terça-feira, 23 de novembro de 2010

Puno e as Islas de Uros

Chegamos na rodoviaria bem cedo. Fizemos um desayuno por ali e matamos tempo próximo as margens do Lago Titicaca. O outro pessoal seguiu para Copacabana na Bolivia.

Combinamos o passeio com o próprio guiche da empresa de ônibus, por volta das 9h.

No horário combinado, a van da empresa de turismo buscou a gente na rodoviaria. Rapidamente chegamos no porto, embarcamos no barco.

Navegar pelo Titicaca é muito calmo. Não demorou muito e começou a aparecer algumas ilhas ou talvez plantações de Totoras, matéria prima que forma 90% das islas de uros.

Começamos a ver várias ilhas. São mais ou menos 50 Islas de Totoras, cada uma com cerca de 5 familias e um presidente. Assim que o seu barco vai passando, várias "cholas" ficam acenando para que seu barco atraque na isla.

Praticamente vivem do turismo e um pouco de pesca, aliás, naquela parte da plantação, vi vários bois. Paramos em uma determinada Isla, o presidente nos recepcionou e ao mesmo tempo o guia do barco ia explicando como era formada cada isla, como comiam, do que viviam e etc. Até experimentamos totora. Assim que termina a explicação, o presidente e o guia convidam a todos a conhecer as casas. Nós fomos logo nos aposentos "do rei", lá dentro a esposa dele, 3 filhos, tv, painel solar e outros luxos.

Obs: Interessante que as islas são amarradas, senão ficariam a deriva no lago.

Depois de conhecer as casas, eles convidam a comprar um artesanato e a um passeio de barco feito de totora, eu recusei. Fomos com o proprio barco do passeio para uma Isla maior. De bônus, ganhamos uma colisão hahaha. A capitã do navio estava muito rápida que não conseguiu parar o nosso barco. Final das contas, não machucou ninguem, os barcos ficaram mais ou menos inteiros e só a pilota ficou com vergonha.

Nessa Isla maior, tomamos sorvete, tambem tinha opção para almoçar e hospedagem. Ali, tambem carimbamos nossos passaportes, por 1bol.

O passeio terminou por volta das 14h, almoçamos no centro de Puno em uma lanchonete chamada Club do sandwich, muitooo boa a batata frita deles. Depois seguimos de moto taxi dupla até a rodoviaria, bem loco.

Pegamos o Bus sentido Copacabana.

Bus já não tinha tanto luxo. era bem simples. Pararam para cambiar dinheiro antes da fronteira (não façam isso, cotação muito ruim) e depois chegamos na fronteira. rapidamente todos passaram e estavamos de volta a Bolivia. Nosso dinheiro iria render novamente. rsrsrs

Isla que visitamos

Casas

Barco

Isla

OBS: Eu e o Anderson estavamos sem camera. As fotos são da Kaka Carvalho

FOTOS DESSE DIA: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10150557994104812.404104.576754811&type=1&l=0f604192af