Eu que decidi viajar, eu que escolhi conhecer, nada tenho a deixar, vender ou perder, porque aprendi a viver.
segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009
Vale do Itapanhaú e Cachoeira do Elefante
Sabadão, dia 31 de janeiro de 2009.
O Vale do Rio Itapanhaú está localizado na Serra do Mar, entre Bertioga e Mogi das Cruzes, e pode ser vista por quem desce a serra pela rod. Mogi-Bertioga.
Pegamos a trilha apartir do KM81, atrasamos um pouco era 10h e o tempo estava muito bom. O percurso pode ser feita em um dia ou com pernoite em barracas.
Entrando na mata se deixa todo o barulho dos carros para trás e só se ouve o canto dos pássaros. A trilha é de classificação moderada, tem um percurso aproximado de 14 km.
Quinze minutos após o início da trilha há um pequeno riacho a ser atravessado. A partir desse ponto inicia-se um trecho com bastante descidas acentuadas. São encontradas nascentes com água potável que cruzam a trilha.
Depois de andar aproximadamente 2h30, com pequenas paradas para descanso, chega-se a cachoeira do Elefante, uma queda d'água de aproximadamente 70m. Sensacional. Tem um poço que dá para mergulhar e é bom levar saco estanque para tirar fotos de frente da cachoeira.
A partir deste ponto o percurso fica mais leve e se pode apreciar com mais atenção as belezas da Mata Atlântica. Depois de mais 1h20 de caminhada se chega a uma piscina natural, local ideal para tomar banho.
Desse ponto até o final da trilha são mais 1h50 de caminhada tranquila. A mais ou menos 2 km do final da trilha existe um rio a ser atravessado.
Final da Trilha é novamente na estrada, pegamos um onibus sentido Mogi às 19h.
Leva de 30 a 45 min até Mogi. Lá fizemos um pit stop numa lanchonete chamada Lanche do Ponto, muito boa.
Fotos da trilha: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10150518025504812.398555.576754811&type=1&l=6b6c1f178c
Assinar:
Postagens (Atom)