terça-feira, 4 de outubro de 2011

Vulcão El Misti - Arequipa - PE

"Dizem que somos loucos Por pensar assim
Se somos muitos loucos
Por sermos felizes
Mas louco é quem me diz
E não é feliz"

Parafraseando os Mutantes, foram o que acharam de nós, logo após terminar o Vale Del Coca, ir dormir às 23h e acordar 8 da manhã para ir fazer o El Misti, vulcão de 5.800m.

Bom, assim que chegamos do Vale del Coca, passamos na agência confirmar o El Misti e fomos para o Hostel El Condor, tomamos uma ducha e encontramos com o Roy no Restaurante mexicano. De lá, voltamos tarde para o hostel para arrumar as mochilas e dormir para fazer o El Misti

Dia seguinte, a van atrasou mais de uma hora, confundiram nosso hostel. De lá fomos para a empresa que organiza o passeio (diferente da que contratamos). Fizemos um check list, lá vai saco de dormir, barraca, panelinhas para nossas mochilas pesadas (com água).

Rapidamente voltamos para o jipe e seguimos até o parque aonde se encontra o El Misti.

Dessa vez fomos: Anderson, Sandro e eu. Junior ficou bem cansado do Vale Del coca.




Depois de uma hora, chegamos no pé do El Misti, por volta dos 3500m. Nosso acampamento era no 4.600m.

A subida com sol forte é bem puxada. Fora os insetos gigantes que fazem muito barulho com rasantes e segundo o guia, a picada é dolorida.




Começamos por volta das 11h, paramos algumas vezes e a parada maior foi em um mirante. Nem da para acreditar que subimos tudo aquilo. O grupo subiram todos no mesmo ritmo. Conhecemos 3 Gauchos.




Chegamos no acampamento  (4600m) por volta das 15/16h. Sol estava rachando, mas assim que o sol se escondia, o frio e o vento vinham com tudo.




Foi o tempo de armar as barracas, tomar uma sopa e capotar nas barracas. Claro que ainda deu tempo de curtir um pouco do por do sol



 A meia noite estávamos de pé para começar o ataque ao cume.

Do acampamento até o cume são mais 8 horas. Nem parece visualmente, mas depois que voce começa a caminhar com aquele frio e falta de ar, voce entende.

A noite só via as lanternas e as luzes de Arequipa lá embaixo. Os gauchos desistiram logo na primeira subida, um deles estava passando mal com a falta de ar.




Era umas 4h da manhã e eu comecei a passar muito frio. 

Voltando do Vale Del Coca, roubaram meu anorak do lado de fora da mochila sem que eu percebesse, alias percebi só na hora de arrumar a mochila as 23h. Achei que um poncho e um fleece bem grosso resolveria. Que nada. Por volta dos 5.100m, meus dedos dos pés e mãos simplesmente congelaram, ficaram duros e meu raciocínio bem lento. O Anderson ainda tentou me ajudar dando outro fleece, mas o corpo não estava esquentando. Resolvi deixar o grupo ir mais rápido e retornar. Eram 5h da manha, o dia já estava quase clareando.




A descida é outra coisa muito louca. Você não volta pela trilha, você caminha mais para a esquerda aonde tem um precipício de cinzas. Imagina uma duna de 5.800m.

Estava morrendo de frio, mas 2 minutinhos descendo pulando e correndo aquelas cinzas, melhorei instantaneamente. Voce pula, cai 1.5m para baixo, não cai e assim vai, quase rolando cinzas abaixo. Muito legal.

Voltei no acampamento o sol já estava alto. Deitei e esperei o Sandro e o Anderson.

Eles demoraram mais umas 4h para chegar. deu tempo de desmontar as barracas e apreciar aquela vista sensacional.

O sol na montanha é bem forte, mesmo com o vento frio, ele vem que vem...

Assim que o Sandro e o Anderson chegaram, não ficamos nem meia hora, como já estava tudo arrumando, seguimos para a base do El Misti. A descida é bem rápida comparando com a subida (A subida primeiro dia: 4h + 8h do segundo dia) a descida é em 2/3h, voce vem se jogando pelas cinzas em boa parte da trilha.

Determinado momento você tem que parar para tirar os 2kg de cinzas em cada bota.

Chegamos bem rápido na van. Ainda tivemos que esperar a van no meio dos mosquitos gigantes.

Se jogamos direto para o hostel el condor. todo mundo moído de cansaço, sono e hambre (fome).

Uma coisa todos concordaram, nunca fazer Vale del coca + el misti sem descansar.

Comemos num restaurante local: El Gavillan, muita comida e barato.

Tiramos mais algumas fotos de Arequipa, e a noite seguimos para Cusco. Eu tinha achado que me daria bem com o Junior, compramos os bancos na parte inferior do Bus, que reclinam mais, só que esqueci um detalhe, sentei debaixo da tv e com minhas pernas pequenas que todos que abriam a porta, relavam nas minhas pernas. Sono #fail. :(

Cusco fica para outro relato ! Lá encontramos com a Vivi, Fábio e o Willian.


FOTOS: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10150579957784812.406893.576754811&type=1&l=464e7cf065

Dicas:
* Levar 4l de agua
* Repelente
* Chocolates e snacks para trilha
* Use duas meias grossas
* Anorak ou corta vento é essencial
* Mochila pequena ou polchete para o ataque ao cume

Um comentário: