quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

A Trilha do Ouro - Terceiro Dia

Hoje acordamos bem cedo, era por volta das 6:30 da manhã. O percurso seria caminhar até a ponte pensil, final da travessia, + ou - 18km e depois caminhar mais 14km até o campo da gringa em Mambucada para pegar o ônibus para Paraty.

Como acampamos na beira do Rio Mambucada, a umidade não secou as roupas e ainda guardamos as barracas molhadas. O bom que usamos o espaço da casa para deixar as mochilas, botas e roupas do pantano encharcadas. 

A trilha segue ao lado da casa do Tião, Partimos eram 7:30. Como choveu muito no dia anterior, o caminho de terra virou um grande lamaçal




Perdemos bastante tempo tentando se equilibrar e subir o lamaçal.
Durante a subida, uma vista maravilhosa da cachoeira dos veados




Depois que saímos do lamação, veio as pedras do calçamento. Aqui, o uso de um bastão de caminhada ajuda muito. As pedras estão com limo, lama e agua. Muito lisas.




A trilha continua em um belo visual formado por muitas arvores, pequenas quedas e até atravessamos um rio, bem menor que o Mambucada. Nem tiramos as botas, já estavam molhadas e sujas de lama

Chegamos na ponte pensil, que estava com uma parte quebrada, eram meio dia e vinte. Aproveitamos o sol e gastamos um bom tempo nadando no rio. Depois, nos arrumamos e seguimos o caminho até uma estrada de terra com várias propriedades.




Depois de caminhar alguns km, encontramos um morador com uma pick up. Oferecemos pagar uma quantia de R$15 para ele nos levar até o Campo da Gringa. Éramos 9 pessoas. Ele topou.

Final da caminhada (kombi era do pessoal da agencia)
A trilha deste ponto até o Campo da Grinda de onde saem os onibus para Paraty e Angra dos Reis são 14km. Algumas pequenas subidas e descidas. Passamos pelo menos por 3 ou 4 piscinões/rios com pessoas. Se for andando também não será um mau negócio.

No Campo da Gringa partem os onibus da Colitur para Paraty. São de hora em hora até quase meia noite. Pegamos o onibus das 2 para Paraty. Fomos para uma casa alugada por amigos a alguns km da vila histórica.

No dia seguinte fechamos o feriado de carnaval na praia e na cachoeira do Iriri.
A cachoeira é bem movimentada , porém, é só você subir para as quedas acima que os poços são mais tranquilos


E por ultimo, um mergulho nas aguas calmas da Praia do Iriri. 

Carnaval nota 10 :)


O parque tem outras atrações, não somente a trilha do ouro. Tem outras cachoeiras, pico do tira chapéu, vários mirantes e poços. Vale dar uma conferida no site do parque. Há opção de dormir na casa dos moradores. Outra coisa importante, não precisa pagar para visitar o parque.


Croqui terceiro dia


Croqui ultima parte da trilha














































Gastos
Transporte até o Campo da Gringa: 15,00
Onibus para Paraty: R$3,50



Fotos da Trilha: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10151414908104812.507895.576754811&type=1&l=023ca0b567

Fotos da Cachoeira do Iriri: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10151414973149812.507900.576754811&type=1&l=460a935bd8


Relato Travessia completa:

Primeiro Dia:http://raffanocaminho.blogspot.com.br/2013/02/a-trilha-do-ouro-primeiro-dia.html


Segundo Dia: http://raffanocaminho.blogspot.com.br/2013/02/a-trilha-do-ouro-segundo-dia.html


Terceiro Dia: http://raffanocaminho.blogspot.com/2013/02/a-trilha-do-ouro-terceiro-dia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário