quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Sengés - PR (segundo dia)

Combinamos de se encontrar as 8h no local do café da manhã do Hotel, o café era simples e gostoso; leite, café, pão fresquinho, manteiga, queijo, mortadela, mamão, suco e bolo.

O sol já dava as caras e saímos para o supermercado do Pezinho, próximo ao hotel, onde fizemos compras para passar o dia na trilha das 7 cachoeiras. A trilha tem 14 quilômetros e inclui cachoeiras que vão pontuando o rio Lajeado Grande: Cachoeira da Cabeceira (com 35 metros de altura), Cachoeira do Postinho, Cachoeira dos Veadinhos, Cachoeira dos Bugres (20 metros de altura), Cachoeira do Lajeadão (20 metros) - com uma interminável quantidade de piscinas naturais, e finalmente a Cascata do Poço Fundo, trecho final desta inesquecível caminhada.

E realmente, passamos o dia. O meu amigo Déo já tinha feito essa trilha e depois da primeira cachoeira errou a trilha e fez a gente caminhar bastante entre a plantação de pinheiros. Eu tinha um tracklog e não sei porque só mostrava aonde estavam as cachoeiras, mesmo assim foi útil. Depois de 2 horas caminhando, resolvemos voltar para a primeira Cachoeira Cabeceira e achamos a trilha certa. Achamos a trilha aberta que vai paralela ao rio, como passam poucas pessoas por ali, o mato fecha tudo.

Deixamos os carros próximo a queda da cachoeira da Cabeceira e seguimos pela trilha que desce até o poço. No poço o primeiro mergulho e alguns minutos admirando aquela beleza.



Vista de cima da Cachoeira da Cabeceira 35m
Parte de baixo da Cachoeira
Cachoeira da Cabeceira, vista de baixo
Daqui é só seguir a trilha batida, não esqueça da entrada a direita. Meu amigo foi direto, como falei, andamos algumas horas entre os pinheiros. Depois retornamos até esse ponto e ele lembrou o caminho.

Mesmo sendo batida a trilha, os pinheiros e o mato crescem muito rápido. muita atenção. Uma hora perdemos a trilha e fui seguindo a direção da cachoeira pelo GPS, quando todos estavam desistindo, achei ela e chamei todos.



Cachoeira dos Bugres
Depois a trilha segue batida pelo pasto até uma estrada, preferimos cortar caminho pelo pasto, ambos levam para a próxima cachoeira. Pessoal já estava um pouco cansado porcausa do sol e da caminhada que fizemos a mais quando estávamos perdidos.


Cachoeira do Lageado
Nada que um bom banho de cachoeira não recupere as energias. Fizemos mais uma parada e seguimos para a próxima cachoeira. Agora a trilha tambem seguia bem batida, sem perigo de se perder.

A última cachoeira, do Poço Fundo.



Ficamos um bom tempo aqui, comemos, nadamos e tiramos fotos. Estava bem quente. Seguimos para a Cachoeira da Cabeceira, os primeiros, mergulharam, outros já foram para os carros e eu deitei nas pedras para ouvir aquele barulho de agua.

Todos prontos para ir embora, seguimos pelo mesmo caminho. Paramos na Fazenda da Dona Augusta, aonde as agências costumam parar e oferecer o café para os turistas. Como meu amigo já tinha feito isso, na ida já tinha combinado com ela. Tinha bolinho de chuva, cafe e leite da fazenda, queijo, doce e pão feito por ela e a galera comeu quase tudo. Só não comi mais porque já estava pensando no jantar. Comprei um queijo por 5 reais e dei mais 5 pelo café, ela não cobra nada, você paga quanto quiser.
Dona Augusta nos recebendo
galera mandado ver no café
Depois seguimos para Sengés, paramos no posto da Padroeira, um pouco antes da cidade e jantamos. Comida a vontade por 12,90.

Gastos do dia
Gasolina: 10,00
Supermercado: 10,00
Café Dona Augusta: 10,00
Jantar no Posto da Padroeira: 15,00
Diária Hotel: 25,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário