domingo, 21 de setembro de 2008

São Francisco Xavier, Joanopolis e Monteiro Lobato-SP


Monteiro Lobato é uma pequena cidade, a 122km da Capital de SP e próxima a São José dos Campos.


É uma pacata cidade cheia de atrativos turísticos, bons restaurantes e muito verde. Fica na Serra da Mantiqueira.

Já passei um reveillon em um sítio próximo a cidade e também já fiquei hospedado no hotel no centro (não me recordo o nome).

É uma cidade muito bonita e tranquila.


Uma das atrações é o sítio do Cravinho é uma ótima dica para almoçar e passar o dia. Tem piscina, cachoeira, lago de pesca e outros atrativos.
Você paga uma taxa e está incluso, o café , o almoço e pode desfrutar de todos os atrativos durante o dia todo. Contato: www.sitiodocravinho.com.br/

Quando fui estava com uma chuva fraca e nublado, mas curtimos mesmo assim.







Uma boa opção para quem procura por uma cachoeira próxima à cidade de São Paulo, a Cachoeira dos Pretos está localizada nas montanhas da Serra da Mantiqueira, na cidade de Joanópolis (SP). Com grande volume de água, ela é uma queda d´agua que tem cerca de 154 metros. É nela que se encontra a nascente do Rio Piracicaba.


Cachoeira dos pretos
Tambem há um pequeno lago para as crianças se esbaldar.

E para quem quer curtir uma paisagem diferente, é possível subir no topo da cachoeira por uma estradinha de terra. A subida é bem íngrime e não tem muitos pontos com sombra. Lá em cima, você encontra outras cachoeiras menores. Mas todo cuidado é pouco no topo da cachoeira, pois muitos turistas já caíram de lá.

Não estava muito sol. Mas valeu o passeio. Depois segui para Monteiro Lobato-SP



Cachoeira do Pedro David


Cachoeira Pedro David
É uma cachoeira pública, com 15 metros de altura e várias quedas.

Fui em um dia nublado não estava muito cheia. Creio que dias de sol e finais de semana, o local fique bem movimentado, mas mesmo assim merece uma visita.

Estrada Municipal Pedro David ( 21 km ), 3 km além da Vila de São Francisco, sentido Joanópolis



FOTOS DA VIAGEM: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10150513943059812.397987.576754811&type=1&l=16e0c0a346

 Sítio Alvorada (www.sitioalvorada.com.br



domingo, 30 de março de 2008

Trilha Usina do Rio Capivari

A TRILHA DO RIO CAPIVARI-MONOS, encontra-se dentro da reserva do Capivari-Monos (APA - Área de Proteção Ambiental), que ocupa 16,7% do território da cidade de São Paulo, anexada a Serra do Mar, também é parte integrante do Parque Estadual da Serra do Mar.
A área é um importante manancial da bacia hidrográfica que abrange (Guarapiranga, Billings e Capivari-Monos), e possui o último rio limpo da cidade de São Paulo: o Capivari. Há também uma grande diversidade de flora e fauna (anta, pavão-do-mato, lontra e grandes carnívoros).





Conhecemos também a Usina do Rio Capivari, que era utilizada para fazer energia para a ferrovia.







Depois fomos para o Sitio SilCol para fechar o fim de semana com chave de ouro


A Silcol é uma eco pousada localizada no Extremo sul de São Paulo. Já comemorei meu aniversário duas vezes no local. Sempre bem tratado pelo dono e os funcionários.





Existem vários quartos com banheiros, 06 Piscinas, 02 Toboáguas, campo de futebol, trilhas e muito verde.

A pousada fica próxima a APA Capivari Mono e você pode usar como base para conhecer a cachoeira do Sagui, a da Usina e outras atrações.
http://www.silcol.com.br/



Outro relato mais detalhado que fiz dessa trilha: http://raffanocaminho.blogspot.com.br/2012/09/trilha-marsilac-usina-rio-capivari-e.html


FOTOS DA TRILHA: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10150513613124812.397907.576754811&type=1&l=9c946c63f4

segunda-feira, 10 de março de 2008

Extrema-MG

Fim de semana em Extrema-MG


Extrema é conhecida como Portal de Minas, por ser a porta de entrada do Estado. Localizada na região sul possui um ar puro e clima agradável de montanha, cercada por cachoeiras e uma rica vegetação.

A cidade oferece ótimos hotéis e pousadas, possui um povo hospitaleiro e o melhor da culinária mineira. 

Um dos grandes atrativos turísticos do município é o parque municipal Cachoeira do Salto “Vereador Ary Bueno de Andrade”. Situada no Bairro do Salto de Baixo, a 7Km do centro de Extrema, o parque municipal está inserido na Rota das Águas.

Além da beleza das corredeiras do Rio Jaguari que podem ser observadas bem de perto, o parque conta com restaurante de gastronomia típica, redário, área de lazer para adultos e espaço com brinquedos para crianças.




O parque é utilizado ainda para prática de bóia cross e serve de trecho para rafting. Próximo ao parque existem ainda passeios de quadriciclo e buggy.

Foi no parque da Cachoeira do Salto que foi implantado o projeto “Conservador das Águas”, voltado à conservação




Mais informações sobre o parque da Cachoeira do Salto podem ser obtidas junto ao Centro de Informações Turísticas – CIT ou pelo telefone (35) 3435.3711.




Fomos na cachoeira do Salto, na piscina de pedra e outros lugares




Fotos da viagem: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10150513562534812.397902.576754811&type=1&l=54614c0992

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Trilha Volta Completa na Serra em Paranapiacaba


Trilha realizada no domingo, dia 17/01/07. Trilha chamada de Volta na Serra.

Tivemos sorte, passamos pela Pedra Lisa, que até então estava proibida a visitação, em compensação pegamos uma tempestade e não passamos pela cachoeira escondida.



Nadando na cachoeira da Pedra Lisa

No final tudo deu certo, todos ensopados mas felizes.

Deu para matar saudades, já que uma das minhas primeiras trilhas foi a Pedra Lisa, Poço das Moças à 17 anos atrás.

Contratamos um guia da AMA em paranapiacaba

fotos minhas e algumas do carlitos: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10150513496764812.397896.576754811&type=1&l=123860ed42

domingo, 13 de janeiro de 2008

Trilha da Raiz da Serra

Trilha Raiz da Serra em Paranapiacaba.

Começa na Vila de Paranapiacaba (ao lado do cemitério), descemos a trilha demarcada serra sentido a Rio Mogi e saímos em Cubatão.


Descida para o rio mogi

Você pode ir sozinho ou contratar os guias da AMA ou do Caneco Verde.


Caminhada pelo rio

A trilha é a mesma que leva via rio mogi, quando você chega ao rio, é só ir acompanhando hora por dentro e hora por fora do dele. Quando passar um estacionamento de conteiners é a saída da trilha. Ali os seguranças provavelmente irão anotar os seus dados e encaminhar para a portaria da fábrica. Uma caminhada e você estará no ponto de onibus que leva a rodoviaria da cidade.


Fotos da trilhahttps://www.facebook.com/media/set/?set=a.10150513425469812.397886.576754811&type=1&l=315a89e159