A TRILHA DO RIO CAPIVARI-MONOS, encontra-se dentro da reserva do Capivari-Monos (APA - Área de Proteção Ambiental), que ocupa 16,7% do território da cidade de São Paulo, anexada a Serra do Mar, também é parte integrante do Parque Estadual da Serra do Mar.
A área é um importante manancial da bacia hidrográfica que abrange (Guarapiranga, Billings e Capivari-Monos), e possui o último rio limpo da cidade de São Paulo: o Capivari. Há também uma grande diversidade de flora e fauna (anta, pavão-do-mato, lontra e grandes carnívoros).
Conhecemos também a Usina do Rio Capivari, que era utilizada para fazer energia para a ferrovia.
Depois fomos para o Sitio SilCol para fechar o fim de semana com chave de ouro
A Silcol é uma eco pousada localizada no Extremo sul de São Paulo. Já comemorei meu aniversário duas vezes no local. Sempre bem tratado pelo dono e os funcionários.
Existem vários quartos com banheiros, 06 Piscinas, 02 Toboáguas, campo de futebol, trilhas e muito verde.
A pousada fica próxima a APA Capivari Mono e você pode usar como base para conhecer a cachoeira do Sagui, a da Usina e outras atrações.
http://www.silcol.com.br/
Outro relato mais detalhado que fiz dessa trilha: http://raffanocaminho.blogspot.com.br/2012/09/trilha-marsilac-usina-rio-capivari-e.html
FOTOS DA TRILHA: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10150513613124812.397907.576754811&type=1&l=9c946c63f4
Fim de semana em Extrema-MG
Extrema é conhecida como Portal de Minas, por ser a porta de entrada do Estado. Localizada na região sul possui um ar puro e clima agradável de montanha, cercada por cachoeiras e uma rica vegetação.
A cidade oferece ótimos hotéis e pousadas, possui um povo hospitaleiro e o melhor da culinária mineira.
Um dos grandes atrativos turísticos do município é o parque municipal Cachoeira do Salto “Vereador Ary Bueno de Andrade”. Situada no Bairro do Salto de Baixo, a 7Km do centro de Extrema, o parque municipal está inserido na Rota das Águas.
Além da beleza das corredeiras do Rio Jaguari que podem ser observadas bem de perto, o parque conta com restaurante de gastronomia típica, redário, área de lazer para adultos e espaço com brinquedos para crianças.
O parque é utilizado ainda para prática de bóia cross e serve de trecho para rafting. Próximo ao parque existem ainda passeios de quadriciclo e buggy.
Foi no parque da Cachoeira do Salto que foi implantado o projeto “Conservador das Águas”, voltado à conservação
Mais informações sobre o parque da Cachoeira do Salto podem ser obtidas junto ao Centro de Informações Turísticas – CIT ou pelo telefone (35) 3435.3711.
Fomos na cachoeira do Salto, na piscina de pedra e outros lugares
Fotos da viagem: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10150513562534812.397902.576754811&type=1&l=54614c0992