Domingão, 9 de novembro. Fomos em 3 carros para a região de Ibiuna, Piedade e Taperaí. Local com várias cachoeiras e que infelizmente só podemos conhecer duas cachoeiras: Da Fumaça e do Bernardo.
A Cachoeira da Fumaça está localizada dentro do Parque Estadual do Jurupará, uma das maiores áreas protegidas de Mata Atlântica do país, localizado entre os municípios de Ibiúna e Piedade, a 120 quilômetros da capital paulista.
A Cachoeira do Bernardo Alemão popularmente conhecida como Cachoeira do Alemão está localizada no Bairro dos Corrêas que fica na Estrada Piedade - Pilar do Sul, km 115.
O lugar encontra-se em uma propriedade particular, onde é cobrado R$ 4,00 por pessoa para entrar na propriedade, possui infra-estrutura e algumas trilhas para você que gosta de uma aventura. A queda dágua é muito bonita, ótima para pratica de esportes radicais como Cascading, que nada mais é que o Rapel em cachoeiras. A formação de uma piscina natural permite ótimos mergulhos. Lugar muito bom para levar toda a família. Para contatar o guia Dario: Celular: 15 9736-2571 Fotos: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10150521406319812.398982.576754811&type=1&l=e21cd3e128
Localizada numa península que tem o formato parecido ao de uma bota, este roteiro se inicia na bela cidade histórica de Parati, no Estado do Rio, quase divisa com o vizinho São Paulo. O difícil acesso fez com que a Mata Atlântica do lugar ficasse preservada e atualmente a área está protegida pela Área de Proteção Ambiental do Cairuçu e a pela Reserva Ecológica da Joatinga. Esta é uma das mais importantes unidades de conservação do sul do Rio de Janeiro e faz divisa com o Parque Nacional da Serra da Bocaina. O percurso, feito normalmente em três dias, é formado por praias quase desertas, montanhas cobertas de verde e cachoeiras, numa trilha de rara beleza. O clima da região é quente e úmido, com temperatura média de 27 graus. Nós fizemos a trilha até Ponta Negra em 1 dia, porem alugamos uma casa em Ponta Negra e nossas mochilas cargueiras foram de barco com outros amigos. Fizemos a trilha em 8h, fora os 7km de bônus que foi caminhar da Rodovia até o embarque do barco em Parati Mirim. Parabéns a todos que conseguiram essa proeza, fazer essa caminhada em um dia é bem puxado. Em vez de ficar um dia em Martim de Sá e outro em Ponta Negra, acabamos ficando 2 dias em Ponta Negra, que é umas das mais belas praias da Travessia, com cachoeiras e uma praia fantástica. Nossa planilha com gastos, telefones úteis e cronograma: http://spreadsheets.google.com/ccc?key=0AiAtEJeNWiszdHhjOUhTc2JJUG1ubGhyOUFlS2NOUHc&hl=en Sobre a Travessia: http://www.trilhaserumos.com.br/dicas_ondeir_ler.asp?IdDestino=56 Track em GPS da trilha: http://www.clubedosaventureiros.com/ca/index.php?option=com_remository&Itemid=0&func=select&id=95 Minhas fotos:https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10150521351619812.398968.576754811&type=1&l=842f890ac8