sexta-feira, 13 de julho de 2012

Caminho de Santiago - 21ºDia


Lembram do motosserra de ontem ? sim, ele dormiu novamente no mesmo quarto que eu, adivinha ? outra noite mal dormida. Mas, sem raiva no coração. As vezes não é culpa da pessoa.

Hoje madruguei, sai do albergue ainda estava escuro. Foi muito bom, céu estrelado e depois foi ficando azul. 




O caminho hoje é uma subida, mais bem que é aos poucos, você não sente muito. Quase chegando em Foncebádon, encontrei outro espanhol que madrugou mais cedo que eu.

Quando cheguei em Foncebadon, vi que tinha escolhido bem ter ficado em Rabanal, o local não tem muita estrutura e muita gente.




Cheguei na hora que o sol nascia e os peregrinos estavam saindo. Depois de Foncebadon, o caminho ainda continua em elevação, quase na sequência vem a Cruz de Ferro. Um poste com uma pequena cruz de ferro no alto, mas com muito significado, dizem que cada um tem que carregar uma pedra do tamanho dos seus pecados e ao passar na cruz, tem que deixa-la. Haviam muitas pedras e recados no local. Muitos peregrinos emocionados.






Depois o Caminho dá uma nivelada, você recupera o folêgo.




 e você passa por Manjarin, onde fica o Tomas, figura muito conhecida que se proclama o último templário e vive num albergue bem rústico. Alguns escolhem ficar ali. Na hora que eu passei estava lotado de pessoas, resolvi continuar. 




Depois de Manjarin, é uma longa descida, alternada com poucos momentos, numa reta. Tinha planejado ficar em Molinaseca, porém revi o Alfonso, José, Ixi, Nerea, Ruben e resolvi segui los até Ponferrada.










Deu 33km, mas a diversão e o jantar com amigos não tem preço.

Chegamos por volta das 13h, horário que os albergues municipais abrem, Os hospitaleiros aqui tambem foram muitos simpáticos.

Aquele procedimento de sempre, banho, lavar roupa, compras e depois comer. Ainda assisti ItaliaxCroacia no bar com Alfonso e José.

Jantamos em 9 pessoas, o quarto era grande.



A porta do albergue só abria as 7h, poucos acordaram antes das 6h. Perfeito.

Gastos

Albergue Donativo: 2euros
Cervejas: 5euros
Almoço/jantar: 3euros
Compras supermercado: 6euros

Distância percorrida Rabanal Del Camino > Ponferrada =33 Km
Detalhes da etapa By Manoel de Brasilia


Uma nova trilha bem sinalizada saindo do povoado de Rabanal Del Camino evita andar pelo asfalto até a entrada de Foncebadón. Após Manjarin uma nova trilha tira o peregrino da estrada até a entrada de El Acebo. Os trechos de aclives com maior dificuldade são de Rabanal Del Camino até Foncebadón e de Manjarin a Estación Militar. Os trechos de declives com maior dificuldade são de Estación Militar até entrada de El Acebo e de Riego de Ambrós até a entrada de Molinaseca. Os pontos mais relevantes da etapa são a passagem pelas ruínas dos povoados de Foncebadón e Manjarin e pela emblemática Cruz de Ferro. Em Ponferrada destaque para o Castillo dos Templários na entrada da cidade.




+ FOTOS: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10151038093024812.456378.576754811&type=1&l=7f0d5c449f



Nenhum comentário:

Postar um comentário