quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Sana - RJ

Sana é um vilarejo que pertence a Macaé no Rio de Janeiro.

Tem 10 anos que fui adiando em conhecer o lugar. Dessa vez não deixei passar em branco. Fui primeiro ao RJ e depois seguimos de carro até o Sana. Viagem tranquila de quase 3h.

No Sana a intenção era ficar no camping Jatobá (http://www.campingjatoba.com/), como não tínhamos reserva, ficamos no camping do Poço (22-27932843 c/ Russo). DIária R$20



Camping com estrutura básica, mas que devido a lotação, fica muito a desejar, acho que a maioria são assim. Para ter uma noção o local tinha 2 banheiros de agua quente e só um chuveiro de agua fria, sem pias externas. No camping devia ter umas 200 pessoas, fácil.

O local no feriado fica bastante cheio, o que reflete nas cachoeiras, ainda bem que é bem vigiado e não existe aquele povo que leva comes e bebes, som e não tráz nada de volta, emporcalhando tudo.

Em um dia conheci a Cachoeira 3 quedas, Pai, Filho e Mãe e por ultimo a do Escorrega.




No outro fui no Peito de Pomba e também parei nas cachoeiras



A Trilha até o Peito de Pomba é bem demarcada até cruzar um riacho e chegar no pasto. Só acompanhar a cerca de arame farpado apos o rio, virar na primera esquerda (subida) vai chegar em uma grande erosão, ai é só seguir a trilha bem batida, ao avisar o pico, pegue o caminho a direita, até entrar na floresta, ai só existe uma trilha até o cume. No cume, para subir os 5/7 últimos metros, só escalando com cordas.



Saí às 8h da manha, em 2:40 estava no cume. Encontrei com dois mineiros e um cariocas perdidos e finalizamos juntos. Na volta encontrei outros grupos.





Tracklog:
Parte I: http://connect.garmin.com/activity/166561245
Parte II: http://connect.garmin.com/activity/166561246

Na volta ainda deu para curtir mais um pouco das cachoeiras e parei para almoçar no Restaurante que fica no final da trilha, come a vontade por uma unica vez, voce escolhe a mistura e paga 10 reais. Imagine o prato de quem andou o dia inteiro.... é multiplica por 2.

A noite da cidade é bem movimentada, carros com som alto na rua, gente bebendo, comendo e conversando. Eu fui assistir o show do Baia no Sana Rock, o cara só atrasou 3h, mas como estava com amigos cariocas, tive paciência.

De estrutura, a cidade é bem simples, alguns mercadinhos, padarias, lanchonetes. Não tem banco, muito poucas lojas aceitão o cartão devido a pouco sinal de celular. O bus ou a van para Casimiro saem de frente a praça. Em Casimiro, vi que tem Itau, caixa 24h.

outras dicas encontrei nesse site: http://www.portaldosana.com.br/

Em Casimiro, se voce for de Sampa, compre a passagem direta para SP da 1001. Voce economiza alguns reais.

Fotos da viagem: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10150720919954812.427133.576754811&type=1&l=aad4932f6f

Nenhum comentário:

Postar um comentário