quarta-feira, 19 de abril de 2006

Praia do Sono e Praia de Ponta Negra

Um lugar que eu gosto muito de ir é para a Praia do Sono e a Praia da Ponta Negra.

A primeira vez foi em 2006 com uma excursão, as outras foram de meios próprios ou chegando na caminhada na travessia da Joatinga.

Se for de ônibus dá para sair da Rodoviária do Tiete com a Reunidas e descer em Paraty-RJ

Chegamos na Rio-Santos ja estava amanhecendo. Passamos por Ubatuba, Puruba e descemos no Patrimônio. Ali esperamos um ônibus que vem de Paraty sentido Laranjeiras/Trindade e é bem poerinha. Mas pela distancia, compensa a grana. Colitur no telefone 24-3371-1224 ou http://www.paratybrasil.com.br/transporte/horario.htm

Alguns desceram no condomínio de luxo (laranjeiras) e foram de barco, nos seguimos ate o ponto final aonde era o começo da trilha.

O Barco faz o percurso em 5 minutos e custava 20 reais por pessoa (2006). So pode ir duas e algumas malas.

A trilha não é curta. Da para fazer em uma hora, são mais ou menos 4km. Mas recomendo fazer nem que seja sem as mochilas. Não tem como se perder, unico problema pelo que eu vi, eh que se chover, aquilo fica mais díficil que andar no gelo.

A primeira parte da trilha é a mais cansativa. Um morro bem liso de barro.

Alguns minutos na trilha, cruzamos com 3 homens e se identificaram como policiais. Não estavam uniformizados, mas não impliquei, primeiro escutei eles, perguntaram se tínhamos drogas e se podia revistar as mochilas, eu disse que sim, conversaram entre eles e nos liberaram. Fica ai o toque. Puro 171.

Passamos por uma bica de agua natural e alguns borrachudos já começaram a nos dar as boas vindas.

Uma hora depois ja dava para avistar a Praia do Sono. Muito bonita e nos deu mais forcas para continuar.

Chegando na praia, comecamos a caminhar na areia sentindo ao Camping do Seu Antonio (do lado da Igreja), a Praia tem vários campings simples. a media são de 5 a 10 reais por pessoa(2006). o Camping do Seu Antonio não é bem de frente para a praia como alguns, mas tem bastante sombra, duas pias, 4 chuveiros e 2 banheiros e uma baita canoa virada que serve como banco bem no meio do camping.

Montamos nossas barracas, fizemos nosso cafe da manha e fomos para a Praia. Perto do camping tem dois quiosques que tem alguma coisa para se comer para quem não leva nada.

A Praia eh muito bonita, algumas pessoas praticavam surf, outras sentadas na areia, tinha duas traves para o futebol e volei e dois costões que da para fazer snorkel.

Em um dos costões/Morro(de costas para o mar, do lado direito), começa a trilha para Antigos, Antiguinhos e a Ponta Negra. Falo disso mais para a frente.

A noite tem alguns quiosques que tem musica, mas tudo muito simples e com precos caros. Ah nao esqueca de levar lanterna, nao tem luz na praia  e nem nos campings.

Amanheceu e nos preparamos para ir para Ponta Negra. No final da praia antes do morro tem um riozinho, eu nao nadei, suspeito que o lixo dos campings sao despejados nesse rio. o que eh um pecado.

Bom, la fomos nos subindo o morro, assusta... la em cima compensa, uma visao maravilhosa da praia do sono.

Tudo que sobe...desce, comecamos a descer e saimos na praia de antigos, nessa praia as ondas sao melhores. eh parecida com a do sono, nos cantos da para fazer snorkel tambem.

A trilha é fácil, bem demarcada, só uma hora que deu uma duvida, na entrada de antiguinhos, mas é só continuar a esquerda.

Depois de uns 40 minutos saímos em umas pedras e água doce, ótimo para se refrescar, so cuidado com as pedras, muitas soltas. A trilha continua mais para frente depois de passar uma casa.

Subimos mais um morro e avistamos a PRAIA DA PONTA NEGRA, coisa linda de se ver. aguas claras e aquele sol. perfeito.

Descemos meio que correndo. Pulamos um riozinho e ja estávamos na areia da Praia. A Praia de Ponta Negra é pequena e tem 2 ou 3 lugares que faz comida PF a 10 reais e serve bebidas. Ali eh perfeito para fazer snorkel, aguas muito claras.

Ficamos um bom tempo la e resolvemos voltar de barco ate Antigos para pode curtir mais aquela praia que passamos rapidamente.

Conversando com os pescadores, o passeio ate o Sono saia por 15 reais e ate Antigos 10. 8 minutos de barco. Nos disseram que o percurso é maior do que sono/laranjeiras e que se fizessem o preço mais em conta la no Sono, seriam reprimidos por o pessoal de la. Sacanagem.

Curtimos Antigos, subimos e descemos o morro e voltamos para o Sono com aquela fome. Fizemos nossos rangos no camping mesmo antes de anoitecer e aquela pausa para continuar a noite.

A lua estava cheia, céu limpo, sem vento, o mar parecia chamar para um mergulho, e foi que eu fiz. muito bom.

Domingo deu para dormir "tarde" e ainda aproveitei para dar mais um mergulho.

Ficamos um pouco na areia, voltamos para o camping, desmontamos o acampamento e fomos ate os barqueiros, alguns voltaram de barco com as mochilas do pessoal que iria voltar pela trilha.

A volta sem as mochilas foi mais fácil, mas tivemos que acelerar pois estava para chover. E com chuva tombo iria ser pouco.

Foi chegar em Laranjeiras e a chuva começou, por sorte. Esperamos os onibus, que passam de uma em uma hora. Estava lotado. Descemos na Rio-Santos e nosso ônibus já estava la.

Viagem nota dez !

Fotos dessa trip: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10150475580699812.391275.576754811&type=1&l=bce602cfe9