quarta-feira, 18 de julho de 2012

Caminho de Santiago - 30ºDia


Hoje é o grande dia !

Todos ansiosos, muita gente acordando cedo, eu pedi para a Ixi me acordar, senão com certeza não iria acordar. Acordei do mesmo jeito que fui dormir, borracho.

Não consegui tomar café e fui morrendo para caminhar e me xingando por boa parte do trecho. Aliás, o trecho não era muito difícil, mas de ressaca, complica, parecia vários Pirineus. Só fui melhorar por volta das 10am, quando parei e comi um chocolate.




Hoje o trecho foi mais por estradas e ruas. 



Muita... muita,  mas muita gente nesse trecho






Cheguei ao Monte do Gozo as 10:30. Encontrei com as meninas e saímos rapidamente para poder assistir a missa meio dia em Santiago. Uma pena, podia ter ficado mais uns 20 minutos e tirar mais fotos. Mas tambem estava ansioso para chegar.




Do Monte do Gozo a Santiago é bem rápido, praticamente uma descida por ruas asfaltadas. Logo estavámos na entrada de Santiago.




Em Santiago, o trecho urbano até a Catedral deve ser uns 3/4km. Quando vi as torres da Catedral, começa a passar um filme na sua cabeça, desde o começo lá em Saint Jean... inexplicável.




Quando cheguei na Plaza da Catedral, parecia que todos os amigos que fiz durante o Camino estavam ali, quase todos. Que ótima recepção. Abracei todos, quase não curti a vista da Catedral. Fotos para lá, para cá...Muita emoção. 






Depois me separei da turma e fui assistir a missa com direito a mochila e tudo. A Catedral é maravilhosa, a freira que começa a missa tem uma voz que acalma qualquer coração disparado.




Nesse dia tinha um brasileiro que fez a primeira comunhão dele, veio sendo catequisado desde o Fátima em Portugal. Todos aplaudiram. Tambem vi o Padre peregrino Agostinho, estava lá no altar.

Depois da missa fui abraçar a imagem de Santiago, depois desci para ver a cripta com seus ossos.




Quase tres horas depois de chegar em Santiago, fui a oficina que entrega as compostelanas, um pouco de fila, mas nem liguei. O corpo estava ali, mas a alma e os pensamentos, bem longe.




Depois com a Compostelana em mãos, segui cansado até o Albergue Acuário, tinha me perdido do povo. fica a 2km da Catedral. Bom albergue. Tomei banho e voltei para comer na cidade.




Depois voltei para a Plaza e fiquei um bom tempo de frente a Catedral, admirando tudo aquilo e pensando muito.




Encontrei muitos amigos peregrinos, vi outros chegando e realizando seus sonhos ou promessas. Sensação muito boa.

A noite por coincidência, era festa de SAN XOAN (São João), muitas fogueiras, gente pulando e sardinhas de graça pelas ruas de Santiago. Muita gente, música e cerveja, Uma linda festa.




Gastos Albergue 10euros
Almoço 11euros
Bebidas 15euros
Bocadilhos 5euros
Lanches 5euros
Canudo compostelana 1euro

Observações By Raffa:
Gostei do albergue Acuario, porem é 2km do centro, uma boa caminhada. Santiago tem muitos restaurantes, lojas, supermercados, comércio e bancos. Dois dias ali é pouco. Ficar na plaza da Catedral e observar os peregrinos chegar tambem é não tem preço. Tem várias missas no dia, a do peregrino é o meio dia, as missas são diferentes, eu gostei mais do segundo dia. Na entrada da igreja a direita tem uma escadaria com uma exposição muito bonita de trabalhos em papel.

Distância percorrida Pedrouzo a Santiago: 20km

Detalhes da etapa By Manoel de Brasilia
Os trechos de aclives são de alguma dificuldade pelo acúmulo do cansaço e a ânsia de chegar. As subidas da última etapa estão na região de Amenal até Cimadevilla, e da região de Labacolla a Villamayor. Os trechos de declives não apresentam grandes dificuldades. Os pontos relevantes da etapa final a Santiago de Compostela são os grandes bosques de eucaliptos nas regiões de San Antón, Cimadevilla e San Paio. Depois de Lavacolla começam as estradas secundárias até o centro urbano de San Marcos com destaque para o monumento San Francisco peregrino, e o albergue Monte Del Gozo. Uma pequena descida, e as últimas escadas que dão acesso ao cruzamento da auto-estrada A-9. Mais a frente seguindo a sinalização moderna da cidade dobramos à esquerda na Avenida dos Concheiros. Seguindo a sinalização ao longo da Calle San Pedro logo o peregrino chega a Puerta Del Camino. A partir daí faltam 500 metros para chegar a Catedral de Santiago de Compostela. E aí é partir para o abraço ao SANTO!

Perfil da Etapa





+ FOTOS : https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10151038345679812.456424.576754811&type=1&l=f07d7fb690


Minha compostelana
Meus carimbos parte 1
meus carimbos parte 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário