terça-feira, 16 de novembro de 2010

Salar de Uyuni - 1ºDia

Chegou o grande dia ! O Salar é um dos locais mais especiais da viagem. Único do mundo.

Chegamos a noite em Uyuni, muitoooooo frio.

Só deu tempo de chegar no hostel e capotar. No dia seguinte, acordamos cedo, encontramos outro grupo de brasileiros e fizemos nosso desayuno.




Nosso jipe era formado por Alberte e Thomas da Dinamarca e eu, Carleto, Ronaldo e Erika do Brasil. O guia se chamava Paulino.


Pagamos 90 dolares, pelo passeio no Salar, uma noite em Uyuni antes do passeio, e a passagem de bus Potosi>Uyuni e o translado ate San Pedro do Atacama. Pela empresa El Mascaron. Mas em Uyuni ficamos sob responsabilidade de outra empresa a All Tours.
Agência: El mascaron Tours (Nancy) Calle Frias, 6223441 elmascarontours@yahoo.com


Nossa programação do primeiro dia: Cemitério de Trens, Cochani, Isla del Pescado e noite no hotel de Sal.


Primeiro dia passamos por onde extraem o sal, depois o cemiterio de trens. Ali não achei nada de mais, tirando aquele contraste do céu azul com o branco e muita sujeira.



Cemitério de Trens
Depois seguimos para um pequeno povoado, Colchani, aonde compramos algumas lembranças, agua, Gusano Rojo e outras coisitas.




Que imensidão !




O Salar de Uyuni é a maior planície salgada do mundo. Fica a 3650m do mar.

Estima-se que o Salar de Uyuni contenha 10 bilhões de toneladas de sal, das quais menos de 25.000 são extraídas anualmente. Dizem que no futuro a Bolivia será uma potência energética mundial, como são os países árabes hoje em dia, o salar é a maior reserva de litio do mundo(50%).

É tanto sal que sua boca já fica com sede.


Depois do primeiro contato com o salar paramos próximo ao pequeno monumento criado para bandeiras de vários paises. Bem próxima a um Hotel De Sal.




Seguimos para a Isla del Pescado(15bols) - Incahuasi, uma pequena ilha, cercada pelo salar. Nela voce paga uma taxa para poder subir. Vale a pena. Tem vários cactos, alguns seculares. Subi até a plaza que tem la no topo da Isla, visão fantastica do Salar. Parece um mar branco.




Vista lá de cima



Depois desci, minhas baterias descarregaram com o frio. Peguei outras no jipe, aproveitei para almoçar. Comida muito bem feita, arroz, quenua e bisteca. Tudo feita pelo nosso guia no jipe





Dali, fomos tirar as famosas fotos no Salar.




Depois das fotos, fomos para o Hotel de Sal em San Juan. Nos instalamos, tomamos uma ducha, meio caliente, e nos foi servido jantar, sempre com sopa de entrada.





Depois meio que fizemos uma confraternização, tinham uns 20 brasileiros. Tomamos 18 garrafas de vinho, uma caixa de cerveja e etc...


No dia seguinte alguns acordaram estragados. Eu resisti e fui dormir mais cedo. Estava novo.


Noite chegou, ainda antes de dormir, sai para dar uma volta no frio e não me arrependi, que céu era aquele ??! fantástico, é uma das coisas imperdíveis.



Por do sol no salar


FOTOS DESSE DIA: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10150553958489812.403646.576754811&type=1&l=ae5129da98




MAPA SALAR DO UYUNI

Mapa Salar

9 comentários: