sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Potosi - Bolivia

Potosi !!!

A cidade mais alta do mundo, quase 4.000m acima do mar. Ufa.

Aqui já não dava para subir as ruas com tanta facilidade e o ar achei super seco. fiz aquela tática de deixar uma toalha molhada na ponta da cama, mas de manhã estava mais seca que maracuja.

Chegamos a noite, deixamos as coisas no hostel e seguimos para um Pub, La Casona. Rock n roll boliviano muito bom !! Tomei uma Potosina, comi um lhamito (sanduiche) e depois tomamos uma jarra do mal chamada Casona. Um mistura que o dono não nos revelou. fizemos amizades com um grupo de bolivianos, já mascamos coca pela primeira vez (p.. muito ruim) e fomos dormir bem alegres alcoolicamente.




Dia seguinte, o Carleto não sabia se era a ressaca ou a altitude. Eu tomei um engov e estava novo, só o ar seco que dificultava ficar naquele quarto fechado.

Potosi já foi muito rica, tem suas minas que ficam no Cerro, uma montanha que voce avista de qualquer lugar da cidade. Hoje em dia é mais turismo e pouca extração. Eu, particularmente não quis fazer os passeios até as minas, já conheci uma mina desativada na chapada diamantina e já achei meio deprê, imagina uma ativa e com certeza com funcionários quase escravizados. Em uma agência (Maskara) surgiu uma outra dica de passeio, o Ojo del Inca, aguas calientes. Topei na hora.




Fomos de taxi até la. no caminho na estrada, fazemos o caminho dos incas. Tem um rosto estampado em uma das pedras, passamos pela caverna del diablo, ainda bem que estava fechada rsssr




Ojo del inca é muito bonito, fica no meio do nada, friozinho de altitude, mas a agua bem quentinha e principalmente, sem ninguem. No local vende cerveja (sem gelo). Subimos numa montanha ali, tiramos algumas fotos e fomos mergulhar. Tá certo que voce dá 10 braçadas e parece que o pulmão vai sair pela boca, então dá uma maneirada.




Vídeo:


Como o passeio foi super tranquilo, na volta fechamos com a agencia, o hostel em Uyuni e tambem o Salar com eles. fizemos um rapido tour pela cidade. Deu tempo de resgatar as mochilas no hostel e seguimos na caminhada até a rodoviaria, que é outra, para pegar o Bus para Potosi. Detalhe, estava sem luz, funcionando com velas.


Sol se pondo e o cerro ao fundo
Ali conhecemos + dois brasileiros, Erika e Ronaldo (alias ele trabalha a uma quadra do meu escritorio)


Local de onde sai o onibus para Uyuni

Estava bem frio, recomendo ir agasalhado nesse bus. Outra coisa engraçada, no bus tem gente que foi deitada no meio do corredor e a co-pilota do bus, nos serviu coca cola de graça. Ah, nao tem banheiro no bus, acostume com isso na Bolivia.

Hostel San Antonio: Calle Oruro, 136 6223566 hotel_sanantonio@hotmail.com
Agência: El mascaron Tours (Nancy) Calle Frias, 6223441 elmascarontours@yahoo.com

FOTOS: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10150553928989812.403644.576754811&type=1&l=2589f129f5

3 comentários: