sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Brotas - SP

Enfim chegamos a Brotas, a cidade do turismo de aventura e na minha opinião de mochileiro, trilheiro, viajante ou seja lá qual a denominação que o povo fala, achei uma exploração.

Eu acho justo você ter uma propriedade, construir uma estrutura e cobrar 25, 30 ou 35 reais para passar o dia ou acampar.

Seria mais justo se toda propriedade cobrasse uma taxa de visita para poucas horas, exemplo: quero conhecer a cachoeira, tirar algumas fotos e em alguns casos, dar um mergulho. Tempo de permanência, uma hora ou até duas dependendo da trilha. a taxa, 3 ou 5 reais. Agora imagina se fossemos em todas as cachoeiras de Brotas, que em média custam para entrar 20 a 30 reais ??
Para disfarçar a exploração, algumas oferecem almoço incluso no preço.

Fica postado aqui minha revolta e sugestão

Outra cidade com muito mais cachoeiras, Bueno Brandão, a taxa em média são 3 a 5 reais.

Ou vocês acampam cada dia em uma cachoeira para não pagar a entrada e usufruir da exploração ou vão sair bem chateados com o lugar, que é lindo e não merece esse povo que cuida do turismo.

Por não conhecer a região e não ter indicações pegamos uma cabana no camping do jacaré (http://www.campingjacare.com.br) por 35 reais. o local tem uma ótima estrutura, boa localização, piscina, banheiros limpos, wi fi e bem seguro. Mesmo assim, achei caro. ficamos por falta de conhecimento.

Primeiro dia fizemos um churrasco com que sobrou de Itirapina, abrimos nossas barracas para secar e terminamos o dia na beira da piscina. 




A noite jantamos na Torre de Pizza. Recomendo.

Dia seguinte fomos as Cachoeiras do Bairro do Patrimônio, a primeira custava 25 reais a entrada. tentamos negociar e nada. Fomos na seguinte, na cachoeira das 3 quedas (http://www.cachoeira3quedasbrotas.com.br) e conseguimos um desconto por "15 reais"









Como o próprio nome diz, são 3 pequenas cachoeiras. uma estrutura básica, restaurante, o dono simpático e só não acampamos ali, pois já deixamos pago o Camping do jacaré.

Ficamos ali umas 2horas e voltamos para a cidade, tambem conhecemos o parque dos saltos (gratuito ALELUIA). 



Fizemos nosso almoço e janta no camping. Dia seguinte, tentamos fazer um rafting, mas o preço tambem não colaborou 85 reais. Zarpamos sentido a Sampa.

E se vocês quiserem conhecer cachoeiras bonitas vão para Aiuruoca-MG, Carrancas-MG, Bueno Brandão-MG e etc.
Lá você não será explorado como em "Campos de Brotas" (alusão a Campos do Jordão no inverno)

+ FOTOS: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10150585272504812.407506.576754811&type=1&l=7b695980cc

4 comentários:

  1. Aê, Raffa, concordo inteiramente com você. A maneira como a coisa é conduzida em Brotas é vergonhosa. Se escondem atrás dessa fachada de ecoturismo, mas na verdade querem é grana, grana e grana. A cidade até tem estrutura, as cachus são ok (nem todas!), mas isso não justifica tanta ganância. Estão dando um tiro no pé...

    ResponderExcluir
  2. Ah, só como parâmetro, da ultima vez que estive em Brotas, o acesso às cachoeiras era 5 reais no máximo.

    ResponderExcluir
  3. esse churras estava dimaisiiiiiiii
    hehehe

    ResponderExcluir
  4. churras só com as sobras de Itirapina
    dilicia

    ResponderExcluir