sábado, 19 de janeiro de 2013

Cunha - SP e suas trilhas e cachoeiras

A minha primeira visita Cunha, foi em maio de 2007. Acampei em Cambury das Pedras e fiz passeios por Paraty, Cunha e Angra.

Cunha está localizada em uma ferradura formada pelas Serras do Mar, Bocaina e Quebra-Cangalha a uma altitude média de 1.100 metros.  Está a 235 km de São Paulo, a 300 km do Rio de Janeiro, a  45km de Guaratinguetá e 40km de  Paraty.



Cunha está dividida tambem por dois parques: Parque Estadual Serra do Mar - Núcleo Cunha e Parque Nacional da Serra da Bocaina. Há diversas trilhas também, como a Trilha do Ouro ou a Estrada Real. Infelizmente, não consegui conhecer todos os atrativos. Agora no próximo feriado do Carnaval(2013), irei fazer a Trilha do Ouro e conhecer mais um pouco da região.

Além da cachoeira do Tobogã, que fica próxima a Paraty-RJ, tambem fomos as Cachoeiras do Desterro e do Pimenta e percorremos a famosa e roots estrada Paraty-Cunha.

Cachoeira do Desterro


Cachoeira do Desterro
Saindo da cidade em direção a Campos Novos pegar a Estrada do Monjolo. A Cachoeira do Desterro é a primeira a ser visitada. Um pouco mais para frente, na mesma estrada, fica a Cachoeira do Pimenta e logo depois o Vale das Cachoeiras.


A Cachoeira do Desterro possui duas quedas d'água uma ao lado da outra com cerca de 12 metros de altura e formam uma piscina natural ótima para banho.

No local não há nenhuma infra-estrutura de visitação somente um espaço para estacionar o carro. O acesso a cachoeira é feito por uma trilha fácil que tem início no estacionamento. São cerca de 300 metros até a cachoeira.

Acesso: O acesso a Cachoeira do Desterro é feito pela Estrada do Monjolo que tem início no bairro Alto do Jovino.
São 9,7 km até a cachoeira sendo 2 km de estrada asfaltada e mais 6,4 km pela estrada de terra principal. Daí entrar à esquerda em gancho por uma estrada de terra secundária e dirigir por mais 1,3 km até o estacionamento da cachoeira.


Cachoeira do Pimenta


Cachoeira do Pimenta
A Cachoeira do Pimenta é formada de várias quedas d'água com uma altura de aproximadamente 90 metros. A última queda d'água forma um poço ótimo para banho.


Uma trilha lateral leva a primeira queda d'água e acima desta existe uma barragem onde é captada a água que abastece toda a cidade de Cunha.

Essas águas, moviam antigamente as turbinas da usina que gerava a energia elétrica da cidade. Hoje o local abriga uma pequeno Museu da Energia que conta a história da energia elétrica no município com painéis explicativos, informações turísticas, banheiros e lanchonete com amplo deck avançando sobre o rio, com vista para a cachoeira.

Acesso: O acesso a Cachoeira do Pimenta é feito pela Estrada do Monjolo. São 2 km de estrada asfaltada e mais 10 km de estrada de terra. A cachoeira se encontra do lado esquerdo da estrada.

Há outros atrativos,  no parque Nacional da Serra da Bocaína:

Cachoeiras: Cachoeira Santo Izidro, Cachoeira das Posses, Cachoeira do Veado
Picos: Tira Chapéu, 

No parque Estadual Serra do Mar:
Trilha do Rio Paraibuna, Trilha das Cachoeiras e Trilha do Rio Bonito

Atenção:  Todo agendamento deve ser feito no escritório urbano do Parque, de segunda a sexta feira no horário comercial.

Praça São Paulo, 101 - Centro - Cunha/SP - Telefones: (12) 3111-1818 ou (12) 3111-2353

Há vários mirantes tambem: A Pedra da Macela, Mirante do Pinhal, Estrada  Cunha-Paraty, Mirante da Pedra Grande

Cachoeira do Tobogã em Paraty


Ótima cachoeira e de fácil acesso. Um belo escorrega para dias de calor.

O acesso à Cachoeira Tobogã é realizado por uma trilha de 200 m próxima à Igreja de Nossa Senhora da Penha (Estrada Paraty Cunha). Possui três saltos e o maior deles mede 3 m de altura, água fria e amarelada, devido a cor da areia depositada no fundo.

Alguns trechos de textos retirado de www.portaldecunha.com.br



E fica o convite para quem quiser realizar a trilha do ouro no próximo feriado de Carnaval (2013)





Nenhum comentário:

Postar um comentário