domingo, 23 de novembro de 2008

Trilha Sistema Funicular

Trilha realizada em 2008, saímos da Vila de Paranapiacaba até Cubatão no litoral Paulista. Fomos seguindo os trilhos do antigo sistema funicular de SP.

Um pouco sobre o sistema funicular:


O primeiro sistema funicular, que foi denominado de Serra Velha, iniciou atividade comercial no ano de 1867, quando a Sao Paulo Railway começou a operar. Esse sistema comportou o tráfego de passageiros e cargas até a década de 1890, quando um segundo sistema funicular, de maior porte, começou a ser construído. O novo sistema foi denominado de "Serra Nova". Começou a operar em 1901.

O 1º Sistema Funicular ou Serra Velha, constituíu-se na construção de quatro planos inclinados interligados por patamares, onde estavam instalados um sistema de máquinas fixas acionando os cabos de aço, que puxavam a composição ferroviária.

Nos chamados patamares, eram efetuadas as trocas dos cabos de sustentação e assim a composição novamente subia ou descia a serra, agora sendo tracionada por outra máquina fixa, colocada mais adiante. Cada máquina fixa estava localizada numa extremidade superior de um plano inclinado.
Em 1981, um incêndio misterioso destrói a antiga estação ferroviária de Paranapiacaba e o Sistema Funicular é desativado.


A TRILHA

Trilha histórica bem pertinho de sampa, na Serra do Mar.


Partimos de Paranapiacaba na sexta meia noite e retornamos de Cubatão no domingo as 15h.


Chegamos na Vila, aquela neblina e frio já tradicionais. Não dava para ver o relógio. As ruas totalmente vazias. Essa trilha não é permitida, pois atravessa os trilhos da MRS e é lei federal que não pode caminhar sobre trilhos.

O começo da trilha é feita ali próximo ao cemitério, aonde tem o mirante e vai até o Rio Mogi ou Poço Formoso. Você tem que ficar de olho nos seguranças da MRS, atravessar os trilhos ativos e começar a trilha pelo outro lado (um morro).

Não tivemos muita sorte, estávamos em um grupo grande, os seguranças perceberam e foram atrás, passamos pelo primeiro túnel tinha um pessoal acampando, saímos do túnel e avistamos as lanternas deles. Gritavam e atiravam pedras (eles estavam nos trilhos ativos embaixo e nos no sistema funicular em cima). Apagamos a lanternas, ficamos quietos e eles desistiram. 

Primeira ponte para atravessar, essa nem deu muita emoção que estava tão escuro e neblina que voce não enxergava a altura dela.

Nosso destino era o Quarto patamar, aonde iríamos acampar a primeira noite, aliás a primeira madrugada. Já eram umas 2am.

Depois da primeira ponte passamos por outro túnel e seguimos adiante, sempre indo pelos trilhos ou o cabo de aço do antigo sistema funicular.
Metros a frente a temida Grota Funda, de dia é muitoooo alto(50m)


A noite quem não conhece não se assusta muito, alguns foram em pé outros meio que engatinhando, outros sentados, todos passaram.



Pessoal tinha que prestar muita atenção nessa passagem pelas pontes, pois voce só podia pisar aonde tinha o ferro dos trilhos, já que os dormentes estavam a maioria podres.

Destino alcançado: 4º Patamar.
Montamos as barracas, o local tem muita pedra, então trate de levar um isolante inflavel. Lugar muito bonito para tirar altas fotos e viajar no tempo:




Lembram da Grota Funda ?
Olha a altura dela de dia 




ela de novo:




Fizemos nosso café, apreciamos o local, desmontamos o acampamento e seguimos a trilha...

Senão me engano, são de 12 a 16 pontes e tuneis para transpor.

Mais uma pela frente, de dia o negócio é outro, repare que voce só pode pisar nos trilhos ou naquela chapa que tem o parafuso ao lado dos trilhos:




Galera passando mais um túnel:


Depois de passar por cima de umas 4 pontes, resolvi não me arriscar mais, comecei ir pelas trilhas contornando ou descendo as pontes e subindo novamente.



Alcançamos o 3ºPatamar, já dava para ver Cubatão.
Aqui parecia que as pontes estavam piores. Chegamos na ponte mãe, a maior de todas. Fui por baixo. Não era nem o meu senso de segurança que estava apitando, era o de conservação histórica.



Nas bases dessa ponte, o ferro tinha virado papelão, qualquer toque ele desmanchava. feio o negócio.

Resolvemos acampar dentro do Túnel Mãe, pelo nome já deve saber que é o maior de todos tambem. Era uma goteira só, bem úmido. Não tinha mais trilhos inteiros, mas muitos dormentes espalhados, chance de animal peçonhento muito grande.

Rolou pizza, rolou arroz, feijão e calabresa, fogueira. Pessoal caprichou




Até pirofagia 

Dia amanheceu, pelo menos a entrada do túnel voce enxerga alguma coisa. ahh existe uma bica d agua dentro do túnel.




Ao lado do túnel que acampamos, voce percebe que ao lado, tem outra entrada de um túnel que desabou.

Continuamos descendo, desviando de pontes, alguns seguiam por cima, atravessamos mais túneis, muitos morcegos. Cubatão cada vez mais próximo.
Avistamos uma cobra, ela ficou quieta no canto dela e nos seguimos...
Muitas pontes não resistiram ao tempo:




 

No meio da trilha, temos que atravessar uma cachoeira, cuidado nessa parte, muito liso e bem ingrime.





Parada para se refrescar, mergulhar e continuamos sentido Cubatão, até que a trilha já começava a ficar plana.

Passamos por um antigo sistema de reservatório de água, os trilhos voce nem consegue ver mais(provavelmente roubado para vender em ferro velho). só o cabo de aço.


Já estavámos em Cubatão



Ultima ponte para atravessar


Aqui a trilha tranquila e bonita



Chegamos nos trilhos da MRS ! Aqui atenção, voce se arriscou a trilha inteira para ser atropelado ?? cuidado



Nosso ponto final foi a casa da Dona Zélia em Cubatão. alguns tomaram banho, ela serviu um delicioso café. Deixamos as coisas que não comemos com ela, o lixo tambem.

Pegamos um ônibus urbano até a rodoviária e posteriormente um até Sampa.

"Mama, i´m coming home"



Atravessamos algumas pontes que estão muito mal conservadas, vimos muito verde, muita ferrugem, cobra, morcegos mas a animação e a força de vontade da galera foi maior para finalizar essa trilha.


Um perrengue como esse lava a alma de qualquer trilheiro.  



ATENÇÃO: Recomendo a quem for fazer essa trilha, não ir por CIMA das pontes.

As pontes estão se deteriorando e por baixo vi também muita estrutura podre. Adrenalina faz bem, mas preservar as pontes, sua vida e dos outros que estão com você é melhor ainda.

Aqui um vídeo feito por um outro trekker na mesma trilha. Atenção apartir dos 8 minutos, o alerta sobre o perigo: https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=176JeboLCTw

FOTOS: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10150515730839812.398255.576754811&type=1&l=be07497d2f





14 comentários:

  1. Os trilhos, cabos, roldanas, passeios e parte dos parafusos foram retirados, a estrutura cortada e as bases foram dinamitadas para dar lugar a ponte do Sistema Cremalheira.

    ResponderExcluir
  2. Caldeiras da máquina tracionadora do cabo de aço.

    ResponderExcluir
  3. Corte é a porção da encosta removida (cortada) em que não haja necessidade de se escavar túnel.

    ResponderExcluir