quinta-feira, 25 de novembro de 2010

La Paz - Bolívia - 6º e 7º dias




Nossos dias em La Paz estão chegando ao fim !

Logo após o desayuno, o bus veio nos buscar na pousada para os passeios em Chacaltaya e no Vale de La Luna.

No Bus, para variar, mais brasileiros rsss...
Mas, o mais engraçado era um casal. Eu e o Anderson, com frio e levando mais blusas e o casal lá: chinelo, bermuda e a menina, all star, blusinha. Eu achei que eles moravam na região da Escandinavia, mas não, eram dois turistas sem noção hahahahah

Chegamos no Chacaltaya ! o Vale é muito bonito. Ali já foi a estação de esqui mais alta do mundo, hoje sofre com o aquecimento global. Para vocês que não estão nem ai para o Meio Ambiente e a Natureza, não se preocupem que logo mais afetará a gente tambem.

Lembram do casal ? hahahaha subiram 20m e voltaram para a van
Friozinho e a altitude ali pesam. Subimos uns 200m e estavamos no cume. Para a gente foi fácil, já estamos aclimatados e acostumados... quem diria.
Chegamos no topo, 5.392m. Parecia que o Huana Potosi estava do ladinho. O Huana ficou para o ano que vem ;)

Brincamos um pouco com o restante da neve que tinha por lá. Mesmo pouco, fiquei satisfeito e feliz. Fomos para outra ponta, vimos uma laguna, vermelha alaranjada muito bonita.

Depois descemos o morro, brincando. hahaha e o casal dentro da van. muitos sem noção, dou risada até agora.

Do Chacaltaya fomos para o Vale de La Luna. Passamos por La Paz novamente, um casal dos baianos ficaram por lá e o restante foi conosco. muito gente fina todos.

O vale de la luna, voce paga entrada tambem, são varias formações de argila, acho que moldadas pelo vento e chuva. embaixo existem rios, e a guia citou até o nosso vale de la luna na chapada dos veadeiros :) muito simpatica com a gente. disse que já trabalhou com muitos brasileiros.

Ali no Vale de La Luna é totalmente ao contrário de chacaltaya, muitooo calor. levem bastante agua.

Na volta fui levar meus arquivos para revelar. escolhi rapidamente 400 fotos e a noite retornava para retirar. Do nada paramos para dar um trato em nossas botas. Estava feia a situação. O cara cobrou 2 bols, mas eu dei 6 porque a minha estava do mal.

Jantamos no Brosso para variar. Claro que cada dia era um prato rss.

Dia seguinte levantamos para só fazer compras ! Meu voo era as 16h e o Anderson iria de Bus a noite para Copacabana tambem.

Fomos primeiro comprar roupas de lhama e frio. Muito barato, compensa.
Depois fomos a Calle Lhampu comprar equipamentos e roupas de frio. Atenção a roupas da North Face, tem a versão coreana e a chinesa, a coreana é mais barata, mas as costuras não são seladas. Uhuuu agora sim, temos um agasalho The North Face rsss Tambem comprei algumas coisas na Tattoo (muito cara). Na propria Lhampu tem umas 5 ou 6 lojas que vendem, só sair pesquisando. Fui buscar a minha camera e tive a noticia que o cara não conseguiu arrumar e pior, piorou tudo. Bom, ela serviu para um propósito e foi mandou bem.

Arrumei minhas coisas no hostel, deixei umas coisas para aliviar o peso, despedi do pessoal e segui para o aeroporto, só 25 bols até lá.

O voo ate cochabamba demora 25 minutos. A passagem a tam tinha me dado porque meu destino original era La Paz e eles cancelaram a rota. A passagem custa uns 150 reais. acho que compensa.

De volta a Cochabamba, fiquei duas noites e dois dias. A primeira noite, fui em 3 baladas, primeiro Casa Blanca, depois uma com musica latina que me deu um branco agora e finalizamos numa tal de Pimenta, essa ai foi morte cerebral. tequila a 20 bols... uh lala ainda rolou um rock and roll. Fui torto para o hotel.

Dia seguinte fui procurar o Anderson e mostrar um pouco da cidade para ele. Saimos eu, ele e minha amiga que trabalha no Casablanca. Ele tambem percebeu que ali o transito é melhor, as pessoas são mais alegres e jovens. Resumindo o calor e aquele monte de Pub e bares, animam qualquer um. rsrs

A noite fui no casablanca mais uma vez, dei umas voltas proximo ao Hotel monteserrat (www.hotelmonserrat.com) tem vários bares. e capotei.

Ultimo dia da trip, ainda restava alguns bolivianos em mãos e resolvi sair para comprar mais umas coisas para Duda, mãe, irmãs e pai. Me despedi do Anderson, da Nati e segui meu rumo até o Aeroporto !!

Assim termina minha trip, ainda deu tempo de dar risadas dos sacoleiros que vinham do Paraguai preocupados em passar na alfandega no Brasil.

Considerações Finais:
* La Paz você come muito bem, não passei mal em nenhum momento, só de comer muito rss. Lembre-se, 40 bols são 10 reais, aonde você come por 10 reais no Brasil ? se você ficar procurando lugar para comer por 10/15 bols é a mesma coisa que voce ir comer no centrão de SP, pode ser que voce passe mal ou não. eu não quis arriscar.

* Ande e abuse de taxi. Muito barato por lá

* Nas baladas, cuidados com seus pertences, uns 5 bolivianos comentaram comigo pra ficar de olho, só não avisaram uma boliviana que estava no grupo, a carteira dela sumiu.

* Quando falam para você ir de chinelo em La Paz e comprar tudo, realmente é verdade. vá com uma mochila velha ou então vazia. Para voltar, o peso permitido são 30kg.

* Meu visa money foi bem útil. Principalmente se voce precisar fazer uma transferência ou um doc da sua conta para a agencia de cambio e recarregar o cartão. O cartão não aceita depositos de terceiros.

* Não esqueça o protetor labial, algo para hidratar ou desbloquear as narinas é importante tambem. A gente dormia com uma toalha molhada para aliviar aquele clima seco.

* Salkantay foi difícil no começo, mas não é impossível para quem não está acostumado com trilhas. teve um pessoal que fez a primeira trilha na vida.

* Meu celular TIM funcionou somente na Bolivia, porém tem que ativa-lo antes. Mesmo a telefonista falando que não funciona, funciona !

* Adorei todos os países, cada um tem sua particularidade, seus costumes. fui bem tratado em todos, vale respeitar.

E ano que vem estarei retornando, ainda não tenho o roteiro completo, mas está incluso: La Paz com o Huana Potosi, Isla del Sol, Cusco e Choquiquerao, Arequipa, Ica, Copacabana e Vila Tunari e outros. Marquem ai na Agenda, setembro de 2011.

o que eu for lembrando, vou atualizando aqui.

Valeu aos amigos que me ajudaram na criação do roteiro: Rê Maciel, Quel, Tato, João e outros do www.mochileiros.com

Abraços e feliz pra caramba por esse sonho realizado

Raffa



Huana Potosi


Para o alto  e avante - Chacaltaya


Maior montanha que já subi, até então. - 5392m

Criança que nunca viu neve é assim rs


quero uma casa assim

Vale de la luna


Vale de la luna


Anderson trabalhando de zebra em La PAz




FOTOS: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10150558085934812.404122.576754811&type=1&l=1525f9a95b

Nenhum comentário:

Postar um comentário