segunda-feira, 14 de março de 2011

Nascente do Rio Tietê e limpeza na represa de Salesópolis

Dessa vez, além de curtimos tudo o que a Natureza e nosso Planeta nos deram, resolvemos fazer um pouquinho por eles.

Através do tópico no www.mochileiros.com e amigos combinamos de recolher o lixo a beira da represa de Salesopolis, cidade aonde fica a nascente do nosso Rio Tiete.

Espero, com ajuda dos amigos e amigas, realizar um passeio com esse propósito, uma vez por mês.

Temos um tópico para troca de informações e noticias:
www.mochileiros.com/limpeza-de-trilhas-acampamentos-e-cachoeiras-t46122.html

Fomos sabado de manhã e outro pessoal encontramos no domingo.

No sábado, nos dividimos, Fabio, Vivi, Carol, Leandro foram fazer um passeio de bike e eu e o Bruno, meio carro e meio caminhada.

No nosso passeios visitamos: Cachoeira da Porteira Preta (são duas quedas)



o parque nascente do rio Tiete


Nascente do Rio Tietê
O Pico Agudo



A Cachoeira da Usina




O Aterrado 



e voltamos para acampar no Pinheirinho, a beira da represa.




A nascente do rio tietê é bem protegida, voce paga 2 reais e um guia leva você até a nascente. Agua limpinha, transparente e nem dá para imaginar que ali nasce um Rio gigantesco, lindo em algumas partes e totalmente morto em outra. Depois de bebermos a agua do nosso Tietê, seguimos para o pico agudo.

Só voltar pela mesma estrada, ali voce vai ver uma bar da dona "alguma coisa" e mais para frente uma plaquinha de alambique. Entre nessa plaquinha, passa por uma madeireira. Ali você tem que pedir autorização para poder subir na pedra, pois fica numa propriedade particular. Deixamos o carro no alambique e subimos pela estradinha de terra. ela faz um zigzag completo, quando retorna para a cerca, é só subir beirando ela até a pedra. Acho que subimos em 1h até o topo. A pedra é bem lisa, então na chuva nem pensar. é bem ingrime tambem, para quem curte escalaminhar, é bem legal. A visão lá em cima é show, ficamos mais altos que os eucaliptos que dominam a região.

Depois de descer com todo cuidado, voltamos para o Alambique do Sr. Gabriel e compramos uma cachaça e um pedaço de rapadura. Tudo feito ali. Recomendo a cachaça de cambuci, 10 reais a garrafa.

Depois do Pico, seguimos para a Usina, infelizmente, porcausa de 15minutos, já estava fechada. Tentamos seguir para o Pinheirinho para avistar a cachoeira, mas acabamos no aterrado. ali só da para passar nadando rsrsrs. Muita gente pescando e muita sujeira² . vale a pena voltar e fazer uma limpeza naquele local.

Voltamos para a cidade, aonde realizava os festejos de São José, jantamos e seguimos para o Pinheirinho, agora por um desvio, cerca de 15km até o local aonde montamos acampamento. Lugar bem tranquilo, 2m da represa.

Tomamos um vinho, conversamos um pouco e fomos dormir por volta das 23h.

Domingo, dia da limpeza !
Acordamos as 7h da manhã, desmontamos acampamento e também tomamos um susto. Local estava totalmente abandonado e sujo. Ficamos sem reação, se limpasse aquela sujeira, iríamos atrasar com o restante do grupo. Optamos por ir ao encontro ao grupo para não atrasar o compromisso que outras pessoas teriam após a limpeza. Prometemos voltar ali.

Encontramos com o Leandro e seu filho, a beira da estrada. Fomos no ponto escolhido por ele para recolher o lixo. Em 1 hora e meia e numa faixa de 100 metros da margem da represa, 8 pessoas, recolhemos em torno de 15kg ou mais de lixo. tinha de tudo, osso, fralda, garrafas pet, roupas, monitor de computador, latas, garrafas, plasticos, embalagens de iscas e etc

Usamos luvas e sacos de lixo que o Bruno levou, o sol castigava bastante, por isso foi difícil continuar. Mesmo assim, saímos orgulhosos e felizes.

Nem um pescador falando para pararmos de limpar e "deixar para amanhâ" e que depois o povo vai sujar tudo de novo mudou nossos sorrisos.
É querido pescador, nossa parte fizemos, o dia que ali não ter mais peixe ou virar um lixão, você vai ter que gastar seu dinheiro, pescando em um pesqueiro e lembrando dos loucos que estavam limpando a represa, de graça e foram obrigados a ouvir a m.. que você falou.

Deixamos aqui nossa reclamação aos turistas (99% das placas dos carros, eram de fora) que vão pescar e deixam suas sujeiras a beira da represa e tambem a prefeitura de salesopolis, que não recolhe os lixos das lixeiras nos lugares citados acima e tambem sem nenhuma vigilancia contra esses monstros sem educação.

Para nós, ficou a lição que não podemos só curtir a natureza, também temos que lutar por ela. Aprendemos algumas coisas, conversamos e novas sugestões surgiram para as próximas limpezas.





Agora que venha a próxima e que mais amigos e amigas compareçam e ajudem outra amiga nossa, a Natureza.

Acompanhem o tópico e divulguem se souber de ações nesse sentido.

Valeu Fábio, Vivi, Diana, Carol, Brunão, Leandro e seu Filho e mochileiros.com que ajudou a juntar a turma

FOTOS: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10150562759294812.404773.576754811&type=1&l=9271e633ad

fotos vivi: https://picasaweb.google.com/vivimar2005/BikeOperacaoCataLixoNasMargensDaRepresaSalesopolis#

2 comentários: