quinta-feira, 22 de maio de 2014

Pico do Lopo III - Extrema MG

Olá amigos e amigas que acompanham meu blog ou caem aqui através de buscas pelo google ou mochileiros.com

Já visitei o Pico do Lopo em Extrema duas vezes (A primeira e A segunda), dessa vez, fui sozinho e comecei a trilha a partir da rodoviária da cidade. Boa alternativa para quem quer subir a serra na caminhada e não depender de automóvel.
Sai de Itatiba no ônibus da viação Fenix para Bragança Paulista (R$5,60), chegando no local, um cafézinho e um pão de queijo para animar e esperar o ônibus para Extrema (R$2,80). Total entre viagem e espera dos ônibus foram 4h (o percurso em si, demora no máximo 1h entre cada cidade). cheguei em Extrema por volta das 16:20.

A Serra do Lopo está na Mantiqueira. Localiza-se no Município de Extrema - MG. Faz fronteira, ao sul com a represa do Jaguari, ao norte com a Serra de Itapeva e Vale do Jaguari, a leste com a cidade de Joanópolis e a oeste com a Serra das Anhumas.

De frente para a Rodoviária, atravesse a avenida que é cortada por um córrego. Depois é só subir qualquer uma das ruas (João Mendes, 22 de maio, santa Rita) até a Rua Antonio Onisto e virar a direita nela. Está rua você já seguirá sentido a Serra da Mantiqueira. Até a entrada da trilha, são mais ou menos  1,5km de subida. A trilha começa na Placa Trilha pedra do sapo, Bicão e Pedra de Santa Rita.





A trilha segue batida, sempre subindo, até um capinzal. Quando passei, a trilha entre o capinzal estava visível. Por volta das 17h começou uma pequena garoa que logo pensei que o perrengue seria um castigo por ficar um bom tempo sem trilhar nas montanhas. Mas foí só uma pequena garoa, logo passou.



Depois do capinzal, entramos na mata e a trilha fica bem mais perceptível.



Agora era andar um pouco mais rápido, pois já era tarde e ainda faltavam mais de 7km. Também parei no Bicão para abastecer. Mas se você esquecer, não se preocupe, mais para frente tem uma pequena corredeira por cima da pedra. Aqui encontrei com um casal descendo a trilha. 



Depois do Bicão a trilha continua sempre subindo. Passei pela pedra do sapo e da sacerdotisa e neste trecho a trilha vira Trilha do Pinheirinho. Já estava começando a escurecer. Nesse pedaço também ouvi muitos macacos.

A minha sorte eram o GPS, a lanterna e a trilha estar bem demarcada, olha a visão no meio da mata



 A trilha termina em uma Torre de Telefonia, é só contorna-la que você vai sair em uma larga estrada de terra. Esta estrada é a que os carros vão para o começo da trilha (a que fiz anteriormente). É uma pequena descida para depois, subir subir e subir.

Daqui em diante já estava uma linda noite, apaguei minhas lanternas e segui em silêncio. Na estrada vi um carro parado e algumas lanternas, acho que dei um baita susto, --rrsrsrs - , eram fotógrafos e um deles estava com um som que imitava um tipo de felino.

E da lhe subida. Em um determinado trecho da estrada tem uma placa informando Joanópolis e tambem a Pedra do Cume e as rampas de voo livre, o meu destino.

No final da estrada baixou uma forte serração, ai tive que ligar novamente as lanternas. Eu queria acampar o mais próximo da Pedra, então segui determinado até um local que tinha visto nas outras visitas.

A entrada da trilha é antes de um pequeno portal de uma pousada (está escrito Pedra das flores apontando para a esquerda) e não tem erro até ela. Bem demarcada e poucas subidas, o que ajudou na velocidade.

Montei minha barraca por volta das 20:30h em uma pequena clareira com sinal de uma fogueira. Estava a uns 40m da Pedra das Flores e a serração continuava forte.



Ainda fiz meu jantar, dessa vez nada de mais, cup nodles e salsichas viena. Até aqui meu gps marcou 11,2km. Fui até a Pedra das Flores, não tinha ninguém, mas também se existisse, não daria para ver porcausa da serração.

Fui preparado para o frio, mas suei dentro do meu saco de dormir. meu termômetro dentro da barraca marcou 16°C


Acordei bem cedo para ver o nascer do sol, mas não tive sorte, o tempo estava nublado.



Em compensação, não havia ninguém por ali. Segui descendo a Pedra das Flores sentido o Pico do Lopo, quase no pé do Pico do Lopo, tem uma pequena escalaminhada. Não precisa corda e nem nada, só atenção.





Ao chegar ao cume, tinha um companheiro, um carcará que logo saiu voando.





Lá em cima uma ventania e o frio nem deu as caras, mesmo com o vento, termômetro marcava 13°C.




Curti um bom tempo a tranquilidade, o vento e a beleza do lugar. Nessas horas você vê que o sacrifício valeu a pena e que o essencial  faz a vida ser bela.

Fiz um vídeo no cume, mas a sujeira na lente, a cara de sono e o barulho do vento não cooperaram muito. Na próxima capricho mais ;)



Acho que acertei em ir, mesmo sozinho. Crianças não façam isso a noite !!

Depois voltei para a minha barraca, onde fiz meu café da manhã (café, torrone 



Levantei o acampamento e retornei pelo mesmo caminho. Na volta encontrei com pessoas sentindo ao Pico.
Parei na rampa de voo para os ultimos cliques


Com a luz do dia e o caminho com mais descidas foi muito mais tranquilo retornar a Rodoviária. 


Gastos:
Ônibus Itatiba x Bragança: R$5,60 x 2 - viação Fênix
Ônibus Bragança x Extrema: R$2,80 x 2 = viação Cambuí
Pão de queijo e café na rodoviária: R$4,00
Comes da trilha: R$15,00

Equipos:
Barraca falcon 2 da nautika
Saco de dormir quechua S5
Isolante Inflável
Botas Vento
Mochila alpina 43 da trilhas e rumos
Anorak Hi tec
Segunda pele solo
GPS Garmin hcx
Camera canon s15
Meias, gorro, luvas, lanternas, camiseta extra, fogareiro, comes e água
Peso aprox: 13kg

Dados da trilha:
Total 22km.
OBS: Meu Mapsource está dando erro ao converter para o Garmin Connect. Assim que solucionar, posto aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário