terça-feira, 8 de abril de 2014

Não Viajei



Hoje, lendo mais uma vez o livro do Rubem Alves, sobre o tempo e a eternaidade, parei na crônica Eu não viajei e abaixo compartilho alguns trechos para meus amigos e companheiros de viagens, a conclusão, cada um tire a sua:


"A cor da minha pele está como sempre foi. Não me bronzeei numa praia. Não fui de avião nem ao Caribe, nem ao Nordeste, nem ao Sul. Podia ter ido. Preferi ficar. Fiquei sem sentir inveja dos prazeres que os que tinha ido estariam tendo. Muita gente viaja, não porque queira, mas porque vê todos os outros indo e não suporta ficar , imaginando que os outros estão bebendo agua de coco, comendo camarão e curtindo adoidado." ...

"Eu não viajo para conhecer. Eu viajo para ter prazer. Acho que vou conhecer mais sobre Michelangelo ficando em casa e lendo livros sobre ele do que indo a Firenze. Mas indo a Firenze a minha imaginação voa e , ao andar pelas ruas, penso que ele tambem andou por elas. É esta sensação mágica de... de que mesmo ? "...

"Há pessoas que viajam o mundo inteiro, de avião, sem nunca desembarcar do medíocre e banal vilarejo que é sua alma. Enxergam tudo e não vêem nada. Voltam do mesmo tamanho, do mesmo jeito, sem que tenham ficado mais belas, sem que haja um novo brilho no seu olhar, semelhante a um arco íris. Porque voltam vazias por dentro, tratam de trazer malas cheias.

"Pra viajar bem, não bastam passaporte, dinheiro e passagem. Porque, como disse Bernardo Soares,"nunca desembarcamos de nós" Pensam que estão vendo o mundo ? Enganam-se. "O que vemos não é o que vemos, mas o que somos" Cada foto, cada relato de viagem é uma revelação dos nossos cenários interiores"

___________




Nenhum comentário:

Postar um comentário