sábado, 11 de agosto de 2012

Festa da Achiropita

Estamos na 86ª Festa de Nossa Senhora Achiropita. Para mim é a vigésima que eu participo, sigo os passos dos meus pais e avós que durante anos ajudaram na festa como voluntários. Nasci no bixiga e na festa revejo meus amigos dos tempos de escola e bairro, alem de ajudar outras pessoas, me divirto.

São cerca de 1.000 voluntários, divididos em barracas, na Cantina, no almoxarifado, na secretaria e outros. Única coisa que ganhamos são fichas para comer um macarrão, um churrasco ou pizza, duas bebidas e um doce. Todo setor tem seu coordenador e cada ano que passa vejo uma organização melhor. Eu já trabalhei no visual, na barraca de bebidas, no doce, na pescaria e as últimas vezes tenho trabalho interno na cantina como ficheiro(vendo as fichas para os convidados na mesa).

A Festa de Nossa Senhora Achiropita, uma das festas italianas mais tradicionais de São Paulo, começa neste sábado  dia 02/08 no Bixiga, na região central da cidade. A 86ª edição da festa contará com a presença de mais de 950 voluntários, que trabalharão durante os finais de semana de agosto.   A festividade é uma homenagem da comunidade italiana à padroeira do bairro, Nossa Senhora Achiropita, e que começou com a chegada dos primeiros grupos de imigrantes que se instalaram no Bixiga no início do século passado. Trinta barracas serão instaladas nas ruas 13 de Maio, São Vicente e Doutor Luiz Barreto para oferecer diversos pratos tipicamente italianos aos visitantes.   A festa atrai cerca de 250 mil pessoas durante todo o mês, que tem como destaque a culinária italiana. Segundo os organizadores, toneladas de alimentos são utilizadas para preparar diversos pratos, como as 12 mil fogazzas consumidas em apenas uma noite. O dinheiro da festa é revertido para as obras sociais da Igreja. (fonte site da Achiropita)

São duas festas em uma; uma na rua e outra na Cantina. Na rua (Ruas 13 de maio e Luis Barreto) são várias barracas de comidas e bebidas, entre elas, fogazza, pizza, macarrão, vinho, doces, souvenir, polenta, antepastos, brincadeiras e outras. Não paga para entrar e cada barraca tem seu caixa e sua fila. Eu sugiro aos meus amigos chegarem por volta das 17:50 para assistir a oração de início e o pouco movimento de pessoas nas ruas. A festa prossegue até as 23:30/00h.


Na cantina é diferente, são dois valores, no sábado você paga R$80,00  para assistir música ao vivo com a Banda Felice Itália e os três tenores brasileiros:


e com direito a mesa reservada, garçons, macarrão a vontade, frios, antepastos, salada, polenta, porpeta e se quiser pode comprar outras comidas ou vinhos que vendem na rua. Nos intervalos da banda também tem o famoso leilão com o Gardin.

Aos domingos, a banda é a mesma, única diferença é que não tem a mesa com comida a vontade, só tem direito a um prato de macarrão, as outras comidas são a parte. O valor do convite aos domingos custa R$40,00

Produção da Fogazza - 12 mil por noite
Imagem da Nossa Senhora Achiropita

E o importante que todo dinheiro arrecado vai para as obras assistências da Achiropita: C.E.D.O, Casa Dom Orione, Creche e a Escola.

Para esse ano ainda restam convites para a Cantina e se não quiser, apareça na rua para comer a Fogazza. Ah, também recomendo o Peperoni, um super pimentão recheado.

Contato da secretaria da Igreja: 11 3106-7235

Como chegar a pé vindo do metrô Brigadeiro na Av. Paulista:
Google Maps - Metrô Brigadeiro até Rua Treze de Maio

Quem for de carro, sugiro estacionar na Rua Rui Barbosa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário