quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Travessia da Serra Fina - Quarto Dia

Último dia da travessia, acordamos cedo preocupados com o horário do nosso resgate, as 15h na BR. Eram 5:40am e mais uma vez as barracas estavam bem úmidas. Dessa vez não teve tempo de esperar secar. Arrumamos tudo e as 7am já estavamos caminhando.
Sol nascendo do Cume dos 3 Estados

Do Pico dos 3 Estados dá para avistar mais dois morros e o provável vale teríamos que descer.

Ultimos dos cumes
 Antes de chegar no último cume, o Ivos 2513m ainda rola uma escalaminhada. Nesse trecho encontramos as duplas da corrida de aventura. Eu aproveitei o embalo e desci rapidamente. Só fui encontrar meus amigos no final da trilha.



A descida é bem íngrime e cheia de bambus e arvores fechando a trilha. Não tem como se perder, a trilha é batida e ainda tem algumas marcações.

Galera reunida no Ivos
No final a trilha fica aberta e gostosa porque não tem nada se agarrando a você. Você chega no final numa bifurcação, nós optamos ir a esquerda, para a BR. Passamos por uma fazenda sem ninguem, tomamos mais agua e quase na BR, paramos ao lado de uma caixa de agua. Ali tomamos banho de caneca, abrimos as barracas para secar, trocamos de roupa, rolou um almoço coletivo e matamos a hora até a chegada do resgate. Chegamos cedo, por volta das 13h e o resgate só chegaria as 15h

Ficamos sentados a beira da BR em Itamonte e nosso resgate, o Mauricio ainda nos trouxe umas cervejinhas para fecharmos com chave de ouro essa bela travessia


Chegamos na rodoviária e o bus da Cometa das 17h só tinha um lugar, pegamos os da 18:20. Ainda vimos o pessoal de Paraglider vir das montanhas e pousar próximo a Rodoviária de Passa Quatro.

E assim termino o relato, recomendo a todos meus amigos e amigas, claro aqueles que já estão acostumados com travessias, a Serra Fina não é um percurso longo, porém a muitos obstáculos, como bambus, mata e os poucos pontos de agua. Além do que é alta montanha, qualquer chuva pode se tornar muito perigosa.



Equipamentos que levei:
Mochila Arcteryz bora 80
Saco de dormir quechua s5
Isolante inflável
Bastão caminhada 500 quechua
GPS HCX vista
Segunda pele da Solo
Fleece 50 quechua
Anorak Hi tec
Gorros e Luvas
Head Lamp Guepardo
Botas Titã Vento
Fogareiro Guepardo + cartucho de gás nautika
Panelas + comidas pesando +ou-5kg

Nenhum comentário:

Postar um comentário