirapina/São Pedro - SP

Último feriado, Deo, Thereza, Sandman e eu fomos para São Pedro e depois para Itirapina-SP.

Ficamos na chacara da Luci em São Pedro, a chacara é muito bonita e a Luci é uma pessoa sensacional. Fora a galera que esteve, resumindo, maravilhoso.

Saímos de São Paulo, sexta de manhã e pegamos a estrada dos Bandeirantes até Aguas de São Pedro(menor municipio brasileiro). Chegando lá pegamos outra estrada sentido São Pedro. A chacara fica nessa estrada.

Quem nos convidou foi a Lígia, sobrinha do Deo e que tinha combinado com a Luci. Aproveitando que estavamos perto de Itirapina, tiramos o sabado para ir conhecer aquelas bandas.

Sexta foi aquela festa na chacara, jogamos futebol, ping pong, dançamos e bebemos. Quem conseguia dormir ? hahaha eu capotei já que tinha virado no Madame Satã.

Sábado levantamos cedo e não me lembro quem já tinha ido comprar nosso café da manhã. Comemos muito bem...

Depois do café, pé na estrada. Fomos sentido Itirapina. A estrada é muito bonita, é uma serra e que quando chega em cima você tem uma Estatua do Cristo e um mirante que você pode ver toda região (inclusive Piracicaba). Depois que você passa por esse mirante a estrada começa a ter plantações de cana e muitas placas indicando hotéis fazenda e algumas cachoeiras que não conhecemos (Astor, Escorrega).

Depois de uns 20/30 minutos se eu não me engano, chegamos no nosso destino: http://www.saltao.com.br




Lugar show de bola, muito bem estruturado. Na entrada recebemos um folheto com o mapa e informações sobre o local e pagamos a quantia de R$5.  Estacionamos os carros e seguimos para a primeira cachoeira, a do Saltão.

Começo da trilha é muito legal, você entra entre duas paredes de pedras (que deve ter sido um trabalhão fazer) e vai descendo por degraus de madeira com muita vegetação ao redor. Observação importante que não tem nesse site: tanto um pedaço da trilha como as cachoeiras, são formadas por pedras, então não esqueça de levar um bom chinelo ou um tênis.

A descida é tranquila, mas acho que levar pessoas idosas ou com alguma deficiência fisica é meio complicado devido as pedras.

A Cachoeira do Saltão é grande e bonita, tem 75 mts. Tinha um pessoal fazendo rapel e outros nadando no poço. Dá para ficar atrás da queda da agua, mas venta bastante. E CUIDADO.

Depois seguindo o curso do riozinho formado pela cachoeira, você vai avistar uma placa da cachoeira da ferradura, é uma trilha seguindo um outro riozinho, com certeza você irá molhar o tênis. Essa cachoeira estava com muito pouco volume de agua, não dá para nadar e como a do saltão, tem bastante pedras.

Voltamos pela mesma trilha. Subimos as escadas e seguimos sentido o estacionamento, a esquerda tem uma estradinha que sobe e que é caminho para a cachoeira do monjolinho. 




Tem uma lanchonete logo na entrada da cachoeira do saltão, quem quiser tomar alguma coisa ou comer, ali é o lugar. Caro para variar.

Andando pela grama, vimos os cabos da tirolesa, deve ser legal tambem.

5 minutos andando pela grama e avistamos a cachoeira do monjolinho, é pequena mas é bonita tambem, tem bastante volume de agua, dá para nadar e subir ela por uma trilha ao lado.

Passamos algumas horas no Saltão e voltamos para a chacara.


Fotos da viagem: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10150476093384812.391349.576754811&type=1&l=ab9199a4f9