quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Cantareira - Núcleo do Cabuçu

Feriado da consciência negra em Sampa.

Parque da Cantareira, Núcleo Cabuçu.

O último dos Núcleos que faltava conhecer. 


Este é o quarto e último núcleo do Parque, onde ainda há uma área que preserva parte da floresta nativa e vários animais. Recentemente este núcleo foi revitalizado, e o projeto auxilia na proteção dos mananciais e na preservação da maior floresta nativa da região.

Assim como outras glebas que hoje formam o parque, boa parte da Bacia do Cabuçu foi desa-propriada para compor a área a ser protegida pelos mananciais de abastecimento, em 1904 foi construída a barragem, ficando conhecida como Represa do Cabuçu, funcionou por mais de 60 anos, sendo desativada quando entrou em operação o atual sistema Cantareira.

Em 1999, foram iniciados os estudos para reativação do uso da barragem, desta vez para contribuir no abastecimento de parte do município de Guarulhos, área de intenso aumento de ocupação nos últimos anos. Como a área foi decretada como parque em 1963, há a necessidade de desenvolver diversas ações para que os objetivos tanto do parque como do abastecimento sejam alcançados.



Trilha da Cachoeira



O Núcleo Cabuçu conta ainda com anfiteatro, centro de visitantes, áreas de piquenique, playground e trilhas de interpretação da natureza, onde há monitores para ministrar palestras e acompanhar os visitantes por todo o parque.

Acesso: Rodovia Fernão Dias até a Casa de David (km 80 sentido SP-BH), seguindo pela Estrada do Cabuçu até o nº 2.691


Depois passamos no Engordador e finalizamos no Mercadão Municipal de 
SAMPA

Finalizando o passeio com um super sanduíche de mortadela do mercadão de SP




FOTOShttps://www.facebook.com/media/set/?set=a.10150514930979812.398147.576754811&type=1&l=6a4b78ce2e



4 comentários: