quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Trilha Marsilac - Usina Rio Capivari e Cachoeira do Jamil

Essa trilha é no extremo sul da Cidade de São Paulo. Já fui 4 vezes, a primeira em 2004.

Vou refazer meu ultimo relato que foi em 2011 e espero ajudar quem queira conhecer esse paraíso perdido em plena Sampa:

Fomos até o último bairro da zona sul  de São Paulo, bairro da Barragem. Saímos as 6h da manhã do metro Vila Mariana até o terminal Parelheiros. De lá pegamos outro ônibus até o bairro da Barragem (ponto final).

Chegamos na Barragem, um bairro bem simples. Nem parece que estamos na selva de pedra chamada São Paulo. Bastante verde, pessoas humildes e pouco comércio. Compramos agua, um vinho e alguns biscoitos e pé na estrada.

A estrada é bem aberta e é paralela a linha do trem (Antiga Sorocabana 1935). Depois de caminhar por volta de 40m/1h chegamos na linha do trem. Era só descer até o túnel 25 (a contagem é de baixo para cima da serra).

Na altura da propriedade do Jamil, havia um comando da policia militar e guarda municipal barrando todos que desciam sentido a usina (caminho que iriamos passar), rapidamente, desviamos o do comando avisando que iriamos entrar na cachoeira do Jamil e acampar por lá. Ufa. sorte... por pouco a trilha não acaba ali.

Concordo com esse bloqueio, pois na Usina já morreram muitas pessoas e recentemente no carnaval mais uma pessoa se acidentou. Fora o pessoal que destrói e suja a região. Fica muito difícil a policia descobrir quem é responsável e ecologicamente correto.

Bom, resultado, ficamos o dia inteiro no Jamil esperando o comando ir embora. Nadamos na prainha, fizemos almoço, cochilamos, demos bastante risada com o caseiro, o Paraná e seu "caneco de couro" 
Cachoeira do Jamil

A Cachoeira do Jamil é a junção dos dois rios, Monos e Capivari. OooO Agua gelada. Nem peixe tem nesse rio. Chegamos na Prainha, local gostoso para tomar sol e nadar. Só que cuidado nessa piscina natural. O rio tem uma correnteza forte por baixo e é perigoso ele te jogar para o fundo. Nade proximo ao banco de areia e não deixe que a agua cubra sua cabeça.

Depois de uma hora por ali, voltamos pela trilha, passamos nas pedras, ali mais algumas piscinas e voltamos para o QG para fazer almoço.

Almoço, nem falo nada, Minduim, assumiu as panelas, saiu aquele rango: Arroz integral, tabule, feijão com linguiça, batata palha e ate umas jalapengos.

Depois ficamos ali de bobeira tomando cervejinha, Marcelo tocando o violão, Cris cantando e esperando a noite chegar.

A noite chegou para mim, o minduim e a Cris, para o Marcelo não. PT. queimou a largada antes das 21h. rsss Nessa hora estavamos escutando o sonzinho via ipod, comendo batata assada com molho de requeijão, alho e tomate seco e acompanhado de vinho.

Viajamos com os vaga-lumes dos olhos iluminados e por volta da meia noite todos estavam dormindo. O bom que não colocamos o teto nas barracas, então deu para dormir bem frescos.

Acordamos 8h da manhã e após o café, fomos conhecer a cachoeira da Usina. Só seguir pelo trilhos, antes do túnel 27 tem a entrada a direita para a trilha. Do Jamil até a Usina dá umas 2h. Rolou umas emoções até chegar lá. Passamos entre os vagões de trem parados que podiam andar a qualquer momento.

Chegando na usina, aquela velha ponte que um dia passávamos por cima, está só a carcaça. Optamos ir por baixo, atravessando o rio. A Usina está totalmente com o mato dominando, pessoal que acampa por ali destruiu tudo infelizmente, só sobraram os muros das casas. Calor estava forte, agua refrescante. Encontramos um pessoal por ali, nos despedimos e fomos até a casa das maquinas, trilha que segue por trás das casas. Agora tinha uma bela pirambeira para descer.

A casa se já estava destruída a uns 4 anos atrás quando fiz essa trilha, agora estava destruída² e cheia de lama. Uma pena. Fomos em outra queda d agua, descemos pelas pedras lisas e avistamos a queda principal da Cachoeira da Usina. Fantástico.
Cachoeira da Usina

Cachoeira da Usina
Ficamos ali parados alguns minutos, escalamos as pedras e voltamos a subir a pirambeira. Ops. Cobra no caminho... Marcelo tomou um susto, mas foi tudo tranquilo, ela voltou para o mato e seguimos a trilha.

A volta é bem chatinha, caminhar pelas pedras nos trilhos enche o saco. rs O visual é bonito, não tem sombra e tem que ficar esperto com os trens. Eu e o Minduim fomos na frente, conseguimos sair dos trilhos quando um trem estava parado e vinha outro descendo. O marcelo e a cris, não tiveram a mesma sorte e ficaram parados encostados numa mureta. Bem perto dos vagões descendo.


Grande Minduim , está lá no céu, no alto da nuvem mais alta, nos aguardando :)
Depois de uns 3/4km andando nos trilhos, chegamos no Jamil. Paraná estava acordado e sentando em frente a nossas barracas. Tomamos uma ducha, e para variar Minduim foi para cozinha fazer o rango. 25minutos depois chegaram a Cris e o Marcelo. Almoçamos e ficamos morgando por ali.

Depois desmontamos o acampamento, e seguimos rumo a nossas casas. baterias carregadas, novas histórias, muitas risadas e esperando a próxima.




Dicas:
  • Como chegar: Pegar ônibus no terminal metro vila mariana até o terminal Parelheiros e lá pegar outro ônibus para o bairro da Barragem. descer no ponto final. Depois seguir pela estrada de terra até a linha de Trem. Você irá passar pela Estação Evangelista de Souza, Propriedade do Jamil, a Usina fica  numa trilha a direita antes do túnel 27. Depois só seguir a trilha, vai chegar no rio aonde existe uma carcaça de uma ponte de madeira, só atravessar com cuidado pelo rio e verá a cachoeira.
  • Leve tênis confortáveis pois caminhar sobre os trilhos do trem é bem cansativo
  • Dá para chegar de carro até a cachoeira do Jamil.
  • Como pega um trecho urbano é recomendado não levar nada de valor.
  • Levar lanterna, todas as vezes que retornei estava escuro caminhar pela estrada.

13 comentários:

  1. A Linha Férrea tem por nome Sorocabana Raffa construida em 1935 como você pode ver a inscrição na borda do túnel nº 27. Porém o trecho que percorremos faz parte do ramal Mairinque / Itanhaém.

    ResponderExcluir

  2. Quase 20 metros de madeira apodrecida se desfazendo. Pelo estado que se encontram as tábuas remanescentes dificilmente durarão mais um ano. Depois disso para se chegar as ruinas da Usina somente atravessando o Rio Capivari a nado.

    ResponderExcluir
  3. PUTSSS!!!
    Estes caipiras parece que nunca viram um trem!!!

    KKKKKKK

    8P

    ResponderExcluir
  4. Era o pretexto que ela precisava para dizer que até se esforçou para andar na linha.
    HUAHUAHUAHUA!!!

    "Mulher que anda na linha o trem pega!"

    ResponderExcluir
  5. E aí Raffa.

    Vc tirou uma foto identica a minha hein.
    http://agsts.multiply.com/photos/photo/40/35.

    Só que a minha é um pouco mais velha e dá para ver como mudou aquilo, de alguns anos p/ cá.

    Vc viu falar se proibiram o acesso a cachoeira?

    Augusto

    ResponderExcluir
  6. o brother já acampei nessa região mais a minha maior aventura foi descer divesas vezes para o litoral

    ResponderExcluir
  7. Se quiser matcar uma boa trilha tenho um grupo de amigos que acampamos a 10 anos

    ResponderExcluir
  8. Se quiser matcar uma boa trilha tenho um grupo de amigos que acampamos a 10 anos, essa foto é na usina

    ResponderExcluir
  9. então cara, queria saber se pode entrar nessa área aí ainda, ou precisa de autorização ou não tem jeito????

    ResponderExcluir
  10. Fala cara,

    Poder entrar pode, mas é bom passar pelo posto da cgm que tem no local, porque se pegarem voces por lá, vão fazer voltar. tenta pegar o telefone de la

    abs

    ResponderExcluir
  11. Verdade, ja me fizeram voltar logo que cheguei na cachoeira, parece que eles levam grupos de pessoas lah para conhecer, mas não sei como funciona.

    ResponderExcluir
  12. Tenta descobrir o telefone do posto da cgm ou então algum guia autorizado.
    Abs

    ResponderExcluir