quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Sengés - PR (primeiro dia)

Depois de 4 anos, finalmente a chance de conhecer a região de Sengés -PR e Itararé-SP.

Existem muitas cachoeiras, grutas, mirantes, trilhas e muito pouca informação turística.

O pouco que reuni foi com ajuda do tracklog do amigo Otávio que foi feriado anterior, dicas do Déo que já tinha conhecido uma parte do lugar e o Sr. Nildo do Hotel Sengés que nos forneceu um mapa desenhado de próprio punho.

Fizemos um cronograma de 4 dias, sendo que no último dia, foi decidido lá na hora:

Dia 1 - Mirante do Corisco e Poço do Encanto
Dia 2 - Trilha das 7 cachoeiras
Dia 3 - Canyon do Jaguaricatu,  Cachoeira do véu da noiva e a parte de cima com outras cachoeiras, cachoeira da erva doce,  cachoeira do navio
Dia 4 - Rio Pelame, cachoeira do funil, Parque da Barreira, Rio da vaca

Muitos que vão para aquela região escolhem a cidade de Itararé, já que possui mais pousadas, agências de turismo e mais estrutura. Mas, as melhores atrações ficam em Sengés. Bom, encontramos um Hotel na cidade, com preço muito justo, R$25 a diária com café da manhã. E trocavam as toalhas, arrumavam o quarto, um luxo para qualquer mochileiro. http://www.hotelsenges.com.br/ e caso precisasse de um guia, na cidade tambem têm. Fica a dica para a prefeitura da cidade investir no turismo.

O Hotel Sengés do lado de fora parece aqueles hotéis de beira de estrada, aliás, fica a beira da estrada, porém é grande, limpo e organizado. Fora a simpatia do Sr. Nildo, que alem de tudo nos ajudou com dicas, desde restaurantes, postos e atrativos.

Ponto de encontro foi no Metro Butantã às 5:30. Paramos no posto do Extra na Raposo e mais para frente, para tomar um café da manhã. Para fugir dos pedágios, seguimos por Cotia, Íbiuna, Piedade, Pilar do Sul, São Miguel do Arcanjo, Capão Bonito, Taquarivai, Itapeva, Itararé e finalmente Sengés. Foram 342km, três pedágios, 4,90+7,80+7,50. A estrada é boa, há muitas curvas, mas depois de Capão Bonito são mais retas.

Há, tivemos um imprevisto, o carro da Júlia foi parado naqueles radares inteligentes, que pegam carros com documentos atrasados. Mas, ela tinha todos os comprovantes, só apreenderam os documentos. Chegamos por volta do meio dia. Dividimos os quartos no Hotel e seguimos para o Mirante do Corisco.

O Mirante fica em uma propriedade particular, no KM 12 da PR 239. Depois são 20km de terra e 5km de caminhada. São as aguas do Rio Capivari caindo sob o Rio Itararé, a divisa natural de SP e PR. Uma queda de 98m (tem sites que falam em 106m)

Cachoeira do Corisco

Depois de apreciar essa queda e o vale, fomos até o Poço do Encanto. Ele fica um pouco escondido, sem placas e o acesso é em meio a estradas de terra. Dizem que precisa de autorização, mas em nenhum momento vimos postos de vigilância ou placas alertando. O Poço é uma grande nascente que forma uma lagoa de cor azulada. Preferimos não entrar para não levantar a areia e o lodo no seu fundo. Mas, dá vontade. Lugar tranquilo e preservado. Também não tinha ninguem no local.

Poço do Encanto
Na volta do Poço do Encanto pegamos uma chuva bem forte. A única do feriado. Preferimos seguir para o restaurante indicado pelo dono do hotel. o restaurante era novo, pequeno, mas o dono super simpático, o Edgard. O restaurante/lanchonete chamava-se Botequim D' Paula, Rua da Matriz, 147. A refeição, acredite R$6,50 (arroz, feijão, salada, bisteca). E eu comi dois pratos. Ah, ele tambem faz um yakissoba bem caprichado.

A noite todos capotamos.

Gastos do dia:
Gasolina + Pedágios (3 no carro) = R$40,00 para cada

Diária Hotel: R$ 25,00
Almoço: 6,50

Jantar: 6,50
Bebidas e outros: R$10,00

Vídeo do poço do encanto: