sábado, 5 de janeiro de 2008

Ilha Grande - by Raffa

A ilha Grande é um paraíso que já fui quatro vezes. A última eu tentei fazer a volta na Ilha, mas devido aos desmoronamentos em 2010, não tive sorte.

Algumas dicas e passeios na Ilha:



Camping Paraíso
Um dos campings mais bonitos que eu já fui, fica na Ilha Grande é o Camping Paraíso.


Ele está localizado próximo a praia de Palmas. Está praticamente numa praia "particular", a praia brava de Palmas. Você pode chegar de trilha ou de barco partindo da Vila de Abraão.

Normalmente uma lancha busca você nos barcos que ficam no mar de frente ao camping. Mas como frisa o dono é uma gentileza.

Há chuveiros, sombra, restaurante, bar e nos feriados eles vendem pacotes. As vezes com uma festa inclusa.

Da Praia Brava de Palmas, você pode contratar um passeio de lancha para qualquer lugar da ilha ou então ir caminhando até a Praia de Lopes Mendes.
Site oficial do camping: www.campingparaiso.com



Praia do Caxadaço
Pensa em uma praia bonita ?? É a praia do Caxadaço ! Está entre as minhas 5 mais bonitas que já conheci.

Totalmente isolada por causa do díficil acesso, os poucos que vão, são de escuna ou passeios de agências.

Esta praia é considerada uma das mais bonitas e selvagens da Ilha Grande.


Possui apenas 15 metros de extensão, está escondida entre as rochas e a mata.


Presídio e Vila Dois Rios
A Vila de Dois Rios é um dos lugares mais visitados da Ilha. Os dois rios cristalinos que desaguam em suas areias claras deram nome à praia que, durante anos, abrigou o presídio Colônia Penal Cândido Mendes. Hoje em dia ele virou um museu.

Na Vila há um pequeno comércio, a maioria dos moradores, eram ex presidiários ou ex funcionários. Se encontrar com algum, vale a pena ouvir as histórias.

O antigo Presídio já foi muito importante, recebeu presos políticos como Graciliano Ramos, Marighella e outros. O Comando Vermelho surgiu nessa prisão.

Alem do Presidio, vale a pena uma visita a Praia.




Praia de Lopes Mendes

A praia mais famosa da Ilha Grande é a de Lopes Mendes. Muita gente vai passar o dia nela. Não existem quiosques, camping e nem pousadas. Somente alguns vendedores ambulantes.


No final da praia há um pequeno riacho que voce pode tirar a agua salgada do corpo.
Há outras duas atrações, uma boia gigante de um navio levada pelo mar até a areia da praia e uma pequena Igreja.

Voce pode chegar de escuna da Vila de Abraão ou de Palmas, eu recomendo fazer a trilha de Palmas até a praia do pouso, aonde começa a pequena trilha que leva a Lopes. Na Praia de Pouso no final da tarde há várias embarcações que levam os turistas para Abraão ou Palmas.



Praia de Santo Antonio

Uma das minhas praias prediletas na Ilha Grande é a Praia de Santo Antonio. Além de bonita, está sempre vazia. E por incrível que pareça, fica ao lado da super movimentada Praia de Lopes Mendes


Poucas pessoas conhecem em consequência do difícil acesso.

A praia tem areia fina, aguas claras, quase a frente tem a Ilha de Jorge Grego, tem sombra e alem do snorkeling, dá para surfar.

Não há rotas de passeios de barco para Santo Antônio. A forma mais comum de se chegar lá, é caminhando. A trilha T11, que liga Pouso a Lopes Mendes, é o caminho que leva a esse paraíso. Antes de Lopes Mendes, há uma bifurcação a direita com o nome Santo Antonio

Vá e não espalhe !!




Praia de Palmas

A Praia de Palmas é muito procurada por campistas ou então quem está de passagem pela trilha de Abraão até Lopes Mendes.

Existem vários campings e restaurantes pela orla. A noite em feriados ou alta temporada tem música ao vivo.

Outras atrações são uma pequena Igreja, a de São Benedito, a primeira da Ilha e um lago, se você der sorte ou azar, pode ver um jacaré. Brincadeira, o jacaré nunca atacou ninguém. Ele costuma ficar no lago, aonde tem um ponte pequena na saída da trilha de Abraão ou da Praia Brava de Palmas.

Quem não curte caminhar, tem barcos para Abraão e Pouso, de onde sai a Trilha para Lopes Mendes e Santo Antonio


Além do Camping Paraíso que já falei aqui no Minube, outra opção de acampamento em Palmas é o Camping Nascer do Sol.

O dono é o Alexandre, super prestativo. Ao lado tem um restaurante, da Fani. caminhando em outra direção, tem outros restaurantes.

O camping fica logo na saída da Trilha de Abraão.

Tem banheiros limpos, duchas (uma é a big brother) e toldos protegem do sol e da chuva.




Ruínas do Lazareto

Um passeio próximo a Vila de Abraão é as Ruínas do Lazareto. Ainda dá para curtir a Praia Preta.

O Lazareto da Praia Preta, construído em 1886 para abrigar em quarentena os viajantes e imigrantes vindos de países assolados pelo cólera.

Depois de alguns anos foi desativado e acabou virando uma prisão.

Com a construção do Presídio de Dois Rios, os presos foram transferidos e o Lazareto, num ataque de fúria do então governador Carlos Lacerda, foi demolido com tiros de canhão, restando hoje apenas as ruínas da parte subterrânea.




Cachoeira da Feiticeira 7113141
Cachoeira da Feiticeira

A trilha da Cachoeira da Feiticeira é um percurso médio com subidas e descidas pela mata.
Saindo da vila do Abraão, siga o caminho para as ruínas do Aqueduto e lá você verá uma placa indicando o caminho para o Saco de Céu. Logo no início tem uma subida longa, mas a cachoeira não é longe.

Ao chegar, o espetáculo da queda d'água de aproximadamente 15 metros de altura compensa.






Aqueduto
Imponentes e belos, os aquedutos tiveram papel importante no desenvolvimento dos povos.. Os romanos foram os grandes precursores dessa engenharia que consistia em levar água de um ponto a outro sobre arcos construídos de pedra e que apresentavam uma ligeira inclinação.

Tão importante quanto os Arcos da Lapa, o Aqueduto na Vila do Abraão faz parte da história do Brasil e é relíquia da Ilha Grande. Sua construção data de 1893 e possui 125 metros de extensão.
Dessa forma, único e magnífico, o Aqueduto, é um dos monumentos de maior importância histórica da Ilha Grande.





Lagoa Azul

Um passeio muito bonito de se fazer na Ilha Grande é o passeio de escuna até a Lagoa Azul. Os barcos normalmente saem da Vila do Abraão e fazem uma parada na Lagoa Azul.

Com suas águas calmas e claras, cardumes de peixes é digna de cinema, é ótimo para um snorkel.

A Lagoa Azul fica na localidade conhecida por Freguesia de Santana que é formada pelas ilhas do Macaco, Comprida, Pombas, Redonda, Arpoador, Aroeira e o extremo norte da Ilha Grande.

Na Lagoa Azul existe um barco-restaurante onde é possível degustar frutos do mar, drinks e bebidas ou água de coco. Fica logo ao lado da área restrita aos banhistas. Uma lancha pequena e veloz faz as entregas de barco em barco.


Outras atrações que visitei:


Igreja Freguesia de Santana


Igreja de Palmas, a primeira da Ilha Grande
Igreja da Vila do Abraão
Piscina dos soldados
Museu no Antigo Presídio
Barraca de doces na Vila do Abraão
Praia Preta próxima as Ruínas do Lazareto


Poção. Próximo ao Aqueduto
Praia Brava de Palmas
E ainda faltou muitas outras coisas para conhecer na Ilha. Nesse site há muitas informações: www.ilhagrande.org




Fotos da Viagem em 2010: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10150521446649812.398988.576754811&type=1&l=73f24f680f

Fotos da viagem em 2007: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10150513405764812.397882.576754811&type=1&l=093a8955eb


Fotos da viagem em 2006: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10150477876034812.391571.576754811&type=1&l=5d68302eee



Nenhum comentário:

Postar um comentário