segunda-feira, 5 de abril de 2010

Trilhas das Praias desertas em Ubatuba



Sabado de aleluia, saímos de Caragua sentido Ubatuba para fazer a trilha das praias desertas de Ubatuba. O tempo estava bom, sol, as vezes nublado e apartir das 15h uma chuva

Entre uma praia e outra, temos que atravessar morros cobertos de Mata Atlântica para alcançarmos as 4 praias: da Figueira, da Ponta Aguda, Mansa e da Lagoa. No fim da última praia há uma lagoa formada pelos rios que descem a serra.

Nossa intenção era seguir até a Praia de Caçandoca. Mas começamos a trilha tarde e o tempo mudou por volta das 15/16h. Resolvemos voltar da Praia da Lagoa.

A Trilha começou para nós bem no portal da cidade de Ubatuba na estrada. É uma estrada asfaltada que sobe a sua direita. Vai seguindo por essa rua (vai passar por casas, camping do João) até uma bifurcação. Na arvore vai ter uma placa Taoland(ecopousada), é só subir a esquerda.

A subida é média, muita gente vai com o carro mil, no caminho tem uma bica d agua e tambem um mirante que dá para avistar a praia da Figueira.

Depois do mirante começa a descida. Chegamos na Praia da Ponta Aguda. Lá existem campings e tambem estacionamentos. Parada para abastecer e comer uns pastelzinhos. Aqui voce pode seguir de carro até a praia da Lagoa por estrada (entra por dentro da Taoland) ou então seguir por trilha pela praia, margeando o costão. Foi o que fizemos.

No final da praia, tem uma trilha que sobe sentido a praia Mansa. Outra praia muito bonita, com aguas calmas para mergulhar e infelizmente é usada como cais para muitas lanchas. Muito barulho e farofa. rs No final da praia (sempre do lado esquerdo olhando para o mar) tem a trilha que sobe sentido a praia da Lagoa. Atenção nesse trecho. Se voce seguir sempre pela principal. voce vai sair em um Costão de Pedras, muito bonito, mas chegando lá não tem como prosseguir para a Praia da Lagoa. Então caso voce erre o caminho, volte sentido a praia mansa, na segunda bifurcação vire a direita. Se voce por acaso virar na primeira, vai sair numa pirambeira, que inclusive tem cordas. Volte para a principal e vire na proxima direita (isso retornando para a Mansa, se voce nao quiser conhecer as pedras, vire na primeira esquerda quando estiver vindo de la)

A Praia da Lagoa é muito bonita, bem extensa e com alguns campings selvagens. Não é deserta, já que dá para chegar de carro até um certo ponto. Tem um lago bem grande e tambem da para mergulhar no costão.

Para voltar, é só seguir uma trilha bem demarcada até uma casa aonde o pessoal para os automoveis. De lá voce pode seguir para a Praia do Simão ou então para a Praia da Caçandoca (+3h de trilha). Caso queira retornar como fizemos, é só caminhar pela estrada que vai sair dentro da Taoland (ecopousada). Retorno bem fácil, pelo mesmo caminho.

Depois da trilha paramos no restaurante chines em Caragua chamado Akebono. Yakissoba bem servido para 2 pessoas, 25 reais. Com direito a rolinho primavera (R$3) de entrada.

Para fechar a noite, zé e cerveja no nosso QG em Caragua.

Fotos da viagem https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10150534346814812.400717.576754811&type=1&l=3b87babed0

3 comentários: