sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Cachoeira do Paraíso e a Barra do Una

Organizando meu hd externo e revendo alguns passeios que já realizei (em 2003 e 2006), uma ótima dica de passeio no litoral sul de São Paulo é a Barra do Una e a Cachoeira do Paraíso.




Para chegar a Barra do Una, você precisa ir até Peruíbe-SP (158km da Capital). Depois, só localizar a estrada (serrinha) Guarau-Una. O acesso a Cachoeira do Paraíso é feito pela Estrada Guarau-Una.  Percorrendo-se 15 quilômetros, a direita se encontra o caminho que leva até a área do Estacionamento. A subida até o poço principal é por trilha de 250 metros e a queda d´água tem aproximadamente 6 metros de altura.

A cachoeira está no caminho entre Guaraú e Una, no interior da Estação Ecológica Juréia-Itatins.





A Fundação Florestal, órgão da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, responsável pela gestão de Unidades de Conservação de São Paulo, limitou desde o dia 16 de dezembro de 2011 a visitação na Cachoeira do Paraíso. O acesso por Peruíbe é controlado em no máximo 270 pessoas por dia para atividades de educação ambiental.

Os ingressos são distribuídos gratuitamente no Portal da Base Operacional Pereque, situado da estrada da Barra do Una, km 13 e são distribuídos por ordem de chegada, ou seja, se acabarem os 270 ingressos às 10h, só serão liberados novos ingressos no dia seguinte, portanto é melhor chegar mais cedo.

Já o agendamento de grupos por agências ou escolas deverá ser feito na sede administrativa da Juréia, pelo telefone (13) 3457-9243 ou e-mail ec.jureiaitatins@fflorestal.sp.gov.br .

Se você continuar pela estrada de terra, irá chegar na Barra do Una. A Barra do Una é sem dúvida, um dos lugares mais belos do litoral sul paulista. Isso se dá pela condição de estar inserida na Estação Ecológica da Juréia-Itatins, o que a deixa livre do desmatamento perverso decorrente em outras regiões costeiras do Brasil. Outro fator que contribuí para sua preservação é o difícil acesso. Sendo assim, esse paraíso fica reservado às pessoas com alto espírito aventureiro, que procuram mantê-lo sempre conservado. 

No local existem vários Campings (eu 
recomendo o do Zeca (13) 3842-1012), tem poucos restaurantes e o Bar do alemão, onde o pessoal costuma se reunir a noite.

Não tem bancos ou posto de gasolina. Celular tambem não funciona.





Fotos : https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10150478042059812.391595.576754811&type=1&l=60c3595dc6

Segue um outro relato do meu amigo Augusto com mais dicas e fotos: http://www.mochileiros.com/praias-desertas-pocoes-e-cachoeiras-em-barra-do-una-peruibe-t21544.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário