terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Trilha das Sete Praias em Ubatuba

Uma trilha de fácil acesso, com direito a sete praias lindas (inclusive desertas), fácil navegação e visual fantástico são as 7 praias de Ubatuba.

A trilha começa na Praia da Lagoinha em Ubatuba, depois vem a Praia do Oeste, a Praia do Perez, a Praia do Bonete, a Praia Grande do Bonete, a Praia Deserta, a Praia do Cedro, o Pontão da Fortaleza e termina na Praia da Fortaleza.



Ela é totalmente batida. Os trechos um pouco mais difíceis (dois morros), são após a praia Grande do Bonete e depois da Praia do Cedro. Fiz um rascunho no google maps, o trecho apesar da vegetação espessa é bem demarcado depois do cedro. MAPA 7 PRAIAS GOOGLE MAPS

Nas praias de Lagoinha, Bonete e Fortaleza existem quiosques. Em alta temporada você encontra quiosques abertos logo após o rio na Lagoinha e na praia deserta antes do Cedro.

Você pode fazer em um dia ou se preferir acampar na Praia do Cedro. Há dois pontos de água nessa praia. Se preferir pode combinar um resgate de barco vindo da Fortaleza ou Lagoinha. Os barqueiros estão todos os dias nas areias dessas praias. Custa a viagem R$50.

Já fui para lá 4 vezes, duas delas, acampei na praia do Cedro.

Quando caminhamos no bate e volta, dormimos numa pousadinha em Lagoinha, 12 3843-3587 (rita).

Deixamos um carro estacionado na Praia de Fortaleza e outro na Praia de Lagoinha. Na Lagoinha é preciso usar zona azul dentro do condomínio.


Ou se preferir pode ir de ônibus (litoranea) sentido Ubatuba e pedir para o motorista para descer no Condominio de Lagoinha, aonde sai a trilha para a praia do Bonete. Se for voltar pelo mesmo caminho e estiver com as passagens de volta em mãos, é só esperar o Onibus do outro lado da rodovia.

Começando a trilha

Chegando a praia de Lagoinha é só seguir para o lado esquerdo da praia, sentido o rio




Após atravessar o rio é só seguir a trilha demarcada que vai margeando a costa. Passamos pela praia do Oeste, a Praia do Perez e a praia do Bonete aonde existe alguns quiosques com comida e bebidas.



Sempre após atravessar a praia, a trilha continua. Depois do bonete, há uma pequena subida que leva a praia grande do bonete. 



No final da praia grande do bonete há uma pequena vila de pescadores e uma placa bem humorada indicando a trilha




Só contornar a simpática casa e subir, agora um morro bem íngreme. Mas, não muito difícil.



Vista de cima do morro em direção a Praia do Cedro




Desse ponto é só descer com cuidado por causa do barro. Saímos na praia deserta, aqui existe um quiosque, o do Alemão, alguns barcos saem da praia da lagoinha até aqui ou a do cedro.

Na praia do cedro há uma ótima área de camping com sombra e água




No Cedro todas as quatro vezes que visitei, totalmente limpa e espero sempre que continue assim.

Foto da praia do cedro (a primeira) e a deserta. By Fábio:




Depois da praia do Cedro, a trilha continua atrás de uma pequena casa, é a segunda maior subida. Porém o caminho da Praia do Cedro até a Fortaleza é menor que o caminho da Praia da Lagoinha até o Cedro. Alguns fazem bate e volta vindos da praia de Fortaleza.

Depois da longa subida já avistamos o costão de Fortaleza. Para quem curte escalada, aqui há boulders http://4climb.com.br/blog/wp-content/uploads/2012/01/croquiUBT2011_p.pdf


Caso, esteja cansado ou sem muito tempo, é só seguir a trilha que você estará finalizando na praia de fortaleza. aqui há bares e lanchonetes. Quem deixou o carro no estacionamento,só retornar ou então esperar o onibus que leva de volta para a estrada e de lá você escolhe seguir para Ubatuba ou Lagoinha.



Vista da praia da fortaleza





Fotos da trilha completa em 2007: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10150512360349812.397694.576754811&type=3

Acampamento na praia do cedro em 2013: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10151397336959812.506325.576754811&type=3

2 comentários:

  1. Parabéns pela descrição do trajeto; em mais de 2H de pesquisa, foi o mais completo e recente que encontrei.
    Estou pensando em ir acampar em uma dessas praias, provavelmente o Bonete, sabe se ainda pode acampar nesse local sem problemas? Ou ainda assim indica a praia do Cedro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Renan !

      Eu aconselho acampar no Cedro, tem agua e é deserta.
      No Bonete já vi gente acampando, qualquer duvida converse com os pescadores.
      Não esqueça de trazer o lixo de volta e fazer o numero dois conforme manda a regra do bom campista/trilheiro rsrs abs

      Excluir