segunda-feira, 13 de junho de 2011

Pico do Corcovado - Ubatuba - SP

Fim de semana, dia dos namorados, cineminha e jantar que nada ! Bora subir a montanha com amigos. Sim, 2 casais foram conosco comemorar o dia dos namorados com muito estilo.

Trupe:
Carro 1: Fabio, Vivi, Sandro e Raffa
Carro 2: Cristiano, Marcelo, Diana e Cris
Carro 3: Ed, Belle, Mônica e Carol

Chegamos em Ubatuba por volta das 2h da manhã. Acampamos próximo a entrada da trilha, em um campo de futebol.

Montamos nosso acampamento, ainda deu tempo de tomar um vinho e conversar, fomos deitar por volta das 4h da manhã.

As 8h da manhã já estavámos todos acordados e desmontando o acampamento.




Começamos a trilha por volta das 10am. O sr. da casa da frente ao campo, muito simpático, ofereceu café e água para nós.

Olha nosso destino:




A trilha começa apos passar uma corrente, seguimos reto atravessamos uns troncos que formam uma pequena ponte. Dali é só seguir a trilha bem batida. Antes de chegar ao rio, tem um entrada a esquerda, você vai sair no rio também, atravessar e peguar a trilha que está a sua esquerda, bem batida. Depois não tem erro, só continuar. Ela está bem batida.

Eu e o Fábio ficamos por ultimo e nos perdemos da galera. Ali no Rio, perdemos um pouco de tempo pois não localizamos a entrada da trilha e tambem cada um levou um tombo para começar bem a caminhada. rsrs

Seguimos pela trilha em ritmo forte tentando alcançar a galera.

Depois que subir e descer dois pequenos morros, começa a subida. Daqui para frente é só olhar para cima e subir.

Na subida comentamos que a galera estava andando bem, pois mesmo andando em um ritmo forte, não conseguimos escutá-los. Grande engano, em uma das nossas paradas, ouvi vozes abaixo, e em pouco tempo o Sandro surge do mato. A galera tinha ido reto na trilha e atravessou o rio em outro local. Um pouco depois de onde levamos o capote.

Risos depois, juntamos todos e continuamos subindo a serra. GPS ia mostrando quantos metros ganhávamos ou melhor quantos faltavam. Depois de quase 2h de trilha. ainda faltavam 800/900m para subir.

Na subida, a galera dispersou um pouco, pessoal que andava mais rápido foi na frente, outros na metade e o pessoal que andava mais devagar por último. A diferença era de 10/20minutos mais ou menos.

Além de várias pequenas paradas para recuperar o folego, primeira grande parada para reagrupar foi na Pedra da Igrejinha. Ali é um bom lugar para quem não está aguentando mais subir, desistir. Depois de você subir bastante, ali a piramba mor começa e o angulo da subida aumenta.




Folego recuperado, mochilas e camisetas encharcadas, e lá vamos nós subir o morro...

A subida é feita praticamente dentro da mata, pouco sol.

Depois de mais algumas horas subindo, mais uma parada, agora para encher nossos cantis e comer alguma coisa. Já eram meio dia e não estávamos na metade do caminho.

Depois que o corpo esfria, as camisas molhadas e o clima deixam você com muito frio, então as paradas não eram demoradas. Antes do pico temos duas paradas de água, uma no rio no começo, outra na subida, próximo a uma clareira bem depois da Igrejinha. No pico tambem tem agua, porém a caminhada é um pouco longa, da base (aonde acampamos e tem uma pedra com algumas pichações), próxima ao cume, só descer a trilha demarcada.

E dá-lhe subida !!

No finalzinho, a piramba é ainda maior e você tem que se pendurar nos troncos para conseguir transpor os degraus. Já chegando próximo ao cume, na crista da montanha, começa um zigzag em linha reta, entre bambus mais afiados que gilete, hora desce, hora sobe até que tem uma última súbida.

Ali no final da subida você escolhe, cume a direita ou a "base" local para acampar com mais espaço e um pouco mais protegido do vento para a esquerda. Fomos para a esquerda.O primeiro grupo chegou por volta das 16h, logo montamos as barracas em meio a uma pequena neblina. A maioria entrou na barraca e se trocou, já estava friozinho com aquela roupa molhada. Nisso o restante do grupo foi chegando e apertando os espaços para poder montar todas as barracas. Ali ficamos em 8 barracas. No cume cabem mais 2, e outra mais para baixo.

Barracas montadas, fizemos começamos a petiscar e descansar.




Conversamos sobre a trilha, como estavam se sentindo, mais petiscos e vinho e a fome bateu. A maioria começou fazer a janta. Eu e o Sandro dividimos as compras, começamos com um caldinho de feijão, seguido de arroz, feijão, linguicinha acebolada e batata palha. Sobremesa foi em grande estilo, Marcelo apareceu com uma embalagem de sorvete, lotada de Carolinas.. a galera foi ao delírio rsss.

Ficamos ali mais um pouco conversando, os vinhos acabaram, o cansaço foi levando um a um para as barracas e por volta das 23h já estava dormindo.




Olhei no GPS e nele constava a informação que o Sol iria nascer por volta das 6:40. Não acreditei e marquei o despertador para as 5h da manhã.

5h da manhã, despertador toca, um ventinho na barraca, muitoo frio, olhei o termômetro e estava entre 6 e 8 graus. Coloquei minha segunda pele, um fleece, outra blusa e meu anorak e criei coragem e sai da barraca. Ainda estava escuro, então não acordei ninguem. Peguei meu ipod e fiquei curtindo uma musica enrolado no saco de dormir na pedra que tinha no no nosso acampamento. Por volta das 6h o dia começou a clarear e imitei um galo véio para acordar a galera. Poucos levantaram. Porém, sortudos, o dia estava claro e sem neblina.




Dali em diante foi um show, o dia clareou e o sol só foi surgir no horizonte, por volta das 6:50/7h. Aquela hora que o GPS estava me avisando rs.. Mesmo assim valeu. com o dia claro, deu para caminhar até o cume e fazer altas fotos.






Depois de meia hora, voltei a dormir. Só fui acordar com o sol aquecendo a barraca e muito calor por volta das 8:30 da manhã. Enrolamos bastante para tomar café, desmontar barraca e mais fotos no cume. Começamos o retorno era meio dia.




Agora era só descer, descer, descer e descer²
Alguns escorregões e risadas, nada de grave e ritmo forte. Paramos praticamente nos mesmos pontos da ida, porém muito mais rápidos do que na ida. Terminamos a trilha, por volta das 16h.

Agora era procurar um lugar para matar a fome !!! Nos desencontramos e devido a dificuldade de encontrar um lugar bom, barato e compatível como nossa fome, comemos lanches numa praça em Caraguatatuba.

Dali nos despedimos e pegamos a estrada de volta para casa. Sem nenhum outro problema.

Fim de semana, cansativo, mas valeu o esforço e a cia da galera.
Não há conquista sem sacrifício :)

MINHAS FOTOS: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10150563820429812.404917.576754811&type=1&l=07e95a3604

Mais fotos:

Cristiano: https://picasaweb.google.com/cjulianeti/PicoDoCorcovadoUbatuba12062011?authkey=Gv1sRgCO_zi6DbssGclQE

Tracklog: http://connect.garmin.com/activity/92273226

Equipos que levei:
* Mochila Bora 80 arcteryx
* Botas Titã Nomâde
* bastão de caminhada ultra light quechua
* fleece quechua 200
* agasalho comprado na Bolivia sem marca
* Parka trilhas e rumos
* Barraca Falcon 2
* Isolante inflável therm a rest
* saco de dormir s5 quechua
* Gorros, luvas
* Camelback 2l
* GPS e-trex vista hcx
* Segunda pele quechua
* Calças tactel
* Fogareiro e headlamp Guepardo
* Conjunto panelas backpacker (extra)

Dicas:

* Trilha bem batida. tem 3 bifurcações, a primeira é só entrar antes do rio a esquerda, as outras duas são na subida, são para a direita, caso entre errado, a trilha ira terminar. só retornar para a trilha principal e continuar a subir.
* Cabem cerca de 8/9 barracas de 2 lugares divididas entre o cume e a base.
* Água lá em cima é só descer a trilha que sai da base aonde tem uma pedra toda pichada. Leva alguns minutos.
* É tranquilo deixar o carro no começo da trilha. Qualquer coisa é só conversar com o Sr da casa em frente ao campo. bem simpático.
* Esteja preparado para subir, é uma subida de 1100m
* Como chegar (By Augusto):
# O Caminho para a entrada da trilha do Pico do Corcovado, pela Praia Dura:
Para quem está a pé e estiver vindo de Ubatuba:
- Passar o Rio Escuro, na entrada da praia Dura, e cerca de 1,2 km depois tem uma estrada à direita e entrar.
- Uns 500 metros depois tem uma estrada de terra à direita para o Tour Camping. Não entrar nessa estrada de terra. Continuar seguindo o asfalto, à esquerda.
- Após uns 4 Km e quase 1 hora de caminhada, em frente a um barzinho e ao numero 3150, tem uma estrada de terra à direita, com um placa branca com os dizeres PICO do CORCOVADO, Aldeia e outras coisas escritas. Entrar nessa estrada de terra (talvez a placa não esteja mais lá).
- Passar uma ponte de concreto e na segunda entrada à direita (50 mts desde a ponte) virar (a primeira entrada vai dar em uma Reserva Indígena - não entre aí).
- Logo no início dessa estradinha tem uma porteira com uma corrente e uma casa em frente, à direita.
- Passar essa porteira, umas casas e um campo de futebol, à direita.
A entrada da trilha fica à esquerda, última entradinha antes da estrada atravessar um largo e raso rio (uns 100 mts antes de chegar nele e se voce chegou no rio retroceda um pouco e pegue a última entradinha na mata).

Um comentário: