Abaixo vou dar algumas dicas e outras informações.
Normalmente o pessoal faz ao contrário essa Travessia, como tinha um grupo de amigos indo para Aiuruoca, aproveitamos e nos juntamos a eles no sábado na Cachoeira dos Garcias, uma das mais bonitas que já conheci:
Em Aiuruoca, ficamos de sexta para sábado na pousada do Frank, um antigo casarão, bem simples mas com hospitalidade sensacional. O Frank mora ali com sua familia. Contato: 35-334412-30 - Frank - Custo R$20 com café
O Frank conseguiu o contato do Marcus, da Ajuru, que tinha uma kombi e faria nosso resgate no Bairro da Vargem em Baependi na terça feira. Outra pessoa sensacional, ele nos deixou na trilha mais "fácil" para o Papagaio e na terça estava lá no horário marcado. Contato: 35-9944-1601 ou 35-3344-1601
Sábado de manhã curtimos a Cachoeira dos Garcias (vídeo acima) com nossos amigos e por volta do meio dia saímos para almoçar em Aiuruoca, no restaurante 2 Irmãos. Comida mineira dispensa comentários.
Depois voltamos para a pousada e nos preparamos para começar a travessia. Saímos um pouco tarde, por volta das 14:40 e começamos a subir em direção ao Papagaio às 15h e alguns minutinhos.
Inicio da travessia com o Pico do Papagaio a frente |
Vídeo no cume do Pico do Papagaio
Daniel Sam no cume do Papagaio |
Retiro dos Pretos |
Foi dificil achar a entrada da trilha da mata, então acampamos por ali mesmo, já que tinha agua e era bem plano. Melhor coisa que fizemos, depois tivemos que atravessar muito mata fechada.
Na segunda o dia rendeu poucos km, pois tivemos que abrir muito o mato e nosso gps dava alguma diferença de alguns metros, o que levava alguns minutos para achar o caminho certo.
Passamos por um poço, alguns aproveitaram para tomar um banho rsss outros só olharam. Mais alguns minutos a frente a primeira cachoeira grande, sem nome. Foi o primeiro contato com pessoas, era um grupo da Pisa tur que estava ali, vindo da pousada do lado de lá.
Vídeo da cachoeira:
Nossa missão era passar a Juju para ficar mais próximo do trecho final, o Morro do Chapéu.
Infelizmente ou felizmente não conseguimos e pegamos o por do sol no morro bem de frente a Cachoeira da Juju, Lugar fantástico, só para nós.
A cachoeira da Juju
Vídeo da Cachoeira do juju
Terça de manhã desmontamos nosso acampamento, seguimos rumo ao Chapéu. O trecho tambem foi com altos e baixos, seguindo o curso do rio que forma a Juju. Encontramos um guarda parque, que foi útil para avisar o cara da kombi que chegaríamos atrasados, umas 2h.
A caminhada até o Morro do Chapéu foi longa e no ritmo forte. Infelizmente não deu tempo de subirmos o Cume, ficou para a próxima. Apartir dai foi uma descida sinistra, bem demarcada. Chegamos no bairro da Vargem por volta das 14h. Um rápido pit stop em um bar e a kombi já estava lá para nossa alegria.
Lugar mágico, pouco explorado e conservado graças a Deus.
O que nos entristeceu, foram as queimadas que vimos do Pico do Papagaio e alguns morros que já estavam se recuperando dos recentes incêndios.
Mas a Natureza é forte e a vida cresce, mesmo com a estupidez humana. Ainda bem.
MINHAS FOTOS: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10150534759954812.400778.576754811&type=1&l=fc21201241
+ Relatos de quem foi comigo:
Fábio> http://www.mochileiros.com/travessia-aiuruoca-baependi-sem-limites-trip-s-t47102.html
Sandro> http://www.mochileiros.com/travessia-da-serra-do-papagaio-minas-gerais-t48353.html
Equipos: Mochila Arcteryx bora 80, barraca falcon 2, headlamp guepardo, saco de dormir micron x lite nautika, bota torres snake, bastão caminhada, meias, camelback e fleece Quechua, Abrigo Trilhas e Rumos. Comida: Arroz saquinho, feijão caixinha, Carne c batata e cenoura Swift, linguiça defumada, cebola, provolone, salame, bis, bala de goma, pão sírio, cappucino, pao italiano, queijo polhenghi, 1 garrafa de plastico com vinho, clorin
Parabéns pela trip , Rafael!!!!! Que travessia maravilhosa!!!!!
ResponderExcluirLindas fotos rafa, parabéns
ResponderExcluirMuito legal Raffa!!
ResponderExcluirPena essa seca né?! Quando eu fui pra esses lados de Aiuruoca estava tudo verdiiiinho!!
Lá em Carrancas tbém vimos muitas queimadas... Mas MG é bom de qualquer jeito, né?!! :)
Bjos
kkkkkkkkk
ResponderExcluirLindo!
ResponderExcluirnao dou...
ResponderExcluirEra esse o guarda parque? rsrsrsrs
ResponderExcluirquase ! estava com ele hahaha
ResponderExcluir