segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Brasil, o país dos Raios !

Hoje li uma matéria do site do fantástico sobre a incidência de raios no Brasil. Somos o país que mais caem raios no MUNDO.

Não sou nenhum especialista sobre o assunto, mas já tive uma experiência e já ouvi várias histórias sobre cruzeiros voando montanhas abaixo.


Aproveito o espaço aqui no meu blog para divulgar o assunto, discutir e contar a minha experiência.


Sobre as histórias, tenho como exemplo, o cruzeiro de São Thomé, que já foi lançado do alto da montanha e reconstruído...




Ou a cruz de ferro colocada no Castelo Açu em homenagem aos aventureiros mortos que foram atingidos por um raio, em plena travessia Petro-Tere no Rio




Já ví até arvore cortada no meio por um raio em Trancoso na Bahia (de acordo com moradores locais): 




Minha experiência com raios foi fazendo a trilha "volta na serra" em Paranapiacaba-SP em 2007.

Estávamos em um grupo no meio da trilha em Paranapiaca, quando o tempo mudou (não percebemos porcausa das copas das arvores) e caiu uma forte chuva com muitos raios e trovões. Um deles, caiu próximo de nós, logo depois do forte estrondo, foi um silêncio bem estranho, na sequência um celular começou a tocar ou vibrar e outro ficou totalmente descarregado, não funcionou mais.


Ficamos bem assustados pois a chuva continuou e os raios também. Nem terminamos a trilha, cortamos o caminho e voltamos para a Vila.

Bom, agora vamos ver o lado dos especialistas, segue a matéria do fantástico: 

No Brasil, os raios matam 130 pessoas e deixam 200 feridas por ano:
http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2013/02/raios-matam-130-pessoas-e-deixam-200-feridas-por-ano-no-brasil.html


Eles frisam que a maior atividade de raios em nosso país é de outubro a março e o local com maiores atividades é Manaus.

Outra coisa interessante que eu não sabia, é que um carro é o local mais seguro, desde que esteja com a porta e as janelas fechadas.

Então, queridos amigos e aventureiros, muito cuidado em planejar suas trilhas em determinada época do ano. Principalmente aqueles que gostam de acampar no final do dia e noite em lugares altos.

Temos uma temporada de montanhas (abril/agosto) que chove menos, ame você e sua família, com certeza eles não vão querer uma cruz com seu nome em alguma montanha (com todo respeito aos que morreram). A montanha sempre vai estar lá lhe esperando.


Se em uma praia na tempestade, não é seguro, imagine uma montanha?? Pense nisso.


Filme documentário sobre RAIOShttp://www.fragmentosdepaixao.net.br


Cartilha sobre cuidados contra RAIOS:
http://www.fragmentosdepaixao.net.br/doc/Cartilha_Raios_Alta.pdf


Nos vemos por aí :) _________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário