segunda-feira, 27 de junho de 2011

Travessia Petropolis x Teresopolis - RJ

Último feriadão prolongado do ano de 2011 e também aproveitando para visitar meu amigo de trilhas na Bolívia e no Peru, o Anderson que mora em Guapimirim, trilha escolhida: a clássica Travessia Petrô x Terê !
Compramos as entradas antecipadamente pelo site: www4.icmbio.gov.br/parnaso
Optamos pelo camping, quem quiser ir mais leve, tem a opção dos abrigos.
Saímos eu e o Sandro de Sampa sentido RJ, na quarta feira 22h, via Itapemirim (67reais). Nos encontramos com o Anderson na rodoviária do RJ às 4:30. De lá seguimos até Guapimirim (50min) aonde uma kombi nos esperava para buscar o restante do grupo (+4).
De Guapimirim, paramos em Petrópolis para tomar um café no bairro dos Correias. Barriga cheia de pão com ovo e café,  seguimos para a entrada do parque. no caminho o primeiro perrengue, nossa kombi quebrou, tivemos que andar quase 3km até a portaria do parnaso. 

Caminhada até a entrada do parque

Na entrada, lemos algumas regras, assinamos papéis e colocamos o pé na trilha por volta das 10am. O tempo estava bom, sol fraco.

Até o Açu, nosso destino, paramos 3x, no começo da subida, no Ajax e na Pedra do Queijo. O tal do ruço (neblina) nos ajudou, a subida era forte, mas sem sol na cabeça. 
Pedra do Queijo

No finzinho da Isabeloca, erramos algumas trilhas, mas logo recalculamos nosso gps e nos localizamos. Chegamos no Castelo Açu, por volta das 16:40min. O "Ruço" estava bem forte e o friozinho já incomodava

Eu, o "ruço" e o Castelo Açu escondido

O Camping estava lotado e em frente do abrigo também, sem querer errei uma entrada e sai em um salão dentro do castelo açu, bem protegido do vento e caso chovesse, um ótimo lugar.  Muita sorte. Só nós acampamos naquela parte.
Montamos nossas barracas, próximo tem o abrigo e uma bica aonde abastecemos de água. Nossa jantar foi, caldinho de feijão na entrada, arroz, feijão, carne seca desfiada temperada no alho porró, alho e para finalizar batata palha. Por volta das 21h ainda rolou um choconhaque para relaxar. 
Deitamos cedo. Todos estavam "virados".
Local do camping no dia seguinte:
Acampamento no Açu


Sexta feira acordamos por volta das 6:30. O show estava começando. Não estava muito frio e o céu totalmente aberto (como foi a noite). O Sol e a montanha fizeram a parte deles. Inesquecível. Mesmo o local um pouco cheio, é muito egoísmo querer aquilo só para nós. Curti tudo e também de ver o sorriso da galera que estava por lá.fotinhos do nascer do Sol, visto do Açu:



Depois fomos no cruzeiro próximo ao Castelo Açu
Cruz em homenagem aos aventureiros mortos por um raio



Mar de nuvens:


Saímos do Açu eram quase 10h da manhã. Apesar de sair um pouco tarde, ainda tinha gente atrás de nós. É até interessante, tem locais que você para, olha para trás e não acredita o quanto andou ou como passou por aquele obstáculo natural. 

O segundo dia é mais tranquilo que o primeiro dia e tem bastante visual. Para muito para tirar fotos ou então em algum obstáculo natural, como o mergulho,elevador, cavalinho1 e 2 e uma pedra após o cavalinho.

Segundo dia passamos pela Cabeça de Dinossauro, Vale das Antas, Pedra do Garrafão, Elevador, Pedra da Baleia, Cavalinho até chegar na Base da pedra do Sino. Para mim foi um pouco complicado, ganhei uma bolha no tornozelo do pé direito. Na subida sofri, mas fui em um ritmo bom.
Vista do Garrafão

Chegamos no elevador (via ferrata) por volta das 13h. Demos sorte por não ter ninguém subindo na nossa frente. fizemos algumas fotos e seguimos sentido a pedra da baleia da onde avistava a pedra do garrafão e de longe a pedra do sino.

Elevador - Via ferrata

Pedra da Baleia


A trilha é praticamente sobe e desce morros. uns de pedras outros fechados pela vegetação. A trilha fica bem escondida, tem que prestar bastante atenção no chão.

Chegou a hora de passar a pedra chamada cavalinho. muita gente põe medo nessa parte da travessia. Se você estiver com a mochila leve. não tem problemas, senão é bom passar a mochila para a pessoa acima e passar a pedra. é um pouquinho complicado se equilibrar, mas a pedra é bem áspera e tem bastante apoio para você passar. Ali esperamos quase 1h para passar.
Pedra do Cavalinho - vista da trilha
Pedra do Cavalinho - a esquerda, penhasco




17:30 estávamos na base do Sino e pegamos um pôr do sol muito lindo. O André amigo nosso, não queria descer para o acampamento. 

sol se pondo na base da pedra do sino

Chegamos no abrigo 4 e a noite caiu rapidamente. Fez mais frio que no dia anterior. Talvez porque aonde acampamos dentro das pedras, estávamos bem protegidos e na sexta não.

No abrigo 4 tem banheiro com fossa seca, para quem quiser tomar banho tem chuveiro, mas como o gerador estava quebrado. ninguém tomou banho esse dia. Era engraçado que muita gente chegava (acampamos em frente ao abrigo) e perguntava do banho. depois era aquela cara de decepção.
 
Essa noite preparamos nosso jantar (Caldinho, arroz, strogonoff e batata palha), ainda belisquei umas pizzas do Anderson. Depois fomos encontrar com a galera que tinha combinado a trilha pelo mochileiros.com.
Fui deitar por volta das 22h. Acordamos as 5:30 para se arrumar e subir a pedra do Sino. A subida ali do abrigo 4 é bem tranquila. em meia hora estávamos no topo esperando o sol nascer. estava 0 graus
Do topo dá para avistar a Verruga do Frade, Guapimirim, Serra de Friburgo, Castelo Açu. foi outro show:



Frio ?




Vídeos do nascer do sol

Vídeo 1



vídeo 2




Ficamos no topo até umas 9:40. Voltamos para o abrigo, tomamos café, desmontamos nossas barracas e seguimos para a trilha para finalizar em Teresópolis. Esse dia a trilha é fácil, mas é bem longa.
Como era só descida, a mochila estava leve e a bolha não incomodava tanto, conseguimos finalizar a trilha antes das 13h.
hora da descida


No final da trilha, tem cervejinha, refrigerantes e uma bela sombra para se refrescar. A kombi buscou a galera por volta das 14h. Chegamos rapidamente em Guapimirim e depois daquele banho teve um super almoço na casa do Anderson para finalizar.

Feriado perfeito ! Não fez muito frio, não ventou muito, não choveu e ninguém sofreu nenhum acidente. todos curtiram e prometemos voltar para subir o escalavrado, garrafão e outros próximos ao abrigo 4.
No domingo antes de partir ainda deu tempo de conhecer o poço dos padres em Guapimirim:


tracklog:

Primeiro dia: http://connect.garmin.com/activity/95351473
Segundo dia: http://connect.garmin.com/activity/95351480
Terceiro dia http://connect.garmin.com/activity/95351484
total trilha: 28.1km (sem contar a subida a pedra do sino)

Equipos:
Barraca Falcon 2 nautika
Isolante therm a rest
Saco de dormir 5s quechua
Botas titã nomade
Mochila Arcteryx bora 80
1fleece quechua
1corta vento north
segunda pele quechua
bastão caminhada quechua
fogareiro e headlamp guepardo
GPS etrex vista hcx
fotos canon sx20is

FOTOS PRIMEIRA PARTE: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10150563975454812.404926.576754811&type=1&l=d2dbec61b3

FOTOS SEGUNDA PARTE: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10150564209239812.404946.576754811&type=1&l=eb4b2ec176

21 comentários:

  1. As fotos ficaram demais de lindas , Rafa!!! Parabéns!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Fantásticas as fotos. Esse feriado S. Pedro ajudou e muito com o tempo. Foi perfeito.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Raphael, muito lindas as fotos e o relato

    ResponderExcluir
  4. a galera pirando... mto loko registro...

    ResponderExcluir
  5. A Falcon 2 com saco de dormir da Quechua guentaram??? Num Passou frio naum???

    ResponderExcluir