Queridos amigos peregrinos, guerreiros, cavaleiros e todos que estão a caminhar a procura de algo, seja pela fé, por auto conhecimento, promessa ou aventura. Hoje, dia 25 de julho é o dia do nosso Santo !
Há dois anos e alguns meses atrás, conhecia muito pouco sobre esse apóstolo, um dos mais próximos de Jesus. Antes de começar o Caminho, aos poucos fui lendo e conhecendo sua história. Não se preocupe, não irei contar onde ele nasceu, o que ele fez e como morreu, no Google achamos vários sites. Vou falar sobre a minha amizade e respeito com esse Santo.
Conversei com ele, a primeira vez, em Carrion de Los Condes, Minha perna estava bem inflamada, não tinha nenhum amigo por perto, somente eu, Santiago, Nossa Senhora e algumas freiras (monjas) do Albergue onde estava dormindo. Foram dois dias pedindo para que não fosse nada sério e mais cinco dias me recuperando. Tive que ir para Madrid, fiz exames, lá uma amiga tambem me ajudou (a Su), passei no médico, tomei um susto, podia ser trombose, descansei e retornei para o Albergue. Felizmente, meus pedidos foram atendidos. Pude retornar ao Caminho :)
Passado o susto, deixei um ramalhete de flores para a imagem de Nossa Senhora lá no Albergue como agradecimento, as monjas e alguns peregrinos que estavam chegando ficaram bem felizes e eu também. Guardo a medalhinha que ganhei da Monja até hoje. Santiago ganhou somente um obrigado e um até breve.
Com os passar dos dias no Caminho, ganhei um amigo e parceiro de caminhada, Santiago. Quando acordava, agradecia, quando chegava em uma cidade, agradecia, nas horas que estive sozinho, conversamos bastante. Bom, eu admito, eu falava mais, ele respondia com cenas inesquecíveis, pessoas do bem, vinhos fantásticos e muita paz no coração.
Há segunda vez que precisei dele, tive certeza dessa amizade. Enquanto eu dormia no Albergue no Cebreiro, um ladrão me roubou todo o dinheiro que eu possuía, cerca de 270 euros, era o dinheiro para chegar até Finisterra. Do Cebreiro até Triacastela foram momentos de fúria, pensamentos negativos sobre as pessoas, sobrou até para Santiago, preocupação se tinha dinheiro para terminar o Caminho e para ajudar chegando na cidade nenhum caixa eletrônico funcionava. Tive que caminhar até a próxima. Foi Santiago que me deu forças para caminhar nesse dia, foram 34km de um dia que começou com sol e ficou fechado com garoa e frio, deserto, sem ninguém na minha frente. Em Samos, fiquei no Monastério, muito bonito, pude ficar de graça e assim que acordei, fui ao caixa, até hoje agradeço por sacar os últimos 150 euros e chegar a Finisterra. Santiago novamente ganhou um obrigado, dessa vez desculpas novamente um até breve.
Seis dias depois, estava em Santiago de Compostela !!!
Essa sensação não tem como descrever !
Fui de mochila e tudo para a Catedral, fiquei a missa inteira de frente para ele. Esperei terminar a missa para agradecer do mesmo modo que agradecemos nossos verdadeiros amigos, um mega abraço na imagem que representa Santiago dentro da Catedral. Infelizmente essa foto não tenho. Fica na minha memória.
De lá para cá, Santiago continua ajudar :)
Fica aqui, mais uma homenagem (a outra) e meus parabéns
Apóstolo Santiago,
Escolhido entre os primeiros,
Tu foste o primeiro a beber
No cálice do Senhor,
E és o grande protetor dos peregrinos;
Faz-nos fortes na fé
E alegre na esperança,
Em nosso caminhar
De peregrino
Seguindo o caminho
Da vida de Cristo
E alenta-nos para que
Finalmente,
Alcancemos a glória
De Deus Pai,
Assim Seja.
Nenhum comentário:
Postar um comentário