sexta-feira, 20 de junho de 2014

Pedra Grande - Atibaia

Em 2007, fui a um encontro no alto da Pedra Grande em Atibaia. O evento foi muito legal, reunimos cerca de 70 pessoas, a maioria do grupo dos xuxus. Depois, o pessoal começou a dispersar, seguir outros rumos e por um bom tempo ficamos sem subi la novamente.
Fotos de 2007: http://www.raffanocaminho.blogspot.com.br/2007/10/pedra-grande-atibaia.html


Passado 5 anos, reunimos alguns amigos que foram no evento em 2007 e outros. Também foi muito legal.
Fotos de 2012: http://www.raffanocaminho.blogspot.com.br/2012/07/pedra-grande-atibaia-sp.html


E depois de 2 anos, resolvemos voltar com mais amigos e mais organizados. Alguns amigos foram de carro e levaram uma pequena estrutura: fogareiro, caldos, barracas, cadeiras e a mochila de quem subiu pela trilha.

Para chegar a Pedra Grande, existem duas opções, de carro por estrada de terra (Rodovia D. Pedro I, km 65) Atenção: é possível subir de carro mil, porém não tente subir com chuva ou estrada molhada. Ou, você pode ir por trilha, existem 3 trilhas: Minha Deusa (aprox. 2,4 km), Mangueira (aprox. 2,6 km) e Monges (aprox.3 km), que seguem caminhos: à esquerda, centro e direita a partir de seu início comum. Para chegar ao começo da trilha é preciso ir até o Campo de Pouso, entrar no Condomínio ou deixar o carro na portaria e seguir até a entrada da trilha.

Tracklog da subida: http://connect.garmin.com/dashboard?cid=42094

O começo é bem íngreme, mas a visão da cidade de Atibaia e a Lua no céu anima qualquer um.




Na subida há várias bifurcações, todas levam para a principal. Não se preocupe se uma hora ela ficar plana. A metade do caminho é exatamente numa pequena queda d agua (a unica). Cuidado com as valas causadas pela erosão.


Certo trecho, é mais rápido caminhar sobre as pedras.


Quando a trilha terminar é hora de subir a Pedra Grande, são mais ou menos duas grande subidas pela pedra até o platô principal


Finalizamos a trilha depois de 1h50min. A maioria do pessoal estavam com suas barracas montadas, cadeiras, cangas e esperando os caldos do Perin. Lembrem se não tem como amarrar as barracas.

O Junior levou lenha de São Paulo para a fogueira, não recomendo fazer fogueira lá em cima, se não ter cuidado, o risco de incêndio é grande devido a seca e as pequenas ilhas de vegetação cheios de vida que existem lá em cima. Conseguimos faze la num local afastado da vegetação. Antes de dormir verificamos se haviam brasas e na hora de ir embora retiramos tudo.





Os caldos ficaram prontos por volta da meia noite e meia e a galera foi ao delírio, junto haviam queijos, salgadinhos, vinhos e cachaça para ajudar contra o frio. Até que dessa vez não fez muito.






Depois a galera foi sendo abduzida pelo sono ou pelo cansaço. Alguns resistiram, mas na hora do sol nascer não levantaram.

Eram quase 6am quando o sol começou o show






Peguei uma pequena trilha no platô que levava as pedras mais altas, o cume











Não é alta montanha, boa para iniciantes ter uma pequena noção de como é, com direito a cenas e fotos inesquecíveis





Vídeo feito por mim lá no alto:




Ficamos um bom tempo admirando tudo e por volta das 9:30 chegou uma forte neblina, o que nos fez acelerar os preparativos para descer a trilha. O ponto de encontro seria o bar próximo ao campo de pouso

Foto da despedida na Pedra Grande.




Depois fizemos uma varredura e retiramos todo o lixo, inclusive as bitucas e outros lixos deixado por outros.

A descida foi feita pela mesma trilha, só que gastamos bem menos tempo, 1h10m. Cuidado na descida porcausa da terra seca e as valas.

Encontramos o pessoal no barzinho e ficamos um bom tempo curtindo o sol, as cervejas e o pessoal aprendendo parapente.


Mais fotos em: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10152458670614812.1073741845.576754811&type=1&l=420af57ce7

Nenhum comentário:

Postar um comentário